Truques Criativos de Layout de Loja para aumentar as Vendas

As compras em lojas de retalho sofreram um grande impacto em 2020 devido à pandemia. Não é de surpreender que o comércio eletrónico tenha acelerado notavelmente durante este período. No entanto, as coisas estão a começar a mudar. As receitas das empresas de retalho nos EUA atingiram os $6,6 biliões em 2021, e as vendas em loja aumentaram 13,7% em comparação com o ano anterior à pandemia.

Tendo isto em mente, é importante que os proprietários de lojas de retalho tornem as suas lojas mais atraentes e acolhedoras para aumentar as vendas. Isto é particularmente verdade à medida que mais lojas de retalho abrem e a concorrência aumenta. Neste sentido, aqui estão 11 ideias de layout de lojas de retalho que podem ajudar a aumentar as suas receitas:

1. Use as cores a seu favor

Os seres humanos são altamente visuais, e a investigação mostra que 80% da informação sensorial que o cérebro recebe provém dos olhos. Portanto, se uma loja de retalho quer atrair e manter o interesse dos clientes, deve mostrar-lhes algo visualmente atraente e estimulante.

A cor é um dos aspetos-chave do layout da loja de retalho. A sua escolha de cores pode fazer ou desfazer a aparência da sua loja de retalho. Por exemplo, tons brilhantes podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e visualmente atraente que incentive os clientes a explorar e fazer compras. Além disso, as cores, quando usadas de forma eficaz, podem influenciar subtilmente o comportamento do comprador. Por exemplo, estudos mostraram que o vermelho é uma cor que pode estimular o apetite e encorajar as compras por impulso. O uso de cores relacionadas com a sua marca também pode ajudar a reforçar a sua identidade de marca.

2. Crie uma entrada envolvente

A fachada da loja é vital, pois é a primeira coisa que os clientes veem quando chegam. Certifique-se de que a entrada é bem concebida e atraente, para que os clientes queiram entrar e explorar. Além disso, não se esqueça de usar apresentações e sinalização chamativas para chamar a atenção e atrair os clientes a entrar.

3. Aproveite ao máximo o seu espaço de loja

O espaço de loja da sua loja de retalho é um imóvel valioso, por isso é importante aproveitá-lo ao máximo. Seja estratégico no layout e layout da sua loja de retalho para ajudar os clientes a navegar facilmente pela loja e encontrar o que precisam. Por exemplo, pode querer colocar os melhores e mais envolventes produtos nas prateleiras ou apresentações mais próximas da entrada.

Além disso, tenha em mente que os clientes tendem a explorar no sentido contrário aos ponteiros do relógio, por isso certifique-se de que o seu layout tem isso em conta. Estudos mostram que os padrões de fluxo de tráfego numa loja de retalho podem ter algo a ver com os padrões de tráfego rodoviário. Herb Sorensen, no livro "Inside the Mind of a Shopper", diz que os padrões de movimento num supermercado nos EUA são no sentido contrário aos ponteiros do relógio. No entanto, há uma maior tendência para os clientes no Reino Unido, Japão e Austrália se moverem no sentido dos ponteiros do relógio, padrões que estão intimamente relacionados com os círculos de tráfego nos respetivos países.

Tendo isto em mente, pode aproveitar ao máximo o chão da sua loja de retalho para direcionar os clientes para onde quiser que se movam. No entanto, não se baseie apenas em estudos externos para as suas decisões de merchandising. Certifique-se de que observa os seus clientes e descobre os melhores padrões para o fluxo de tráfego.

4. Aproveite a Iluminação

A iluminação é essencial para o sucesso de qualquer tipo de design de interiores, mas é especialmente importante no que diz respeito ao design do interior da sua loja. A iluminação adequada pode criar um ambiente acolhedor para melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo que destaca as exposições de produtos para ajudar a movimentar novos produtos. Além disso, uma iluminação eficaz pode ajudar a estabelecer pontos focais em toda a sua loja.

