Digital Signage nos postos de abastecimento da bp

Postos de Combustível da BP expandem o seu canal de Digital Signage

 
Depois da remodelação em 2020 do Canal de TV no interior das lojas, a BP passou agora a usar o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net diretamente integrado nos ecrãs das suas novas máquinas dos combustível.
 
Ao todo são já mais de 230 ecrãs nas novas máquinas da marca Wayne da Dover, colocadas ainda em apenas 21 dos cerca de 500 postos da rede BP.
 
Em Portugal a marca Wayne é representada pela Gasodata, empresa com a qual a Amplitude Net articulou esta integração.  Os dispensadores de combustível Wayne são reconhecidos pela sua inovação, desempenho e versatilidade. A tecnologia IoT avançada permite às marcas de combustível criarem uma experiência superior ao cliente  à medida que modernizam os seus parques.
 
Através desta integração, a BP passa a conseguir realizar a comunicação com os clientes pelos seus seus ecrãs, de uma forma totalmente centralizada num único software de Digital Signage, conseguindo ainda vir a desencadear spots publicitários em função de eventos externos que aconteçam, como por exemplo no momento em que os clientes pegam na mangueira do combustível.

 
É de referir ainda que a emissão dos postos de abastecimento da BP, já era vinha a ser diferenciada em função da tipologia dos postos de abastecimento como por exemplo:
  • Postos que têm associada loja Pingo Doce
  • Postos com e sem Cafetaria
  • Localização do Postos (isto é, Auto-Estradas, ICs, …)
 
Através desta integração realizada dos ecrãs das máquinas e combustível e da loja num mesmo software,  a BP passa a conseguir realizar uma personalização da sua comunicação e das suas estratégias promocionais de marketing com uma eficiência sem precedentes.

 
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Artigo publicado em 30 Setembro 2020

 

A bp adotou o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net para apresentar a sua emissão comercial nos ecrãs colocados nos seus postos de abastecimento.

Na fase de arranque do projeto de Digital Signage da bp, a emissão passou a ser apresentada em 61 dos cerca de 500 postos existentes, tendo sido selecionados os locais de referência da bp em Portugal continental.

O projeto contou com uma fase Piloto prévia em 5 locais de abastecimento, que permitiu à bp perceber com maior rigor as suas necessidades a nível dos conteúdos a serem apresentados em cada ecrã, bem como a familiarizar-se com a dinâmica da gestão do canal, através do software de digital Signage World VDS.

Sobre a bp

A bp está presente em Portugal desde 1929, numa altura em que era denominada como Companhia Portuguesa dos Petróleos Atlantic.

A sua presença em Portugal têm-se distinguido pela contínua inovação e liderança no sector dos combustíveis. Entre as múltiplas inovações efetuadas, destacamos duas ocorridas na década de 80 a nível das infra-estruturas, que foram a criação do primeiro posto de abastecimento self-service e do primeiro posto dotado de uma loja no local de pagamento. Nestas lojas, denominadas por BP Shop, passaram a ser considerados 3 polos de venda distintos: os combustíveis, as lavagens e a loja, que passaram a oferecer ao público uma ampla variedade de bens de primeira necessidade como as bebidas, mercearias ou os congelados.

Em 2003, no virar do milénio, a bp passou a adotar o nome pelo qual é atualmente conhecida – BP Portugal, SA, tendo no ano seguinte, introduzido em Portugal a nova geração de garrafas de gás mais leves e mais fáceis de manusear.

No início do século 21 a bp lançou em Portugal os combustíveis de 2.ª e 3ª geração, consolidando um caminho conquistado com muita dedicação e espírito inovador.

Em 2011 deu-se o lançamento do Invigorate, uma fórmula absolutamente inovadora que resultou de cinco anos de investigação no Global Fuel Technology Centern na Alemanha, fazendo de Portugal o primeiro país do mundo a comercializar este tipo de combustível.

Uma das imagens de marca da BP Portugal tem sido o seu envolvimento com a comunidade, através do desenvolvimento e participação em parceria em vários projetos na área da responsabilidade social e corporativa.

No ranking das 20 melhores empresas para se trabalhar em Portugal, apresentada pela revista Exame e pelo Great Place to Work Institute Portugal, a bp tem sido uma presença frequente, destacando-se o 1º lugar em 2004, o 3º lugar em 2001 e o 10º lugar em 2002.

A nível global a bp tem operações na Europa, América do Norte e do Sul, Austrália, África e Ásia, sendo assim uma empresa global de energia com amplo alcance em todo o sistema energético mundial. Ao todo opera em 79 países, tendo mais de 70 mil funcionários e aproximadamente 19 mil locais de retalho.

Visão Global do Projeto de Digital Signage

Conforme atrás referido, a bp recorreu ao software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net para passar a efetuar a gestão da sua informação que passa em 7 dezenas de ecrãs dos seus principais postos de abastecimento a nível nacional.

Para a realização da emissão foram elaborados alguns gadgets no software de Digital Signage World VDS, de modo a simplificar a gestão dos conteúdos, já que através dos mesmos evita-se que a bp tenha o trabalho de ter de produzir vários vídeos promocionais.

A emissão está focada na apresentação das promoções do posto de venda, havendo ainda vídeos institucionais e promocionais a serem transmitidos aos seus clientes no interior das lojas junto aos locais de pagamento. Deste modo, os clientes da bp, passam a ter uma percepção rápida das principais campanhas que estão em vigor nos postos, de modo a poderem beneficiar das mesmas.

A emissão é diferenciada em função da tipologia dos postos de abastecimento da bp, nomeadamente:

  • Postos com loja Pingo Doce
  • Postos Sem Cafetaria
  • Localização Estratégica (Auto-Estradas, ICs, …)

A diferenciação da emissão, acontece não só a nível dos conteúdos transmitidos em cada um destes grupos de terminais, como também nos próprios preços promocionais que são apresentados para a mesma campanha.

Uma vez que as as emissões são apresentadas junto dos locais de pagamento, é conseguido ainda um dos benefícios chave do Digital Signage, que é o da diminuição da perceção do tempo de espera nas filas, já que se torna muito menos aborrecido esperar numa fila quando se tem algo para assistir, o que leva a que o tempo de espera percebido seja menor.

Vários estudos apontam que nas filas de pagamento, os clientes têm a sensação de uma diminuição do tempo de espera em mais de um terço (~ 35%) quando as empresas adotam sistemas de Digital Signage. Assim, será de esperar a melhoria da experiência global por parte dos clientes da bp sempre que passaram a usar os locais que atualmente passaram a ter o sistema de Digital Signage implementado.

Embora a maioria dos ecrãs já estivessem colocados nos postos, vários deles encontravam-se danificados pelo que tiveram de ser substituídos. Devido ao facto da nova emissão ter o formato horizontal, foi ainda necessário realizar-se a rotação dos ecrãs já existentes, uma vez que se encontravam na vertical.

Em cada ecrã ficou acoplado um player Windows com o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net.

Conforme inicialmente referido, o projeto contou com uma fase Piloto inicial, onde o sistema foi instalado em apenas 5 locais de abastecimento, de modo à bp perceber com maior rigor o tipo de conteúdos a serem apresentados nos ecrãs e também a familiarizar-se com a dinâmica da gestão do canal, através do software de Digital Signage World VDS.