No momento já são várias as redes sociales temáticas associadas a filmes.

Para além do IMDb (Internet Movie Database – fundada em 1990 e adquirida pela Amazon em 1998), que é amplamente o maior ponto de encontro social para os fãs de cinema, há muitas outras redes sociais de filmes que valem a pena serem exploradas.

Neste artigo serão comparadas 4 destas redes sociais de filmes (Criticker, FilmCrave, Flickchart e Jaman), ficando de foram muitas outras relevantes como por exemplo:

  • MUBI.com
  • Trakt.tv
  • FilmAffinity
  • Hulu.com
  • LetterBoxd.com
  • Flixster
  • GetGlue.com
  • iCheckMovies.com
  • AdoroCinema.com (rede social brasileira)
  • Filmow.com (rede social brasileira)

Segue-se o comparativo entre as 4 redes sociais de filmes selecionadas:

 

REDE SOCIAL
CritickerFilmCraveFlickchartJaman
Descrição Resumida
Rede social orientada a pessoas que partilham os mesmos gostos cinematográficos. Após serem avaliados um número significativo de filmes, o site para além de começar a sugerir filmes com a indicação da sua probabilidade de sucesso, começa também a aproximar os membros com gostos similares.Uma lugar para os apaixonados de filmes descobrirem, comentarem e pontuar filmes, sendo os membros pontuados em função da relevância do seu contributo para a rede. Os membros podem ainda gerirem listas e escrever resumos de enredo.Rede social onde os membros vão indicando qual o filme que gostaram mais a partir de 2 que são apresentados, permitindo assim à rede social começar a traçar o perfil dos membros com base nestas comparações efetuadas.O Jaman é um lugar orientado à pesquisa e visualização de filmes, permitindo aos membros partilhames as suas listas com os amigos.
Caraterísticas  de Diferenciação
– TCI (Índice de Compatibilidade de Tendências), que ajuda a serem obtidas opiniões de pessoas com gostos semelhantes

– Criar multiplas listas de filmes

– Criar listas de filmes pessoais

– Pontuais e Comentar filmes de modo a incrementer a Popularidade face aos outros membros

– Assistir Trailers de filmes

– Carrinho de compras

– Comparações de filmes

– Criar uma lista de seus filmes favoritos

– Debater e classificar filmes

– Pesquisar filmes por popularidade, género, região, classificação, data de lançamento, ou de humor

– Compartilhar listas de filmes

– Streaming de filmes

Nº Colaboradores
?32?
Data Fundação
200520072007?
Localização
IRLUSA?USA
Global
Usabilidade
Privacidade
Características
Comunidade
Conversa por Texto
Mensagens Privadas
Envio de Fotos
Feed de Notícias
Criação de Grupos
Eventos
Jogos
Marketplace
Compatibilidades com Mobile

* Fonte: Crunchbase

 

Informação Demográfica sobre as redes sociais de filmes*

 

Idades

<18: 25%
18-24: 18%
35-34: 18%
35-44: 17%
45-54: 12%
55-64: 7%
65+: 3%

Sexo
Masculino: 60%
Feminino: 40%Educación
Sem Ensino Superior: 50%
Ensino Superior: 38%
Pós-Graduação: 12%
Filhos
Com filhos: 55%
Sem filhos: 45%

* Fontes: Alexa SiteInfo, Quantcast SiteInfo

 

 

 

El medios de comunicación social nicho porque se centran mucho más en las comunidades a las que se dedican, acaban ofreciendo muchas más prestaciones que el redes sociales más populares  (por no tener un enfoque principal).

La solución ud121 social da Amplitude Net, é precisamente uma solución completa orientada a se crear una red social de nichos en Internet.

No setor do cinema, a Amplitude Net foi responsável pelo desenvolvimento de sites como por exemplo da Pris (uma das editoras mais importantes de filmes em Portugal) e da cadeia de cinemas Israelita NLC ( New Lineo Cinemas ), a operar em Portugal e Espanha com a marca Cinema City (uma das cadeias de cinemas líderes em Portugal, apresentando já cerca de 30 salas em Lisboa e Leiria).

desenvolvimento dos sites foi efectuado pela Amplitude Net recorrendo à sua plataforma de comércio electrónico  ud121 e-commerce.

Otros estudios sobre redes sociales: