Grande parte da publicidade tradicional (na sua forma de impressão) está a ser substituída pelo Digital Signage, tendo como objetivo a atração e satisfação do cliente. Salvo raríssimas exceções, a sinalização impressa é praticamente sempre de uso único, e nela inclui-se os outdoors e posteres, que são descartados após um período curto. O Digital Signage por outro lado, oferece uma grande flexibilidade, com a possibilidade de serem transmitidas informações variadas, através de um conteúdo altamente envolvente e sempre atualizado, atraindo a atenção dos consumidores para sua adoção. Além disso, são fáceis de serem geridos, quando comparado aos anúncios tradicionais, podendo ainda serem facilmente diferenciados por exemplo pela região onde são transmitidos, e serem atualizados em tempo real em função da alteração da disponibilidade dos produtos anunciados.
Entre os vários benefícios do Digital Signage, está o fato de que, de acordo com a extreme media, os monitores digitais capturaram 400% mais visualizações do que os ecrãs estáticos, bem como o fato de que 4 em 5 marcas terem identificado um aumento de 33% nas suas vendas após a utilização do Digital Signage.
Face a esta realidade, de acordo PQ Media, a publicidade DOOH (Digital out-of-home) foi responsável por 28,3% de todos os anúncios fora de casa (OOH) em 2019, havendo a previsão de um aumento de 38,3% até 2023. Além disso, DOOH foi o principal impulsionador do crescimento da publicidade OOH em todo o mundo em 2019, que foi de 10%
O estudo publicado pela OAAA (Out of Home Advertising Association of America), indicou a receita dos anúncios OOH em 2017 de $7.7 Biliões, estando no top dos 10 dos anunciantes a Apple, o Google e a Amazon.
Nos Estados Unidos os gastos em publicidade DOOH previstos em 2019 foram de $4,5 biliões. De acordo com um artigo da Adage, “Zenith prevê que o DOOH crescerá mais rápido globalmente do que todos os outros métodos de compra, e a PricewaterhouseCoopers prevê que as receitas de publicidade DOOH ultrapassem os gastos com média tradicional já em 2020, crescendo a uma taxa de 15% ao ano nos próximos quatro anos”.
No Reino Unido, um dos maiores mercados de Digital Signage na Europa, de acordo com a Campaign, os britânicos viram até 1,1 biliões de anúncios DOOH durante uma semana, sendo que os números aumentaram 36% em relação ao ano anterior, o que reforça o enorme crescimento do Digital Signage no país em 2019.