As redes sociais mais populares… Quais são?

As redes sociais mais usadas em cada país, têm variado significativamente ao longo do tempo.

Entre os últimos estudos efetuados por várias companhias, verificam-se uma discrepância significativa no que toca às redes sociais mais populares a nível mundial.

É com naturalidade que encontramos o Facebook liderando a lista em todos os estudos, mas as diferenças começam logo a partir da 2ª posição. Enquanto alguns estudos apontam o Twitter como sendo a rede social que se segue, outros colocam já o Google+ logo a seguir ao Facebook.

E de notar que o Facebook, criado em 2004, já é a principal rede social em muitos países desde 2007. Em Portugal apenas o foi em Dezembro de 2009 (ultrapassando o hi5 na altura), e no Brasil apenas em Janeiro de 2012 (ultrapassando o Orkut), tendo assim sido um dos países com uma das penetrações mais lentas.

Alguns dos fatores que estão na base das discrepâncias encontradas nos estudos são os critérios mais valorizados pelos mesmos, como por exemplo o número de utilizadores existentes, que visitaram o site no último mês (considerados como ativos) ou o número de páginas visualizadas.

De modo a se perceber estas diferenças apresentamos as 15 redes sociais mais populares, segundo 2 estudos.

Pela eBizMBA, cuja informação é baseada no site da Alexa, em Fevereiro de 2013, as 15 redes socias mais populares são:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • MySpace
  • Google+
  • DevianArt
  • LiveJournal
  • Tagged
  • Orkut
  • CafeMom
  • Ning
  • Meetup
  • myLife
  • Multiply

Considerando o estuda da GlobalWebIndex as mais populares são:

  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • Twitter
  • Qzone (China)
  • Sina Weibo (China)
  • Tencent (China)
  • Youku (China)
  • Todou (China)
  • LinkedIn
  • RenRen (China)
  • Tecent Weibo (China)
  • 51.com (China)
  • MySpace
  • Badoo

Um dado muito relevante neste último estudo é o fato de nas 15 redes sociais mais populares se encontrarem 8 chinesas.

Entre as redes sociais que apontam um maior crescimento os estudos também variam muito. Algumas das redes sociais apontadas como sendo as que têm o maior crescimento são:

  • Google+
  • SlideShare
  • Twitter
  • Pinterest
  • Ozone
  • Tecent Weibo
  • Sina Weibo

Um dos pontos em que os mais variados estudos são unânimes é o fato de apontarem que a tendência atual e futura será a de um estrondoso aumento que as redes sociais internacionais e temáticas começarão a ter.

As redes sociais temáticas ou de nichos, são caraterizadas por oferecerem funcionalidades muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, face ao que oferecem as redes sociais generalistas.

A plataforma ud121 social é uma solução completa para se criar uma rede social ou nichos de comunidades na internet, que a Amplitude Net oferece ao mercado para criar a sua rede social.

Fontes: comScore Media Metrix, Marketest, Pplware, eBizMBA, Alexa