Conforme referido o software da Amplitude Net World VDS de Digital Signage, está neste momento preparado para correr no Raspberry Pi desde a sua versão 2 (atualmente na 4).
O que ainda não foi referido é que o World VDS é o único software a nível mundial, que para além estar disponível para o Raspberry Pi, corre também não só nas principais marcas de ecrãs profissionais para Digital Signage (como Samsung, LG e Philips) como também nos outros sistemas operativos principais, como o Windows, Android e Linux.
Esta versatilidade única no mundo, permite às empresas, uma flexibilidade total quando optam pela escolha do World VDS, já que a nenhum momento ficarão agarrados a uma marca ou a um sistema operativo nos seus projetos.
A nível mundial a indústria dos Softwares de Digital Signage divide-se nos seguintes segmentos:
- Softwares dos fabricantes, que apenas correm nos ecrãs da sua marca (a Samsung tem o MagicInfo, a LG o SuperSign e a Phillips o CMND)
- Softwares transversais disponíveis para várias plataforma (em que alguns já correm correm nativamente em algumas marcas de ecrãs)
- Softwares que correm no Raspberry Pi
O World VDS é o único software mundial que consegue unir estes 3 universos.
O que leva às empresas que desenvolvem softwares transversais (que já são estão disponíveis em várias plataformas) a não apostar no Raspberry Pi, prende-se essencialmente ao fato de que as especificações deste hardware, serem bastante particulares e limitativas, o que o tornam num equipamento Mini-PC de baixíssimo custo. Deste modo, preferem apostar o seu esforço de desenvolvimento nas outras plataformas (mais caras e com um hardware mais robusto) e não no Raspberry Pi.
São estas especificidades únicas do Raspberry Pi, que leva a existência de algumas empresas, apenas a apostarem no desenvolvimento em softwares limitados a este hardware de custo reduzido. Entre estes softwares destacam-se os seguintes:
- 1Play
- Yodeck
- Info-beamer
- piSignage
- Raspberry Digital Signage
Historicamente existiram vários outros projetos, que por não terem viabilidade económica já desapareçam.
A Amplitude Net, através de um projeto interno de investigação e desenvolvimento que realizou em 2019 denominado World VDS SPARK, elaborou um estado da arte a nível do código do software de Digital Signage, que veio a permitir que o mesmo se conseguisse adaptar a qualquer sistema operativo, inclusive ao utilizado pelo hardware mais barato do mundo para o Digital Signage – o Raspberry Pi..
Esta versatilidade do software World VDS de Digital Signage da Amplitude Net, eleva assim a nossa solução a um patamar que nenhuma outra empresa mundial ainda atingiu, fazendo com que após mais de 15 anos a atual no mercado do digital signage e Corporate TV, a Amplitude Net mostre o quanto continua a inovar e a criar uma diferenciação face ao que a concorrência tem para oferecer.