As redes sociais mais utilizadas no Brasil e Portugal

O Facebook lidera as redes sociais mais usadas no Brasil e Portugal. A língua portuguesa é atualmente o 3º idioma mais usado nesta rede social.

Com base nos dados de Fevereiro de 2013, o posicionamento das redes sociais no Brasil é o seguinte:

1º Facebook com a esmagadora maioria de 65% da cota de mercado. Este valor é 0.52% superior ao do mês anterior e 27.47% superior ao verificado no mesmo mês de Fevereiro do ano passado, constituindo assim um aumento de 73,2% face à cota que apresentava no ano anterior. Atualmente os utilizadores passam em média 28 minutos nesta rede social.

2º YouTube com 18% de cota de mercado, mais 1,53% do que o ano anterior. 22 minutos e 51 segundos e o tempo médio que os membros passam nesta rede social.

3º Orkut com 3% de participação. No mesmo mês do ano anterior o Orkut tinha uma cota de 28.17% e encontrava-se na 2º posição. É de notar que esta rede social que liderou durante vários anos no Brasil, apenas foi ultrapassada em Janeiro de 2012, isto é, há pouco mais de 1 ano. Verifica-se assim uma queda vertiginosa desta rede social do Google (lançada em Janeiro de 2004), pelo que somos levados a concluir que o seu fim poderá estar para breve. Face à grande penetração que esta rede social teve no mercado Brasileiro (em Outubro de 2011 cerca de 60% dos membros da rede social eram do Brasil), em 2008 o Google anunciou que a rede social ficaria totalmente operacional a partir este país. Um dos fatores que está a contribuir para esta grande queda é a tentativa que o Google está a fazer para que os utilizadores passem a sua conta da rede social do Orkut para o Google+.

4º Ask.fm, com 2,52%

5º Twitter, com 1,91%

No que respeita a Portugal, há uma alteração na 3ª e 4ª posição, dando assim o Orkut e o Ask entrada ao Google+ (também em grande queda no Brasil) e ao LinkedIn.

As redes sociais mais usadas em Portugal são:

1º Facebook
2º YouTube
3º Google+
3º LinkedIn
4º Twitter

Num outro estudo recente publicado pela Amplitude Net, foram apresentadas quais as redes sociais mais usadas a nível mundial.

Nesse mesmo estudo foi também abordado o fato da relevância que as redes sociais temáticas estão a ter no panorama global das redes sociais.

Estas redes sociais por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades que estes nichos valorizam, face às redes sociais mais populares (e também mais generalistas).

A solução ud121 social que a Amplitude Net detém, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.

Fontes: Serasa Experian, Alexa, Wikipedia, Hitwise