Digital Signage nos CTT – Um Caso de Sucesso

Lançado em 2015, o canal de TV Corporativa e Digital Signage dos CTT logo se tornou no maior projeto em Portugal face ao elevado número de locais e ecrãs existentes na organização.

O reconhecimento da qualidade do Canal surgiu logo no seu 1º ano, através da atribuição de uma menção honrosa dentro da área de Televisão Corporativa nos prémios anuais de Comunicação da M&P (Meios & Publicidade),

A implementação do projeto efetuada pela Amplitude Net, foi realizada num tempo record de 40 dias com a utilização do seu software de Digital Signage e Televisão Corporativa – World VDS –, sendo também a Amplitude Net responsável por vários outros serviços que complementam o seu software, dos quis se destacam:

  • Gestão e Monitorização de todo o Canal
  • Filmagem e produção dos conteúdos
  • Manutenção dos Equipamentos

O canal de TV Corporativa e digital signage dos CTT conta com 4 emissões diferenciadas por:

  • Lojas
  • Banco
  • Centros de Processamento Logísticos
  • Canal interno

Ao todo são mais de 500 TVs e painéis de LEDs que dão vida ao projeto, sendo os principais elementos de comunicação dos vários canais a seguir apresentados.

Canal Interno de TV Corporativa

Emissão presente no edifício sede que está dividida em 4 rubricas:

  • Mais Notícias: Promoção de novidades internas.
  • Mais Vida: Espaço onde são destacadas as parcerias e apresentados conselhos de boas práticas
  • Mais Eco: Rubrica dedicada à Sustentabilidade e Ecologia
  • Mais Cultura: Informação sobre cultura, desporto e eventos internos dos CTT

Recorrendo a algumas características chave do software World VDS, como legendas e oráculos (blocos que identificam quem está a falar) são adicionados aos vídeos apresentados no Canal, sem estarem diretamente embutidos no vídeo original, o que permite uma rápida agilização na produção e alteração dos vídeos apresentados em cada rubrica.

Para além da apresentação das ementas do dia da cantina para os colaboradores, a emissão utiliza ainda packs chave do software World VDS como por exemplo, informações sobre o Tempo, Bolsa e Transito.

Canal das Lojas de Digital Signage

Emissão presente nas lojas CTT, pontos chave desta emissão são a apresentação de:

  • Produtos e Serviços dos CTT
  • Cross-Selling de Produtos
  • Bilhetes à venda para Espetáculos
  • Produtos dos parceiros dos CTT

A interligação com o sistema de Fila de Espera faz ainda parte da emissão, permitindo assim que os CTT consigam realizar nos ecrãs uma comunicação muito eficaz já que os clientes vão permanentemente olhando para os ecrãs de modo enquanto esperam pelo momento de chamada da sua senha para serem atendidos.

Canal do Banco de Digital Signage

Este canal visa essencialmente promover as informações dos produtos do Banco, como por exemplo informações sobre vantagens associadas aos Cartões ou dos seus Créditos.

O Banco da Boavista no Porto, colocou ainda no seu exterior um inovador ecrã de LEDs da SAMSUNG, o 1º deste tipo em Portugal. O ecrã a trabalhar 24h por dia, contem características avançadas como por exemplo adaptar o seu brilho à sua luz envolvente.

Canal dos Centros de Processamento Logísticos

A este canal estão associados cerca de 40 ecrãs nos centros logísticos de Lisboa, Coimbra e Maia, e a emissão está focada na apresentação dos fluxos das rotas da distribuição em cada porta do armazém.

Para a elaboração deste canal, houve a integração direta do sistema de TV Corporativa, com o sistema interno logístico para as rotas de transporte, através da utilização de WebServices.

Recentemente foi concluída uma reformulação gráfica na imagem do canal, baseada nos novos conceitos gráficos introduzidos pelos CTT.

Testemunhos sobre o projeto de TV Corporativa

"Desde 2015 que a Amplitude Net é o nosso fornecedor para a televisão corporativa. A experiência tem sido muito positiva, na medida em que a plataforma utilizada tem permitido a evolução deste canal de comunicação, através do desenvolvimento de novos conteúdos e formatos. Por isso, a Corporate TV dos CTT tem conquistado uma crescente notoriedade e importância junto do público-interno, o que vai ao encontro dos nossos objetivos estratégicos. Para nós, uma empresa que acompanha a evolução dos tempos e tem a inovação como valor fundamental, é muito importante ter fornecedores que estejam à altura dos nossos desafios e partilhem a nossa visão."

tamp_template_logos_0028_ctt.png Elsa Duarte - Comunicação Interna e Conteúdos

"A Amplitude Net tem sido um parceiro fundamental na Comunicação Interna dos CTT. A Corporate TV dos CTT é um projeto que permitiu à nossa empresa obter prémios na área da comunicação interna, a nível nacional e internacional. A relação com a equipa da Amplitude Net não podia ser melhor. Esta equipa ajuda-nos diariamente a comunicar com os colaboradores e desafia-nos a inovar quer na forma, quer no conteúdo. Aliás a equipa da Amplitude Net é uma extensão da equipa de comunicação interna dos CTT."

tamp_template_logos_0028_ctt.png Adriana Eugénio - Comunicação Interna e Conteúdos