Conforme atrás referido, a bp recorreu ao software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net para passar a efetuar a gestão da sua informação que passa em 7 dezenas de ecrãs dos seus principais postos de abastecimento a nível nacional.
Para a realização da emissão foram elaborados alguns gadgets no software de Digital Signage World VDS, de modo a simplificar a gestão dos conteúdos, já que através dos mesmos evita-se que a bp tenha o trabalho de ter de produzir vários vídeos promocionais.
A emissão está focada na apresentação das promoções do posto de venda, havendo ainda vídeos institucionais e promocionais a serem transmitidos aos seus clientes no interior das Lojas junto aos locais de pagamento. Deste modo, os clientes da bp, passam a ter uma percepção rápida das principais campanhas que estão em vigor nos postos, de modo a poderem beneficiar das mesmas.
A emissão é diferenciada em função da tipologia dos postos de abastecimento da bp, nomeadamente:
- Postos com loja Pingo Doce
- Postos Sem Cafetaria
- Localização Estratégica (Auto-Estradas, ICs, …)
A diferenciação da emissão, acontece não só a nível dos conteúdos transmitidos em cada um destes grupos de terminais, como também nos próprios preços promocionais que são apresentados para a mesma campanha.
Uma vez que as as emissões são apresentadas junto dos locais de pagamento, é conseguido ainda um dos benefícios chave do Digital Signage, que é o da diminuição da perceção do tempo de espera nas filas, já que se torna muito menos aborrecido esperar numa fila quando se tem algo para assistir, o que leva a que o tempo de espera percebido seja menor.
Vários estudos apontam que nas filas de pagamento, os clientes têm a sensação de uma diminuição do tempo de espera em mais de um terço (~ 35%) quando as empresas adotam sistemas de Digital Signage. Assim, será de esperar a melhoria da experiência global por parte dos clientes da bp sempre que passaram a usar os locais que atualmente passaram a ter o sistema de Digital Signage implementado.
Embora a maioria dos ecrãs já estivessem colocados nos postos, vários deles encontravam-se danificados pelo que tiveram de ser substituídos. Devido ao facto da nova emissão ter o formato horizontal, foi ainda necessário realizar-se a rotação dos ecrãs já existentes, uma vez que se encontravam na vertical.
Em cada ecrã ficou acoplado um player Windows com o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net.
Conforme inicialmente referido, o projeto contou com uma fase Piloto inicial, onde o sistema foi instalado em apenas 5 locais de abastecimento, de modo à bp perceber com maior rigor o tipo de conteúdos a serem apresentados nos ecrãs e também a familiarizar-se com a dinâmica da gestão do canal, através do software de Digital Signage World VDS.