O mercado de digital signage encontra-se em crescimento acelerado e vai continuar a crescer  ao longo dos próximos anos, originando com ele muitas novas oportunidades de negócio.

O CAGR (Compound Annual Growth Rate), indicador da Taxa de Crescimento Anual Composta, é apontado como sendo de 8,0% entre 2019 a 2025, segundo um estudo Grand View Research de 2019, onde se estima que o mercado global do digital signage passe dos 20 biliões de dólares de 2019 para os 31,71 biliões em 2025.

Segundo este estudo, o mercado da América do norte será de 10 biliões de dólares, o da Ásia de 9,14 biliões, ficando o continente europeu entre estes 2 continentes com um valor que rondará os 9,5 biliões de dólares.

Todos os estudos de mercado dão suporte a este fato, havendo apenas ligeiras oscilações no valor do CAGR, em função do período previsto bem como da data do estudo. Seguem-se algumas destas das taxas de crescimento globais de mercado apontadas por 3 dos principais estudos de mercado realizados em 2019:

  • CAGR de 8,20% de 2020 até 2024, segundo a Technavio
  • CAGR de 8,63% de 2020 até 2025, segundo a Mordor Intelligence
  • CAGR de 8,0% entre 2019 a 2025, segundo a Grand View Research

Numa previsão mais longínqua efetuada pela Grand View Research, o CAGR apresentará um valor de 7,9% entre 2020 e 2017, estimando um valor de mercado global de 36,79 biliões de dólares em 2027, o que indica que será uma década de pleno crescimento para o Digital Signage. Segundo este estudo, o continente Asiático testemunhará um CAGR de 9,4% entre 2020 e 2027.

 

Valor do mercado de Digital Signage, 2016-2027 (receita em milhões de dólares)


 América do Norte  Europa  Ásia Pacífico  América do Sul Médio Oriente e África

Fonte: Grand View Research – Digital Signage Federation, Digital Screenmedia Association, Digital Signage Magazine, DSEG, NDMC, IMDA, ACMA, USCBC, IAB, PC Magazine, Primary Interviews, and Grand View Research

 

 

Valor do mercado de Digital Signage nos EUA, por tipo, 2016-2017 (biliões de dólares)


Fonte: Grand View Research

Na Europa, segundo um estudo sobre o crescimento do digital signage efetuado pela Mordor Intelligence, o valor do CAGR é ainda mais otimista, apresentando um valor de 15.6% para o período de 2019-2024, estando previsto o grande salto do crescimento para 2023. É de referir que os países europeus atualmente com a maior quota de mercado, são respetivamente: o Reino Unido, Alemanha, França e Espanha.

 

Mercado Europeu de Digital Signage (receita em milhões de dólares, 2018-2024)


Fonte: Mordor Intelligence

A nível mundial, segundo o estudo da Technavio, baseado na análise de várias regiões e a sua contribuição dentro do mercado global do digital signage, a estimativa é que os países que mais expressão irão ter para a receita global serão os EUA, China, UK, Canadá e Japão.

 

Diminuição Custo das soluções de Digital Signage: Fator Chave associados ao Crescimento

Entre os vários fatores associados ao grande crescimento do Digital Signage nos últimos anos, destaca-se a grande redução do custo que as soluções globais passaram a ter, fruto de uma redução muito significativa dos custos de hardware.

Não faz muitos anos, que os projetos de Digital Signage eram reservados apenas a estabelecimentos de entretenimento de alto nível ou empresas de elevado capital. Nos dias de hoje, muito mudou, e é cada vez mais usual a visualização de ecrãs promocionais com excelente aparência em qualquer loja local ou restaurante, seja para mostrar um menu digital estático ou fazer um uso mais proveitoso com uma solução interativa.

Dentro desta diminuição drástica de custos de hardware, estão a diminuição dos custos dos ecrãs bem como dos players que se ligam aos ecrãs, a gerirem os conteúdos a serem transmitidos, através do seu Digital Signage software que comunica com o CMS (Content Management System ou o gestor de de conteúdos).

