Usando Estratégias de Comunicação Interna no Digital Signage

Os seus colaboradores são peças chave na sua empresa, tal como são representantes da sua marca. Por isso, é crucial que as empresas priorizem a satisfação dos seus colaboradores no local de trabalho.

A "demissão fantasma" tornou-se uma nova tendência entre os colaboradores. Este termo refere-se a colaboradores que não apresentaram formalmente a sua demissão, mas que mentalmente já abandonaram o seu posto. Ter "colaboradores fantasma" na sua empresa pode resultar numa falta de produtividade e, consequentemente, numa diminuição do retorno sobre o investimento (ROI). De facto, colaboradores desmotivados podem custar à sua empresa mais de 450 mil milhões de dólares por ano. Com esta constatação, cada vez mais líderes empresariais estão a tomar medidas para garantir que os seus colaboradores permaneçam felizes e satisfeitos no local de trabalho.

Uma comunicação interna eficaz pode ser o que precisa para aumentar o envolvimento e a produtividade dos colaboradores. Descubra neste artigo estratégias de comunicação interna eficazes e saiba como o digital signage é a solução para implementar essas estratégias.

O que é uma Estratégia de Comunicação Interna?

Uma estratégia de comunicação interna é um guia que ajuda a alcançar o sucesso na comunicação interna, implementando o plano de comunicação interna. O seu plano de comunicação interna define os passos que tomará para garantir uma melhor comunicação dentro da empresa.

Benefícios de uma Comunicação Interna Eficaz na sua Empresa

Um processo de comunicação interna eficaz traz inúmeros benefícios para a sua empresa, incluindo:

Aumento do Envolvimento e Retenção de Colaboradores

Uma comunicação interna transparente e atempada garante que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa. Canais de comunicação abertos asseguram que os colaboradores também possam contribuir para o crescimento da empresa. De facto, os colaboradores permanecem numa organização onde sentem que a sua contribuição é valorizada.

Aumento da Receita

O envolvimento dos colaboradores pode aumentar a rentabilidade da sua empresa em 21%. Portanto, uma melhor comunicação interna manterá os seus colaboradores envolvidos e aumentará as receitas.

Satisfação do Cliente

Um colaborador bem informado serve um cliente com menos atrasos. Além disso, não precisa de transferir o cliente de um lado para o outro, pois tem as informações de que necessita.

Redução de Confusões

Uma comunicação interna eficaz garante que os colaboradores recebam informações da empresa de forma atempada. Desta forma, pode eliminar a desculpa do "não estava ciente", que é responsável por muitos caos no seu escritório.

Utilizar Estratégias de Comunicação Interna com Digital Signage

Depois de compreender melhor a comunicação interna e os seus benefícios, o próximo passo é a implementação. Precisará de uma estratégia de comunicação interna eficaz para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de comunicação interna.

Comece por fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais são os objetivos da comunicação interna?
  • Que ferramentas tem utilizado para a comunicação interna?
  • Qual tem sido a eficácia dessas ferramentas?
  • Que outras ferramentas de comunicação interna precisa na sua organização?
  • Que estratégias de comunicação interna pode implementar e qual é o cronograma?
  • Como medir e monitorizar a eficácia dessas estratégias de comunicação interna?

Responder a estas perguntas ajudará a redigir uma estratégia de comunicação interna eficaz. Além disso, enquanto responde a estas perguntas, inclua os seus colaboradores na discussão, em vez de adotar uma abordagem de cima para baixo.

O digital signage é uma ferramenta de comunicação eficaz que o ajudará a implementar a sua estratégia de comunicação interna. Também conhecido por TV Corporativa, é um canal de comunicação interna com o colaborador que utiliza ecrãs. Aqui estão algumas formas de usar digital signage para concretizar as suas estratégias de comunicação interna para o seu negócio.

1. Incorpore Elementos Visuais na Sua Comunicação

Equipa sentada à volta de uma mesa de reunião a discutir um tópico de trabalho.
Curiosamente, 90% da informação que o seu cérebro recebe é visual. As mensagens visuais são fáceis de digerir e deixam uma impressão duradoura nos leitores. Portanto, uma das suas estratégias de comunicação interna deve ser utilizar gráficos para comunicar com os seus colaboradores.

Pode utilizar imagens no boletim informativo da empresa, informações sobre novos produtos, novas contratações e promoções através do digital signage. As imagens nos ecrãs de exibição fixam-se mais tempo na memória, uma vez que os colaboradores se lembrarão do que viram nos ecrãs.

2. Atualize os Colaboradores sobre Notícias Relacionadas com o Setor

A comunicação interna eficaz tem a responsabilidade de informar. Um colaborador bem informado atende melhor os seus clientes. Através do digital signage, pode garantir que a sua equipa esteja atualizada sobre notícias relacionadas com o setor que melhorarão as suas operações.

Por exemplo, informações turísticas seriam úteis para colaboradores que trabalham na indústria hoteleira. Desta forma, esses colaboradores podem oferecer conselhos benéficos aos clientes, amparados por provas credíveis.

3. Exiba os Seus Indicadores de Desempenho Chave (KPIs)

O que pode ser medido, pode ser melhorado. Quando é transparente sobre os KPIs da empresa, a sua equipa vê como as suas ações afetam o crescimento da empresa. Consequentemente, experimentará menos resistência ao introduzir estratégias de crescimento, pois os colaboradores compreendem por que essas estratégias são essenciais.

