Os ecrãs de Digital Signage da Samsung com o sistema operativo Tizen passam a suportar o Software da Amplitude Net

O Software de Digital Signage da Amplitude Net, denominado World VDS, passou a ficar disponível de um modo totalmente integrado ao sistema operativo Tizen, sistema atualmente utilizado nas mais recentes e poderosas Smart TVs profissionais de Digital Signage da Samsung.

Estes ecrãs de Digital Signage da Samsung incorporam a tecnologia System on Chip (SoC), trazendo assim um media player embutido, de modo que deixa de ser necessário a utilização de um hardware externo ao ecrã para correr o nosso software WorldVDS.

O World VDS que já dispunha de versões para Windows, Android, Linux e Raspbery PI, alarga assim a sua oferta para os ecrãs profissionais da Samsung de Digital Signage, originando vantagens ainda maiores para as empresas que optam pelas nossas soluções de Digital Signage.

O World VDS fornece todas as funcionalidades necessárias para criar, agendar e publicar conteúdo com uma ótima e perfeita aparência em qualquer tipo de ecrã (normal, Video Wall, interativo, LED e Outdoor) e agora passa-o a permitir de forma nativa nos ecrãs profissionais da Samsung, sem a necessidade de ser necessário usar um hardware adicional acoplado ao ecrã. A nossa plataforma global de Digital Signage baseada em nuvem é usada diariamente em mais de 5.000 terminais em diversos países, nos mais variados locais, como por exemplo lojas comerciais, clínicas, farmácias, postos de gasolina, escolas e empresas, na realização das suas comunicações interna com os colaboradores através dos ecrãs existentes nos seus edifícios (projetos denominados de TV Corporativa).

Recorrendo aos ecrãs profissionais Tizen da Samsung, é possível ser exibido o conteúdo desejado 24 horas por dia, 7 dias por semana, numa solução integrada de Digital Signage 2 em 1, em que o ecrã para além de monitor e também um reprodutor. Deste modo, para além de haver a redução do espaço, já que não há a necessidade de usar um player adicional, há também a redução dos custos associados à eliminação deste hardware complementar, e a posteriores custos de manutenção.

Ecrãs Samsung de Digital Signage

 

Principais Vantagens da Tecnologia SoC (System on Chip) para as soluções de Digital Signage da Samsung

Conforme atrás referido, a tecnologia System on Chip (SoC) torna uma solução de Digital Signage uma solução “tudo em um”, pois passa a permitir a exibição do conteúdo sem a necessidade de um hardware adicional conectado ao ecrã.

Entre as diversas vantagens destacam-se as seguintes:

  • Instalação elegante e arrumada: O SoC permite economizar espaço, pois significa que nenhum hardware adicional externo é necessário, assim como cabos ou suportes adicionais. A instalação fica assim mais organizada, já que em várias situações apenas será necessário um único cabo de alimentação para o ecrã.
  • Desempenho: Os monitores SoC oferecem um excelente desempenho e qualidade, com muita confiabilidade, pois são feitos para durar e preparados para estarem permanentemente ligados 24 horas por dia e 7 dias por semana. Os ecrãs mais recentes já possuem também processadores quad-core e já fornecem suporte para 4K.
  • Custo-benefício: Embora o custo de um ecrã SoC profissional possa ser mais elevado do que um ecrã de consumo, o custo geral da instalação geralmente diminui em comparação com a configuração tradicional, uma vez que há uma diminuição na complexidade da instalação, bem como de qualquer manutenção futura que possa ocorrer.
  • Compatibilidade Total: Fruto do Software de Digital Signage da Amplitude Net ser desenvolvido através do estado da arte, a sua instalação e configuração nos ecrãs da Samsung SSSP pode ser efetuada em poucos minutos, podendo-se assim passar imediatamente a interligar e usufruir do sofisticado sistema de Gestão de Conteúdos (CMS) da plataforma.
  • Energia eficiente: Os mais novos ecrãs SoC oferecem uma grande economia de energia, sendo que sem ser necessário um PC externo ligado ao ao ecrã, o consumo de energia é ainda reduzido mais significativamente.
  • Rapidez na apresentação: A execução do Digital Signage no ecrã do SoC é também efetuado de um modo extremamente rápido, permitindo a emissão estar disponível logo após os segundos iniciais em que o ecrã liga.
  • Monitorização de dispositivos: Esta nova tecnologia permite ainda a monitorização da rede dos dispositivos em tempo real, permitindo o acesso de um modo fácil às informações do dispositivo, bem como às estatísticas do seu desempenho e ainda a um ajuste remoto às configurações do ecrã.

 

Vasta Variedade de Ecrãs de Digital Signage da Samsung Compatíveis com o Software World VDS da Amplitude Net

O World VDS é suportado atualmente por uma vasta variedade dos ecrãs da Samsung para Digital Signage.