O paradigma recente da tecnologia System on Chip (SoC), tem sido ainda responsável por uma diminuição maior destes custos, já que através da mesma, os ecrãs de Digital Signage passaram a ter um media player embutido, deixando de ser necessário a utilização de um hardware externo ao ecrã para correr o software. Para além da eliminação do custo com a necessidade da aquisição de um player adicional, há ainda uma diminuição de custo não só a nível da instalação (por se tornar mais simples), como também a nível de manutenção, pois passa a haver menos um dispositivo no sistema a se ter de gerir e dar manutenção.

A título de exemplo, software World VDS de Digital Signage da Amplitude Net que já estava disponível para vários sistemas como por exemplo Windows, Android, Linux e Raspbery PI, foi recentemente expandido de modo a ficar compatível com as TVs dos principais fabricantes que têm a tecnologia SoC, como por exemplo a Samsung, LG e a Philips, deixando assim de ser necessário a utilização de hardware externo ao ecrã para correr o World VDS software, sempre que existam este tipo de ecrãs.

Com este avanço, o nosso WorldVDS software tornou-se no único Digital Signage software a nível mundial, que pode ser utilizado nativamente nos ecrãs SoC, que também está disponível para múltiplas plataformas, como Windows, Android e Linux, no qual também inclui o Raspbery Pi, que atualmente é o hardware mais barato do mundo capaz de ser usado para Digital Signage (pois os softwares orientados ao Raspberry Pi, apenas o fazem para este dispositivo, pelo fato das especificações deste hardware serem bastante particulares e limitativas).

 

O Crescimento da Publicidade no Digital Signage

Grande parte da publicidade tradicional (na sua forma de impressão) está a ser substituída pelo Digital Signage, tendo como objetivo a atração e satisfação do cliente. Salvo raríssimas exceções, a sinalização impressa é praticamente sempre de uso único, e nela inclui-se os outdoors e posteres, que são descartados após um período curto. O Digital Signage por outro lado, oferece uma grande flexibilidade, com a possibilidade de serem transmitidas informações variadas, através de um conteúdo altamente envolvente e sempre atualizado, atraindo a atenção dos consumidores para sua adoção. Além disso, são fáceis de serem geridos, quando comparado aos anúncios tradicionais, podendo ainda serem facilmente diferenciados por exemplo pela região onde são transmitidos, e serem atualizados em tempo real em função da alteração da disponibilidade dos produtos anunciados.

Entre os vários benefícios do Digital Signage, está o fato de que, de acordo com a extreme media, os monitores digitais capturaram 400% mais visualizações do que os ecrãs estáticos, bem como o fato de que 4 em 5 marcas terem identificado um aumento de 33% nas suas vendas após a utilização do Digital Signage.

Face a esta realidade, de acordo PQ Media, a publicidade DOOH (Digital out-of-home) foi responsável por 28,3% de todos os anúncios fora de casa (OOH) em 2019, havendo a previsão de um aumento de 38,3% até 2023. Além disso, DOOH foi o principal impulsionador do crescimento da publicidade OOH em todo o mundo em 2019, que foi de 10%

O estudo publicado pela OAAA (Out of Home Advertising Association of America), indicou a receita dos anúncios OOH em 2017 de $7.7 Biliões, estando no top dos 10 dos anunciantes a Apple, o Google e a Amazon.

Nos Estados Unidos os gastos em publicidade DOOH previstos em 2019 foram de $4,5 biliões. De acordo com um artigo da Adage, “Zenith prevê que o DOOH crescerá mais rápido globalmente do que todos os outros métodos de compra, e a PricewaterhouseCoopers prevê que as receitas de publicidade DOOH ultrapassem os gastos com média tradicional já em 2020, crescendo a uma taxa de 15% ao ano nos próximos quatro anos”.

No Reino Unido, um dos maiores mercados de Digital Signage na Europa, de acordo com a Campaign, os britânicos viram até 1,1 biliões de anúncios DOOH durante uma semana, sendo que os números aumentaram 36% em relação ao ano anterior, o que reforça o enorme crescimento do Digital Signage no país em 2019.