Sem dúvida, precisa de manter os seus colaboradores informados se deseja que eles se identifiquem com a sua visão global. Além da intranet do seu escritório, utilize o digital signage como uma ferramenta de comunicação interna que exibe as suas métricas através de aplicações como o Power BI, integrado no software de gestão de conteúdos. Desta forma, os seus colaboradores permanecem motivados a contribuir para a missão da empresa.

4. Comunicação nas Redes Sociais

Geralmente, a maioria dos empregadores acredita que as redes sociais são uma distração no local de trabalho. Inevitavelmente, os seus colaboradores sempre encontrarão uma forma de verificar as suas páginas de redes sociais, mesmo durante o horário de trabalho. Como resultado, pode usar as redes sociais a seu favor em vez de resistir a elas.

As redes sociais são uma ferramenta que pode usar para a exposição da empresa e para a comunicação com os colaboradores. A sua equipa pode tirar fotos a trabalhar, durante reuniões ou em eventos da empresa e publicá-las online. Incentive-os a identificar a sua empresa quando publicarem fotos relacionadas.

Desta forma, os seus colaboradores demonstram orgulho em fazer parte da sua empresa. Além disso, essas publicações nas redes sociais dão um rosto à sua empresa. Os consumidores podem ver quem irão encontrar quando visitarem os seus escritórios. Pode exibir hashtags da empresa e as melhores fotos nos seus ecrãs.

5. Reconhecimento dos Colaboradores

63% dos colaboradores que recebem reconhecimento no local de trabalho raramente procuram outro emprego. A sua estratégia de comunicação interna deve também focar-se em reconhecer e valorizar os colaboradores excecionais. Parte da satisfação dos colaboradores resulta do sentimento de que a sua contribuição para a empresa é valorizada.

Por exemplo, os seus ecrãs de digital signage podem celebrar o colaborador do mês, aniversários, colaboradores criativos e aqueles com o melhor atendimento ao cliente. Esse reconhecimento aumenta as taxas de retenção e a produtividade dos colaboradores.

6. Incentivar o Feedback dos Colaboradores

As melhores práticas de comunicação exigem que a comunicação eficaz seja um canal de duas vias. O seu plano de comunicação interna deve também focar-se em incentivar o feedback dos colaboradores. Uma cultura empresarial que incentiva o feedback dos colaboradores leva à satisfação e retenção dos mesmos.

Além da comunicação presencial, tenha plataformas de comunicação onde os colaboradores possam comunicar livremente. Desta forma, recolherá ideias valiosas dos seus colaboradores que podem impulsionar tremendamente a produtividade da empresa. Por exemplo, pode usar aplicações como o Slack e o Microsoft Teams Communicator para receber feedback dos colaboradores.

Além disso, exiba as ideias criativas e benéficas nos seus ecrãs de digital signage para mostrar aos colaboradores que as suas ideias e iniciativas são apreciadas. Os seus colaboradores saberão que são ouvidos e que as suas ideias são implementadas.

7. Comunicação Divertida

A sua estratégia de comunicação interna deve incluir a diversão como um dos seus objetivos de comunicação. Colaboradores felizes são mais produtivos do que os mal-humorados. Portanto, crie conscientemente um ambiente de trabalho divertido e melhore a experiência dos colaboradores no trabalho.

O digital signage pode garantir que tenha um ambiente de negócios divertido. Em momentos aleatórios do dia, exiba um meme engraçado relacionado com o trabalho. Durante as pausas para almoço, apresente vídeos divertidos que elevarão o humor da sua equipa enquanto se preparam para a tarde.

Além disso, promova competições divertidas uma vez por mês e mostre o progresso e os vencedores através dos seus ecrãs. Um pouco de diversão fará uma grande diferença na motivação dos seus colaboradores para alcançar os objetivos da empresa.

8. Comunicação Interdepartamental

A comunicação corporativa exige comunicação entre os diferentes departamentos de uma empresa. Um colaborador pode encontrar um cliente que necessita de serviços que exigem conhecimento sobre outros departamentos da empresa. Normalmente, isto ocorre frequentemente no departamento de marketing.

Consequentemente, precisará de abrir os canais de comunicação entre os seus departamentos. O digital signage ajudará a agilizar e incentivar a comunicação em toda a empresa. Os seus ecrãs podem comunicar informações sobre as operações de cada departamento.

Além disso, se um departamento tiver informações essenciais que afetem outros departamentos, poderá exibi-las nos seus ecrãs. No entanto, certifique-se de evitar a sobrecarga de informações, comunicando apenas o que afeta a todos.

9. Comunicação em Tempo Real

A comunicação interna bem-sucedida requer atualizações em tempo real. Informações desatualizadas causam atrasos, confusão e frustrações. Portanto, precisa de uma ferramenta de comunicação que garanta que os colaboradores recebam notificações de forma atempada, à medida que os eventos ocorrem.

O digital signage permite exibir atualizações em tempo real sobre eventos no escritório. Na verdade, a comunicação em tempo real é crucial, especialmente desde que a pandemia introduziu o conceito de trabalho remoto. Os trabalhadores remotos precisam de informações atualizadas sobre novos produtos, salas de reuniões e anúncios da empresa.

Alguns softwares de digital signage conectam-se ao Google Calendar e ao Microsoft Outlook, que os trabalhadores remotos podem usar para se manterem informados sobre os eventos da empresa.

Template de Estratégia de Comunicação Interna

Utilize as estratégias de comunicação interna listadas acima para melhorar a comunicação interna da sua empresa. A TV Corporativa não é apenas uma ferramenta de publicidade, mas também uma ferramenta de comunicação. Os seus ecrãs de digital signage contribuem significativamente para o sucesso da sua comunicação interna e irão melhorar a retenção e satisfação dos colaboradores.