Houve recentemente uma discussão intensa sobre a sobrevivência das lojas físicas face à forte concorrência dos negócios online. Felizmente, as lojas físicas conseguiram manter a sua presença e lutar pela sua relevância, principalmente através da adoção de soluções de digital signage. Pesquisas indicam que o mercado de digital signage para retalho deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 7,56% de 2022 a 2027. O mercado está a passar por inovações e desenvolvimentos contínuos para acompanhar as últimas tecnologias.
Apesar do aumento das compras online, as lojas físicas continuam a ser canais de vendas essenciais. O digital signage tem demonstrado ser uma forma eficaz de aumentar o tráfego de clientes e melhorar a visibilidade da marca. Estudos indicam que cerca de 70% das compras em loja são influenciadas pelo que é anunciado no digital signage.
Investir em tecnologia de digital signage para retalho pode melhorar significativamente a eficácia das lojas. É crucial considerar a instalação de digital signage na sua montra. Dependendo da sua criatividade na colocação e no conteúdo, o digital signage na sua montra pode atrair pessoas que passam pela sua loja. Estudos de caso mostram que cerca de 80% dos clientes entraram numa loja devido ao atrativo digital signage.
Se está a ponderar a implementação de digital signage na sua montra mas está indeciso quanto ao retorno do investimento, este artigo irá fornecer as respostas que procura. Explora os benefícios de utilizar digital signage na montra e porque é um investimento valioso a longo prazo.
Razões para considerar investir em digital signage na montra
O digital signage e o software associado oferecem uma vasta gama de possibilidades para exibir produtos nas lojas. Eles têm a capacidade de impactar significativamente a satisfação dos clientes. É importante destacar que os ecrãs têm um propósito maior do que o signage impresso tradicional. Usar ferramentas interativas pode ajudar a aumentar o envolvimento dos clientes e fornecer insights valiosos sobre suas preferências.
Aqui estão os benefícios que o digital signage pode proporcionar ao seu negócio de retalho:
Reduzir os custos de marketing e melhorar a eficácia
O custo dos ecrãs para publicidade em grande escala diminuiu significativamente, tornando-os investimentos acessíveis para os negócios de retalho. Alguns acreditam que os custos associados à instalação de digital signage são excessivos. No entanto, o marketing através de digital signage pode ser mais económico a longo prazo, apesar de essa afirmação poder ser verdadeira.
Não precisa de contratar uma equipa especializada em digital signage para gerir os ecrãs e o software. Não precisa de um grupo de criadores de conteúdo para elaborar o conteúdo adequado para os seus ecrãs. Utilize aplicações de conteúdo apropriadas, software de signage em nuvem acessível e ideias criativas para transmitir eficazmente a sua mensagem aos clientes.
Atualizar o conteúdo digital em tempo real pode ajudar a reduzir os custos com impressão e distribuição. Além disso, o marketing digital signage é mais amigo do ambiente do que muitos métodos tradicionais de marketing.
Adaptar o conteúdo às preferências de um público específico
O digital signage permite personalizar o conteúdo para o seu público-alvo, tornando as suas exibições mais eficazes. Pode ajustar instantaneamente o conteúdo para atender a diferentes grupos de clientes ou horários do dia, o que pode aumentar o tráfego de clientes e as vendas. Por exemplo, pode apresentar promoções diferentes consoante a hora do dia ou o dia da semana.
Estabelecer uma personalidade de marca única
A aparência da montra da sua loja comunica muito sobre a sua marca. Apenas dar um nome à sua loja não é suficiente para aqueles que não estão familiarizados com ela. Exibições em vitrine foram criadas com este objetivo, resultando em uma grande valorização dos visual merchandisers. Estes profissionais acham que o digital signage é uma ferramenta conveniente para alterar a atmosfera da loja e aumentar a conscientização da marca.
Um digital signage de montra de alta qualidade faz todo o trabalho duro por si. Criar uma personalidade única para a montra é uma excelente maneira de atrair clientes e incentivá-los a explorar as suas ofertas. Criar conteúdo que reflete a personalidade da sua marca pode ser alcançado através de várias estratégias, incluindo as seguintes sugestões:
- Uma demonstração do gato de um cliente mostrando alguns dos seus produtos
- Entrevistas com a sua equipa
- Imagens dos seus produtos
- Exibição de publicações em redes sociais com avaliações positivas sobre a sua loja
Fomentar conceitos inovadores envolve mostrar as imagens dos seus produtos em configurações reais. Mostre como o seu produto ficaria nas áreas onde as pessoas relaxam ou frequentam com mais frequência. Quando os clientes podem imaginar como o produto se encaixa nas suas rotinas diárias, eles ficam mais inclinados a comprá-lo.
Aumentar Vendas
O digital signage na montra pode aumentar significativamente a receita total da sua loja. Pesquisas indicam que 40% dos consumidores afirmam que os displays digitais influenciam as suas decisões de compra. Mostrar informações relevantes sobre produtos na montra pode impactar a escolha inicial de compra de um cliente. Eles podem optar pelo anúncio que acabou de apresentar.
Considere incorporar quiosques interativos com tela sensível ao toque na entrada, juntamente com o signage na montra, para promover os seus produtos. Estes podem melhorar muito a orientação, guiando os seus clientes para a localização de produtos específicos. Isso poupa tempo e evita que eles procurem um item específico na loja.
Pode também incluir códigos QR que ligam a interações online e opções de compra simultaneamente. Oferecer a experiência omnicanal que os clientes valorizam pode levar a oportunidades de upselling e cross-selling.
Reutilizar Conteúdos das Redes Sociais
As redes sociais apresentam uma oportunidade poderosa para os retalhistas impactarem e atraírem compradores, embora a navegação possa ser complexa. O digital signage permite aproveitar os benefícios de uma loja online sem o mesmo esforço que o marketing digital. A ideia é incluir provas sociais importantes, como suas publicações em redes sociais e avaliações online. Pode reutilizar e exibir o conteúdo na montra para se conectar diretamente com seus clientes.
Por exemplo, pode usar a aplicação de busca do Twitter para escolher o seu feed, uma hashtag ou uma frase específica para exibir um stream ao vivo de tweets. Um painel de controle de redes sociais multicanal pode fazer uma diferença maior. Reutilizar o conteúdo das redes sociais pode ajudá-lo a destacar-se dos seus concorrentes online e capturar a atenção dos seus clientes.
Investir em digital signage na montra é uma decisão valiosa
Antes de adquirir qualquer solução para o seu negócio de retalho, é necessário ter certeza de que irá obter um retorno positivo sobre o investimento. Pode ter adiado a instalação de digital signage na sua montra porque não está certo das vantagens potenciais. As vantagens do digital signage são evidentes. Portanto, é recomendável aproveitar ao máximo o digital signage na montra.
Lembre-se de que os ecrãs permitem exibir conteúdo dinâmico e visualmente apelativo de forma mais eficaz do que os letreiros tradicionais. No final, pode comunicar uma mensagem coesa que ressoe com todos que encontram a sua marca. O signage na montra normalmente serve como uma forma própria de marketing.