 

A Segmentação do Mercado do Digital Signage

O mercado do Digital Signage está totalmente fragmentado por um grande conjunto de empresas que partilham a receita do mesmo. O universo global deste mercado é amplo e é por norma segmentado mediamente os seguintes fatores:

Por Componente:

  • Hardware: Neste segmento estão incluídos todos os sistemas na forma de painéis/ecrãs de exibição, reprodutores de multimédia, suportes e outros acessórios
  • Software: incluem o software independente necessário a automatizar o conteúdo a ser exibido no Digital Signage
  • Services: incluem a integração, instalação, manutenção, filmagem, edição e consultoria

Por Tecnologia:

  • LCD: Digital Signage que usa monitores de cristal líquido (LCD)
  • LED: Digital Signage usa visores baseados em diodo emissor de luz (LED)
  • Projeção: Digital Signage que combina conteúdo de primeiro plano com conteúdo de fundo pré-filmado

Por Conteúdo:

  • Notícias
  • Tempo
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Conteúdo de Mercados Verticais

Por Tamanho:

  • menos de 32”
  • de 32” a 52”
  • Mais de 52”

Por Localização:

  • Interior: Soluções de Digital Signage usados para marketing e publicidade em instalações ou locais fechados, como shoppings, lojas de retalho, showrooms, escritórios corporativos, dentro de instalações de saúde e hospitais, hotéis, restaurantes e entre outros.
  • Exterior (DOOH): Soluções de Digital Signage similares ao ponto anterior, mas usados em locais abertos.

Por Região:

  • América do Norte
  • Europa
  • Ásia-Pacífico
  • América do Sul
  • Médio Oriente e África

Por Tipo:

  • Video walls
  • Ecrãs
  • Ecrãs de LED transparentes
  • Posters digitais
  • Quiosques
  • Outras (os outros produtos de Digital Signage incluem menus e outdoors)

Por Aplicação (ou Mercado)

  • Retail (O digital signage é usado nas lojas e supermercados, principalmente para exibir anúncios e preços)
  • Corporate (O digital signage é usado dentro das empresas, principalmente para exibir as novidades aos colaboradores, bem como KPIs, divulgação de Eventos e apresentar conteúdo motivacional)
  • Industry (O digital signage é usado dentro nas indústrias, principalmente para exibir as indicadores de produtividade, notícias da companhia e cuidados gerais)
  • Education (O digital signage é usado nas Escolas, Universidades e Infantários, principalmente para apresentar horários, informações das aulas, divulgar trabalhos dos alunos, eventos previstos e novidades)
  • Health (O digital signage é usado nas Farmácias, Clínicas e Hospitais, principalmente para exibir anúncios, informações de pacientes e médicos e divulgar cuidados de saúde)
  • Restaurants (O digital signage é usado nos Restaurantes, principalmente para apresentação de menus e promoções)
  • Hotels (O digital signage é usado nos Hotéis, principalmente para fins publicitários, promoção de serviços e sistema de navegação)
  • Entertainment (O digital signage é usada em teatros, auditórios, cinemas e outros setores de entretenimento para anunciar o conteúdo de entretenimento e atividades promocionais)
  • Estádios (O digital signage é usado nos Estádios, principalmente para fins publicitários, promoção de serviços e sistema de navegação)
  • Ginásios e SPAs (O digital signage é usado principalmente para fins publicitários, promoção de serviços e horários das aulas)
  • Transporte: (O digital signage  é usado através de painéis digitais, monitores e quiosques interativos são usados nos transportes principalmente para propaganda, e indicações de horários)
Uma vez que a Amplitude Net é detentora do software World VDS de Digital Signage que pode ser utilizado num variadíssimo universo de ecrãs e media players, apresentamos soluções para todas estas segmentações indicadas, possuindo vários casos de estudo de referência para uma grande parte dos mesmos.

 

Fontes:

 

Publicado em: 02-12-2020

Amplitude Net solutions go far beyond traditional Digital Signage systems

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