Atualmente a plataforma da Samsung denominada “Samsung SMART Signage Platform” (SSSP) encontra-se na versão 6, e a tecnologia para Digital Signage a ela associada, denominada Tizen, encontra-se na sua versão 4.0. No entanto, face ao estado da arte associado ao software do World VDS da Amplitude Net, este consegue também correr nos ecrãs das anteriores gerações da Samsung, nomeadamente nos ecrãs com a versão SSSP5 (com o sistema operativo Tizen 3.0) , bem como nos ecrãs de Digital Signage SSSP4 (com o sistema operativo Tizen 2.4).

 

 

Segue-se uma descrição da lista das várias Séries dos ecrãs da Samsung de Digital Signage, associada a cada uma das versões da referida plataforma “Samsung SMART Signage Platform” que permitem a utilização do software World VDS da Amplitude Net.

Tipo de Sistema Operativo e Séries de Ecrãs associadas:

  • SSSP6 (Tizen 4.0): Séries QBN, QMN
  • SSSP5 (Tizen 3.0): Series DBJ, QHH, QMH, QBH
  • SSSP4 (Tizen 2.4): Series PMH, PHF-P, PMF-BC, PHF, PMF, OMH, OHF

As duas séries mais recentes da Samsung de Digital Signage destacam-se pelas seguintes características:

  • A série QBN: é caracterizada por possuir uma qualidade de imagem UHD e um design elegante e moderno, capturando os olhos do público. Nela fazem parte os modelos QB43N, QB49N, QB55N, QB65N e QB75N.
  • A série QMN: é conhecida por por possuir igualmente uma qualidade de imagem UHD atraente, com conectividade extensa e desempenho contínuo 24/7. Os modelos desta série são os QM43N, QM49N, QM55N, QM65N, QM75N.

 

Certificação SSSP da Samsung do Software World VDS de Digital Signage

Desde há vários anos que a Amplitude Net mantém uma grande proximidade na parceria com a Samsung a nível do Digital Signage, fruto dos vários projetos de referência efetuados para as mais prestigiadas empresas líderes de mercado de diferentes setores de atividade, que muitas vezes recorrem aos ecrãs da Samsung para os seus projetos.

A prova desta relação é o convite regular que a Samsung cordialmente efetua à Amplitude Net, para estar presente na Integrated Systems Europe (ISE), a maior exposição anual do mundo para profissionais de AV (AudioVisual) e integração de sistemas, onde se juntam os mais variados mercados e pessoas para conhecerem, colaborarem, aprenderem e fazerem negócios.

Na edição de ISE 2019 que decorreu em Amesterdão, a Samsung apresentou como grande novidade o ecrã “The Wall” de 8K, um monitor modular de grande formato, configurável e personalizável para uma grande variedade de tamanhos e proporções que poderão ir de 73” até 292”.

 

Samsung SSSP - Digital Signage

 

Para tornar possível a compatibilidade do software World VDS com a plataforma SSSP, houve naturalmente uma aproximação das equipas de desenvolvimento entre a Amplitude Net e a Samsung, de modo a serem ultrapassados todos os obstáculos inerentes ao desenvolvimento da solução e a se conseguir assegurar a certificação da solução do World VDS de Digital Signage ao abrigo do SSSP da Samsung.

 

Características principais da plataforma SSSP com a nova geração com tecnologia Tizen

Desenvolvida pela Tizen, a última geração de SSSP evoluiu a experiência da gestão multimédia, bem como o seu hardware para os parceiros dedicados a tecnologias em cloud, de modo a eliminar a necessidade de hardware adicional, e permitir uma maior eficiência a um menor custo total de aquisição.

 

Samsung Tizen - Digital Signage

 

São a seguir apresentadas as características principais da plataforma SSSP6 com a nova geração da tecnologia Tizen 4.0

Compatibilidade reforçada: O SSSP é compatível com vários formatos e padrões da Web, incluindo HTML5 e ECMAScript 6, o que torna possível a que os parceiros transfiram as suas aplicações existentes da Web, para o SSSP sem a necessidade acrescida de conversões ou formatos adicionais. Deste modo deu-se:

  • Alta compatibilidade com HTML 5: O suporte ao HTML5 continua a desempenhar um grande fator na criação e reprodução de conteúdo rico sem depender do dispositivo. Desenvolvido pela Tizen, o SSSP dá a possibilidade para que os parceiros reproduzam conteúdo HTML de uma maneira eficiente e sem falhas (já que possui uma compatibilidade de 94% dos recursos do HTML5 o que o torna líder no setor);
  • Cobertura mais ampla para script ECMA6: A 6ª geração do SSSP oferece uma compatibilidade aprimorada ao ECMAScript 6, pelo que o torna 97% compatível com o ECMAScript 6 e um dos principais players do setor. O SSSP permite reproduzir o conteúdo do ECMAScript 6 sem a necessidade de conversão ou fases adicionais, criando conteúdos dinâmicos visualmente atraentes.

