Montras Digitais

Obtenha uma inovação visual nas montras das suas lojas

Os retalhistas de rua e de centros comerciais, sabem bem que quando se trata de montras as primeiras impressões realmente contam. Ainda assim, é frequente ver-se grandes redes de lojas ou pequenos negócios locais, a continuarem a gerir as suas montras como se fazia há mais de 50 anos, numa altura em que as montras digitais ainda eram uma utopia!

Estudos mostram que 76% dos consumidores entram em lojas que nunca visitaram, simplesmente por causa da sua sinalização, tornando-se assim essencial que os proprietários das empresas usem o digital signage a seu favor nas suas lojas, já que os ecrãs digitais captam 4 vezes mais a atenção do que os cartazes estáticos.

Ecrã de alto brilho para montra digital

As montras digitais atuais utilizam ecrãs de alto brilho, conseguindo dar uma nova vida aos seus produtos e serviços, atraindo assim os consumidores através de um conteúdo imersivo, que mesmo à distância é impossível de ser ignorado.

Alguns números que podem ajudar a perceber o alcance das montras digitais através da utilização de um sistema eficaz de digital signage no segmento do retalho são:

  • 80% das marcas que utilizam o digital signage registam um aumento substancial das vendas

  • 33% dos consumidores efetuaram compras por impulso em detrimento das compras planeadas, fruto do que viram em ecrãs digitais

  • O Digital Signage aumenta o valor médio da compra em 29,5%

  • O Digital Signage cria um aumento de 46% na satisfação do cliente e um crescimento de 32,8% em compradores recorrentes.

Com esta evolução das montras digitais, passamos a ter verdadeiros produtos no digital, torna-se possível agendar conteúdos dinâmicos e alterar instantaneamente os vídeos, imagens ou as mensagens nos ecrãs de montra de loja, pode-se ter um catálogo virtual em loja, fazer promoções digitais, de modo a inspirar os clientes com promoções sazonais, eventos especiais ou tendências atuais. Deste modo, para além da economia em impressões de vinis e cartazes, é conseguida a minimização de todo o fluxo associado à distribuição dos mesmos nas cadeias de lojas.

A utilização do software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net, dá a possibilidade de se passar a ter o controlo geral sobre a criação, a entrega e o tempo de cada conteúdo a passar nos ecrãs de loja, bem como a flexibilidade para se lidar com as promoções durante todo o ano, de modo a que cada ecrã de loja consiga, em tempo real, responder rapidamente às mudanças e às necessidades de cada loja ou de um conjunto delas. É a verdadeira vitrine digital para loja!

Este avanço tecnológico permitirá que as montras das lojas consigam facilmente destacar-se dos seus concorrentes no mercado do retalho, melhorando a comunicação digital da lojacriando um grande impulso nas dinâmicas de marketing e comerciais da sua empresa.

Digital Signage em Montras Digitais

Benefícios das montras digitais que contam com o software WorldVDS de Sinalética Digital

  • Capacidade de publicar facilmente campanhas de forma instantânea e de gerir os conteúdos de forma remota(com horas de ligar/desligar)

  • Redução de custos de impressão e logística para alteração dos cartazes e folhetos promocionais

  • Criação de uma imagem moderna e inovadora, divulgando mensagens de forma apelativa

  • Maneira eficaz de acolher clientes e ganhar credibilidade com a imagem da marca

  • Segmentação da emissão em função das especificidades locais ou regionais de cada espaço

  • Informações estatísticas sobre o conteúdo exibido em qualquer ecrã e/ou local

Como escolher uma solução para Montras Digitais?

Antes de avançar na aquisição da sua solução de Montra Digital é necessário realizar um bom planeamento dos seus objetivos, nomeadamente:

  • O tipo de conteúdo que vai passar na TV de loja;

  • O tamanho do ecrã que será necessário para conseguir fazer chegar a sua mensagem;

  • Nº de horas que o ecrã vai estar ligado (só necessita de 16h por dia ou é fundamental serem 24h?)

Complementarmente será também fundamental validar se a janela recebe luz solar direta e se a mesma é todo o dia todo ou só parte dele, pois isto afetará:

  • Os níveis de brilho que o ecrã precisa ter;

  • A capacidade necessário para o ecrã de suportar o calor e o brilho do sol;

    O preço do ecrã.

  • O preço do ecrã.

Estes são os principais fatores que terão influência na definição do ecrã profissional de alto brilho que necessita e que originará uma grande variação do preço da sua montra digital. Outro fator que também contribui para uma variação do preço (muitas vezes não percebida quando que recebe a proposta de valor), é a qualidade do suporte para o ecrã, que também poderá variar bastante.

Tipos de hardware para montras digitais


Painéis LED (ou ecrãs LED)


Este tipo de ecrãs diferenciam-se pela maior luminosidade, que contrasta com a luz solar que incide nas montras, já que estão direcionados para o exterior, e pela possibilidade de fazer tamanhos à medida.

