Projeto de Comunicação Interna na Galp

Introdução

A Galp reformulou todo o seu canal de TV Corporativa recorrendo ao software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net.

A implementação do projeto de digital signage para a comunicação interna da Galp foi iniciada na Refinaria de Sines, com mais de meia centena de ecrãs, com o intuito de transmitir, principalmente, dados de produção, através da integração de alguns sistemas internos.

Com a mudança da sede para o edifício ALLO, em Alcântara, Lisboa, a Galp ampliou para mais de quatro dezenas de ecrãs, reforçando o seu compromisso com a inovação e a comunicação digital.

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar um canal de comunicação dinâmico e eficiente, alinhado com a nova identidade de inovação da sede e a estratégia global da empresa.

Objetivo do Projeto

O principal objetivo do projeto era melhorar a comunicação interna, promovendo um maior dinamismo e interatividade entre os colaboradores, bem como a partilha de dados de produção. Através da implementação de um projeto de digital signage, pretendeu-se tornar a comunicação mais acessível e atrativa, otimizando a divulgação de conteúdos corporativos, informativos e motivacionais.

Detalhes da Solução

  • Localizações: Refinaria de Sines, Sede no Edifício ALLO em Lisboa e Alcobendas em Espanha
  • Conteúdos: Geridos por uma equipa multifuncional com cerca de duas dezenas de utilizadores
  • Responsáveis pela gestão de conteúdos: Departamento de Comunicação Interna e coordenações locais
  • Público-alvo: Todos os Colaboradores da Galp presentes nos escritórios centrais, bem como na refinaria e escritórios em Alcobendas
Internal Communication content at Galp

Características Principais

1. Displays:

  • Cerca de uma centena de ecrãs instalados, alguns deles touch screen, distribuídos estrategicamente pela Refinaria de Sines, edifício ALLO e em Espanha 
  • Painéis LED com integração total ao sistema de digital signage

2. Programação dos Conteúdos

Entre os conteúdos apresentados na emissão há uma grande diversidade, sendo estes de natureza: corporativa, informativa, entretenimento ou mesmo interativos para os seus colaboradores (como quizzes e passatempos).

As linhas gerais dos conteúdos para o canal assentam numa programação:

  • Dinâmica: Grande rotatividade de conteúdos, aproveitando a atenção do público para entregar uma mensagem relevante em pouco tempo.
  • Visual: Utilização de imagens, movimento, design, ao qual se junta o brilho próprio dos ecrãs para conquistar o olhar do público.
  • Leve: Evitar sobrecarregar o público com muita informação. Entregar mensagens completas através de poucas palavras, havendo assim um maior foco a imagens e movimentos, típico do audiovisual.
  • Atualizada: Recorrendo a um meio digital de gestão remota, passa a haver uma grande facilidade em manter a informação sempre. atualizada, pois a atualização de conteúdo é realizada em tempo real.
  • Atrativa: Adoção de elementos multimédia de imagens e vídeos, uma vez que as pessoas preferem assistir a um conteúdo do que ler.

3. Tipos de Conteúdos:

  • Curtos: Conteúdos diretos, de elevada qualidade e com uma programação atrativa.
  • Informativos: Indicadores financeiros, OKRs, notícias da empresa, campanhas de segurança e informações sobre a cultura da empresa.
  • Interessantes: Vantagens e benefícios para os colaboradores, agenda de eventos, ementa do dia, programas e ações de voluntariado, publicações da rede social da empresa.
  • Dashboards Power BI: Visualização de dados em tempo real (por exemplo, de produção).
  • Canais de TV: Exibição de canais relevantes para a empresa e notícias externas.
  • Conteúdos segmentados: Adaptados a diferentes locais e grupos de colaboradores.
  • Conteúdos interativosQuizzes e sondagens. 

4. Funcionalidades Especiais:

  • Integração com Power BI: Permitindo exibir indicadores atualizados e análises personalizadas.
  • Integração com SharePoint: Facilitando o acesso a eventos e notícias internas.
  • Gestão de filas de espera: Otimizando o fluxo de pessoas no atendimento interno nos gabinetes médicos.
  • Canais de IPTV: Incluindo na emissão canais externos. (Bloomberg, CNN, …) como parte da comunicação estratégica.
  • Sistema de Alarmística: Monitorizando toda a rede através de um sistema ativo de ajuda, de forma a enviar e-mails sempre que se verifique uma anomalia, como por exemplo um ecrã offline.

Para além das funcionalidades já indicadas, houve outros desafios relevantes a ultrapassar, como aspetos internos de segurança, bem como alguns outros a seguir destacados:

  • Sistema de Remote Desktop: Alguns dos conteúdos a serem apresentados na emissão, consistiam em dashboards com KPIs da Refinaria de Sines, originados por uma aplicação informática industrial sem nenhum tipo de API ou outra forma de se obter a informação. A forma de ultrapassar este problema consistiu na criação de uma nova App no software de digital signage (denominada “Remote Desktop”) com a seguinte funcionalidade: sempre que a emissão chega ao slide que a contém, o sistema estabelece uma sessão de remote desktop para uma máquina específica, para que durante o tempo definido para esse slide, sejam difundidos os conteúdos existentes, para todo o canal geral onde se pretende apresentar os Dashboards.
  • Apresentação de Dashboards Autenticados Internos: Complementarmente aos Dashboards de KPIs indicados no ponto anterior, havia outros associados a um software proprietário da Galp com um sistema de autenticação interna. Este problema foi ultrapassado realizando um conceito de autenticação, similar ao que já acontecia com os acessos ao Power BI, pelo que foi dado assim a possibilidade, da Galp poder exibir no seu novo canal, todos os dashboads que havia idealizado.
Digital Signage Screen at Galp

Impacto do Projeto

O sistema de digital signage permitiu:

  • Maior dinamismo na comunicação interna.
  • Envolvimento direto dos colaboradores através de interatividade nos ecrãs touch.
  • Centralização e eficiência na gestão de conteúdos, atualizados em tempo real.
  • Uniformização da comunicação entre Lisboa, Sines e Espanha, com possibilidade de expansão para outros locais.

Quem é a Galp?

A Galp é uma multinacional de energia presente em dez países, três continentes, e com mais de 17 mil colaboradores guiada por uma visão de sustentabilidade, desenvolve a sua atividade como líder em projetos relacionados com energias renováveis, pesquisa e produção de petróleo e gás natural, comercialização de combustíveis e soluções energéticas.

É o compromisso com a transição energética, o investimento em tecnologias que promovem mais eficiência e reduzem o impacto ambiental, enquanto mantém sempre o foco em criar valor para os seus colaboradores, clientes e comunidades. A nova sede no edifício ALLO reflete esta filosofia, integrando inovação, modernidade e compromisso com a sustentabilidade.

Conclusão

O projeto de digital signage na Galp destaca-se como um marco na modernização da comunicação interna. A introdução de funcionalidades como Power BI, SharePoint e conteúdos interativos consolida esta solução como um pilar estratégico para a empresa.

Este case study reforça a eficácia do digital signage como ferramenta essencial na transformação digital, no fortalecimento da cultura empresarial da Galp, bem como na capacidade que o software de digital signage World VDS da Amplitude Net tem, em se poder adaptar a todo o tipo de desafios colocados pelas empresas, independentemente do seu grau de dificuldade.

Digital Signage at Galp
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