 

Fácil desenvolvimento: A Samsung oferece aos parceiros uma ampla variedade de ferramentas para ajudar o desenvolvimento das suas soluções, incluindo teste e depuração das aplicações. São assim incluídas as seguintes ferramentas:

  • Kit de desenvolvimento de software integrado (SDK): Disponibilização aos parceiros do SSSP com um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permite o desenvolvimento de soluções personalizadas usando APIs (Interfaces de programa de aplicações) da web de código aberto para ajudar a satisfazer as necessidades do cliente.
  • Emulador de aplicações da Web: Oferece suporte a um emulador de aplicações da Web que permite aos parceiros SSSP a capacidade de executar, depurar e testar facilmente as suas aplicações Web a partir dos seus PCs, em vez de precisar testá-los num outro monitor físico dedicado.
  • Automação de teste de aplicações: Oferece suporte ao Selenium Suite, que permite que as equipas de desenvolvimento realizem automaticamente testes de aplicações da web e, portanto, reduzirem a carga dos seus testes manuais.
  • Inspetor da Web remoto: Oferece suporte ao Remote Web Inspector, que permite que os parceiros do SSSP testem e controlem as aplicações da Web que estão a ser executados nos ecrãs, diretamente nos seus próprios PCs remotos.

 

Suporte de diversos negócios: A segurança dos dados continua a ser um fator importante no Digital Signage para a Samsung, pelo que se destaca:

  • SSSP protegido por Knox: A solução SSSP alimentada por Knox é protegida por um sistema de defesa de 3 camadas, oferecendo proteção em toda a aplicação, plataforma e camada do kernel. Essa estrutura rígida não só protege as aplicações e conteúdos vitais, como também os componentes críticos do ecrã, incluindo a própria plataforma e o hardware.
  • Área de trabalho remota Protegida por Knox: Devido à segurança aprimorada, o SSSP oferece um suporte remoto ao acesso da sinalização ao PC do utilizador ou ao servidor em cloud, o que elimina a necessidade de um PC ou laptop durante as sessões. Os únicos acessórios necessários para controlar o PC remotamente passam assim a ser um teclado ou um rato.

 

Recursos estendidos: O SSSP oferece uma variedade de recursos adicionais que fornecem um acesso expandido, aplicações e usabilidade aos parceiros de desenvolvimento do SSSP. A plataforma suporta NaCl e Node.js, o que ajuda a criar uma solução ainda mais poderosa.

  • Suporte de NaCl: Aplicações nativas poderosas são tradicionalmente difíceis de desenvolver, enquanto os aplicações da Web são fáceis de construir, mas lentos. No entanto, o SSSP da Tizen simplifica o processo de desenvolvimento. Ao oferecer suporte ao NaCl (Google Native Client), uma linguagem de programação com recursos nativos na linguagem da Web, o SSSP ajuda os parceiros a criar aplicações poderosas com menos esforço.
  • Plataforma de código aberto (Node.js): Ao oferecer suporte à programação do Node.js., os parceiros podem desenvolver servidores em cada monitor sem a necessidade de PCs externos. O interpretador de JavaScript multiplataforma de código aberto Node.js, permite que a gestão de aplicações do parceiro estenda perfeitamente as possibilidades de colaboração e integração de conteúdo.
  • Suporte ao recurso de recuperação automática: Quando as aplicações falham e se desligam devido a erros do sistema, o SSSP tenta reiniciar automaticamente até cinco vezes. Se um problema persistir, o conteúdo do backup é executado para se garantir que não exista interrupção na experiência do cliente.

 

Gestão remota: Garantia de dispositivos otimizados via gestão remota, através das seguintes soluções:

  • Controlo ideal de hardware: A solução de gestão remota da Samsung oferece a capacidade de se alterar as configurações de exibição, como energia, volume, fonte de entrada e muito mais. Ao se usar o menu OSD controlado remotamente, este elimina a necessidade de visitas ao local e oferece a capacidade de fornecer um novo firmware e automatizar as atualizações de software.
  • Monitorização e controlo aprimorado para qualquer dispositivo: A Solução de gestão remota da Samsung é uma solução de serviço central remoto, que para além de permitir a monitorização remota dos dispositivos, elimina ainda a necessidade das visitas aos locais ou chamadas do serviço. A plataforma Remote Management Solution sincroniza com o CMS (Content Management System/Gestor de Conteúdos) de um parceiro e fornece uma análise abrangente do conteúdo de hardware e sua exibição.
  • Monitorização aprimorada: Anteriormente, quando um dispositivo apresentava erros no sistema, muitas vezes era exigido a necessidade de uma chamada de serviço no local. No entanto, a solução de gestão remota da Samsung, pode reconhecer 40 códigos de erro diferentes para ajudar a detectar os problemas de rede. Além disso, a solução fornece dados sobre as taxas de erro, status da conexão e aprovações, fornecendo assim aos utilizadores dados críticos de desempenho em qualquer lugar, a qualquer hora.

 

Referências:

 

Publicado em: 28-04-2020

As soluções da Amplitude Net vão muito além dos sistemas tradicionais de Digital Signage

Para discutir como o Software World VDS poderá proporcionar a sua experiência de excelência de Sinalética Digital, fale hoje connosco

Translate »