  • Brilho: o brilho é medido em nits (cd/m2) e os painéis LED para montras de lojas geralmente possuem um brilho de pelo menos 1000 nits, mas podem chegar até 2000 nits, ou até mesmo 5000 nits;

  • Resolução: desde o HD(1280x720 pixels) até aos 4K (3840x2160 pixels) ou 8K (7680x4320 pixels)

  • Contraste: O contraste é a diferença entre as partes mais escuras e mais claras da imagem exibida no painel LED. Os painéis LED para montras de lojas geralmente possuem um alto contraste para proporcionar imagens nítidas e vívidas. O contraste típico pode variar de 1000:1 a 5000:1 ou mais;

  • Taxa de atualização: A taxa de atualização refere-se à frequência com que o painel LED atualiza as imagens exibidas por segundo. Para sinalética digital em montras de lojas, uma taxa de atualização de pelo menos 60 Hz é comum, garantindo uma reprodução suave de vídeos e animações.

  • Ângulo de visão: Os painéis LED para montras de lojas geralmente possuem um amplo ângulo de visão, permitindo que as imagens sejam vistas claramente de diferentes posições. O ângulo de visão típico pode variar de 160° a 178° tanto na horizontal quanto na vertical;

  • Dimensões e formato: Podem ter diferentes tamanhos e formatos, dependendo das necessidades específicas do espaço. Eles podem variar de pequenos painéis rectangulares a grandes painéis modulares que podem ser combinados para formar ecrãs de maiores dimensões.


Ecrãs profissionais de alto brilho


São modelos mais standard, o que facilita na escolha e, tipicamente, com sistema de refrigeração, para aguentar a exposição ao calor.

  • Brilho: os ecrãs profissionais podem oferecer uma excelente visibilidade em ambientes externos com alta luminosidade, podendo fornecer um brilho entre 2500 e 4000 nits (cd/m2)

  • Resolução do ecrã: desde Full HD (1920x1080 pixels) até 4K (3840x2160 pixels);

  • Contraste: Os ecrãs profissionais de alto brilho geralmente possuem um bom contraste para garantir imagens com boa qualidade e nitidez. O contraste típico pode variar de 1000:1 a 5000:1 ou mais;

  • Orientação Híbrida: Vertical / Horizontal / Inclinada;

  • Dimensões: Disponível em 46, 55 e 75 polegadas;

  • Sistema de refrigeração: Devido ao alto brilho gerado pelos ecrãs profissionais de alto brilho, eles podem gerar calor significativo. Portanto, esses ecrãs geralmente possuem um sistema de refrigeração eficiente para garantir o funcionamento adequado e a durabilidade do equipamento;

  • Possibilidade de resistência UV, a poeiras e água.

Software de gestão de montras digitais

O software de montra digital que dará vida aos conteúdos a serem apresentados na sua montra digital também é de importância extrema, sendo este um dos fatores chave que têm levado cada vez mais as empresas a optarem pela solução de digital signage World VDS da Amplitude Net, para as suas montras digitais.

Mesmo que numa fase inicial apenas pretenda efetuar uma calendarização de vídeos e imagens a passar, com a evolução do tempo muitas outras necessidades mais avançadas poderão vir a fazer sentido como por exemplo:

  • Apresentar em simultâneo o conteúdo em vários ecrãs (pois para criar maior impacto, algumas empresas optam por ter exatamente o mesmo conteúdo a passar de forma sincronizada em mais do que um ecrã na montra, quando estas são muito grandes)

  • Apresentar o conteúdo num sistema de videowall (vários ecrãs juntos de modo a ser criada uma área de exibição maior)

  • Utilizar ecrãs de vários fabricantes (já que o software World VDS, tem a possibilidade de correr nativamente nos ecrãs de todos os principais fabricantes de ecrãs, evitando assim a necessidade de se terem de adquirir equipamentos/players adicionais a ligar aos ecrãs)

  • Utilizar de triggers que originam a apresentação de conteúdos diferentes (por exemplo, em função do clima no local ou do sexo da pessoa que está a olhar para o ecrã)

  • Obter de relatórios analíticos detalhados sobre os conteúdos exibidos num determinado espaço de tempo

  • Sobrepor zonas no ecrã, com a possibilidade de serem adicionados dezenas de Widgets Gratuitos (como por exemplo: notícias dos principais jornais, publicações e indicadores de redes sociais, relógio e muitos outros)

  • Funcionamento normal do sistema mesmo na ausência temporária de Internet no local

  • Utilizar do mesmo software para gerir o som do local

Estes exemplos são apenas algumas das características disponíveis no software World VDS, que têm levado as empresas a optarem pela sua escolha de digital signage, com ecrãs digitais de rua, na gestão das suas montras. Mesmo sabendo que numa fase inicial possam não necessitar da utilização de todo o potencial do software, numa perspectiva de evolução do projeto sabem que o mesmo será sempre capaz de satisfazer os requisitos pretendidos para as suas montras digitais.

case_study_news_image

Casos de Estudo com Montras Digitais

Tranquilidade aposta no digital para ganhar proximidade

Digital Signage nas farmácias da Rede Elo Farma

Digital Signage nos CTT – Um Caso de Sucesso

Tabaqueira reformula o seu sistema de Digital Signage em quase 1000 ecrãs