A bp adotou o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net para apresentar a sua emissão comercial nos ecrãs colocados nos seus postos de abastecimento.

Na fase de arranque do projeto de Digital Signage da bp, a emissão passou a ser apresentada em 61 dos cerca de 500 postos existentes, tendo sido selecionados os locais de referência da bp em Portugal continental.

O projeto contou com uma fase Piloto prévia em 5 locais de abastecimento, que permitiu à bp perceber com maior rigor as suas necessidades a nível dos conteúdos a serem apresentados em cada ecrã, bem como a familiarizar-se com a dinâmica da gestão do canal, através do software de digital Signage World VDS.

 

Sobre a bp 

A bp está presente em Portugal desde 1929, numa altura em que era denominada como Companhia Portuguesa dos Petróleos Atlantic.

A sua presença em Portugal têm-se distinguido pela contínua inovação e liderança no sector dos combustíveis. Entre as múltiplas inovações efetuadas, destacamos duas ocorridas na década de 80 a nível das infra-estruturas, que foram a criação do primeiro posto de abastecimento self-service e do primeiro posto dotado de uma loja no local de pagamento. Nestas lojas, denominadas por BP Shop, passaram a ser considerados 3 polos de venda distintos: os combustíveis, as lavagens e a loja, que passaram a oferecer ao público uma ampla variedade de bens de primeira necessidade como as bebidas, mercearias ou os congelados.

Em 2003, no virar do milénio, a bp passou a adotar o nome pelo qual é atualmente conhecida – BP Portugal, SA, tendo no ano seguinte, introduzido em Portugal a nova geração de garrafas de gás mais leves e mais fáceis de manusear.

No início do século 21 a bp lançou em Portugal os combustíveis de 2.ª e 3ª geração, consolidando um caminho conquistado com muita dedicação e espírito inovador.

Em 2011 deu-se o lançamento do Invigorate, uma fórmula absolutamente inovadora que resultou de cinco anos de investigação no Global Fuel Technology Centern na Alemanha, fazendo de Portugal o primeiro país do mundo a comercializar este tipo de combustível.

Uma das imagens de marca da BP Portugal tem sido o seu envolvimento com a comunidade, através do desenvolvimento e participação em parceria em vários projetos na área da responsabilidade social e corporativa.

No ranking das 20 melhores empresas para se trabalhar em Portugal, apresentada pela revista Exame e pelo Great Place to Work Institute Portugal, a bp tem sido uma presença frequente, destacando-se  o 1º lugar em 2004, o 3º lugar em 2001 e o 10º lugar em 2002.

A nível global a bp tem operações na Europa, América do Norte e do Sul, Austrália, África e Ásia, sendo assim uma empresa global de energia com amplo alcance em todo o sistema energético mundial. Ao todo opera em 79 países, tendo mais de 70 mil funcionários e aproximadamente 19 mil locais de retalho.

 

Visão Global do Projeto de Digital Signage

Conforme atrás referido, a bp recorreu ao software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net para passar a efetuar a gestão da sua informação que passa em 7 dezenas de ecrãs dos seus principais postos de abastecimento a nível nacional.

Para a realização da emissão foram elaborados alguns gadgets no software de Digital Signage World VDS, de modo a simplificar a gestão dos conteúdos, já que através dos mesmos evita-se que a bp tenha o trabalho de ter de produzir vários vídeos promocionais.

A emissão está focada na apresentação das promoções do posto de venda, havendo ainda vídeos institucionais e promocionais a serem transmitidos aos seus clientes no interior das lojas junto aos locais de pagamento. Deste modo, os clientes da bp, passam a ter uma percepção rápida das principais campanhas que estão em vigor nos postos, de modo a poderem beneficiar das mesmas.

A emissão é diferenciada em função da tipologia dos postos de abastecimento da bp, nomeadamente:

  • Postos com loja Pingo Doce
  • Postos Sem Cafetaria
  • Localização Estratégica (Auto-Estradas, ICs, …)

A diferenciação da emissão, acontece não só a nível dos conteúdos transmitidos em cada um destes grupos de terminais, como também nos próprios preços promocionais que são apresentados para a mesma campanha.

Uma vez que as as emissões são apresentadas junto dos locais de pagamento, é conseguido ainda um dos benefícios chave do Digital Signage, que é o da diminuição da perceção do tempo de espera nas filas, já que se torna muito menos aborrecido esperar numa fila quando se tem algo para assistir, o que leva a que o tempo de espera percebido seja menor.

Vários estudos apontam que nas filas de pagamento, os clientes têm a sensação de uma diminuição do tempo de espera em mais de um terço (~ 35%) quando as empresas adotam sistemas de Digital Signage. Assim, será de esperar a melhoria da experiência global por parte dos clientes da bp sempre que passaram a usar os locais que atualmente passaram a ter o sistema de Digital Signage implementado.

Embora a maioria dos ecrãs já estivessem colocados nos postos, vários deles encontravam-se danificados pelo que tiveram de ser substituídos. Devido ao facto da nova emissão ter o formato horizontal, foi ainda necessário realizar-se a rotação dos ecrãs já existentes, uma vez que se encontravam na vertical.

Em cada ecrã ficou acoplado um player Windows com o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net.

Conforme inicialmente referido, o projeto contou com uma fase Piloto inicial, onde o sistema foi instalado em apenas 5 locais de abastecimento, de modo à bp perceber com maior rigor o tipo de conteúdos a serem apresentados nos ecrãs e também a familiarizar-se com a dinâmica da gestão do canal, através do software de Digital Signage World VDS.

As soluções da Amplitude Net vão muito além dos sistemas tradicionais de Digital Signage

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