5. Utilize Digital Signage

O Digital Signage é uma excelente forma de adicionar funcionalidade à sua loja. Os sinais digitais são úteis porque pode atualizar rapidamente e facilmente o conteúdo que está a ser exibido, o que é ótimo para vendas e promoções. Além disso, o Digital Signage pode ser usada para fornecer conteúdo direcionado a demografias específicas, o que pode ajudar a impulsionar as vendas. Por fim, pode utilizar os seus sinais digitais para fornecer informações sobre produtos, mostrar um mapa do espaço da sua loja e muito mais.

6. Crie um layout de Loja Experiencial

As suas ideias de layout de loja não devem ser apenas sobre visual merchandising atraente ou exposições bem curadas. Deve ser sobre a experiência que proporciona aos seus clientes através dos vários elementos da loja. Ao considerar ideias de layout de loja, pense na experiência geral que deseja que os clientes tenham e nas emoções que deseja despertar. Com as respostas que obtiver, pode criar um layout de loja experiencial.

Um layout de loja experiencial envolve os clientes na marca e permite-lhes interagir com os produtos de uma forma divertida e envolvente, criando assim uma melhor experiência de compra. Este tipo de layout de loja é especialmente eficaz na promoção de vendas de produtos que são difíceis de vender online, como vestuário, cosméticos e decoração de casa.

7. Configure Exibições nas Montras

As montras são uma excelente forma de chamar a atenção e promover a sua loja. Uma boa montra pode ajudar a atrair potenciais clientes para fora da sua loja, ao mesmo tempo que lhes dá uma ideia do que podem esperar encontrar no interior. Pode considerar o uso de manequins, adereços, iluminação e Montras Digitais para criar uma exibição atrativa.

8. Utilize Exibições na Loja

As exibições na loja permitem-lhe promover novos produtos e incentivar as vendas. Certifique-se de que as suas exibições estão bem concebidas e eficazes para atrair a atenção dos clientes. Onde coloca as suas exibições na loja também é importante. Por exemplo, colocar exibições perto da entrada da loja pode ajudar a atrair clientes para o interior, enquanto colocá-las perto da caixa pode ajudar a incentivar compras por impulso.

9. Não Coloque Demasiados Produtos em Exibição

Um truque para acertar nas suas exibições é evitar ter desordem ou demasiados produtos e confusão. Fazê-lo apenas dificulta a navegação dos clientes na loja ou a encontrar o que procuram. Além disso, também desvia a atenção dos seus objetivos de compra.

Por isso, é importante determinar a quantidade mais adequada de produtos na sua loja e em exposição. Lojas de roupas de alta qualidade, por exemplo, podem considerar mostrar menos itens, deixando mais espaço livre. Fazê-lo aumenta a perceção do valor dos produtos e torna os clientes mais propensos a comprar.

Por outro lado, lojas de grande dimensão ou mais económicas devem aproveitar ao máximo cada pé quadrado disponível. Isso reforçará a ideia de que os clientes estão a obter um bom valor, incentivando mais compras.

10. Crie uma Área de Checkout Convidativa

A área de checkout é uma das partes mais importantes do layout da sua loja. Isto porque é onde os clientes tomarão a sua decisão final de compra. Certifique-se de que a área de checkout está bem concebida e convidativa para que os clientes queiram concluir as suas compras. Além disso, considere o uso de tecnologia, como quiosques de autoatendimento, para tornar o processo de checkout mais eficiente e conveniente para os clientes.

11. Adicione uma Zona de Descompressão

Uma zona de descompressão é um espaço próximo da entrada da loja onde os clientes podem relaxar e adaptar-se ao novo ambiente. Este tipo de área pode ajudar a reduzir a ansiedade dos clientes e incentivá-los a permanecer na loja por mais tempo. Certifique-se de que a zona de descompressão está bem concebida e convidativa para que os clientes queiram ficar.

Seguindo estas dicas, pode criar um layout de loja eficaz e acolhedor. Lembre-se de que o objetivo do seu layout de loja deve ser aumentar as vendas e incentivar a fidelidade dos clientes. Portanto, certifique-se de que o seu layout de loja é estratégico e bem executado. Além disso, não se esqueça de incluir tecnologia no seu layout de loja para ajudar a reduzir a ansiedade dos clientes e promover as vendas.

Truques de Layout para aumentar as Vendas