O mercado de digital signage encontra-se em crescimento acelerado e vai continuar a crescer ao longo dos próximos anos, originando com ele muitas novas oportunidades de negócio.
O CAGR (Compound Annual Growth Rate), indicador da Taxa de Crescimento Anual Composta, é apontado como sendo de 8,0% entre 2019 a 2025, segundo um estudo Grand View Research de 2019, onde se estima que o mercado global do digital signage passe dos 20 biliões de dólares de 2019 para os 31,71 biliões em 2025.
Segundo este estudo, o mercado da América do norte será de 10 biliões de dólares, o da Ásia de 9,14 biliões, ficando o continente europeu entre estes 2 continentes com um valor que rondará os 9,5 biliões de dólares.
Todos os estudos de mercado dão suporte a este fato, havendo apenas ligeiras oscilações no valor do CAGR, em função do período previsto bem como da data do estudo. Seguem-se algumas destas das taxas de crescimento globais de mercado apontadas por 3 dos principais estudos de mercado realizados em 2019:
- CAGR de 8,20% de 2020 até 2024, segundo a Technavio
- CAGR de 8,63% de 2020 até 2025, segundo a Mordor Intelligence
- CAGR de 8,0% entre 2019 a 2025, segundo a Grand View Research
Numa previsão mais longínqua efetuada pela Grand View Research, o CAGR apresentará um valor de 7,9% entre 2020 e 2017, estimando um valor de mercado global de 36,79 biliões de dólares em 2027, o que indica que será uma década de pleno crescimento para o Digital Signage. Segundo este estudo, o continente Asiático testemunhará um CAGR de 9,4% entre 2020 e 2027.
Valor do mercado de Digital Signage, 2016-2027 (receita em milhões de dólares)

Valor do mercado de Digital Signage nos EUA, por tipo, 2016-2017 (biliões de dólares)

Na Europa, segundo um estudo sobre o crescimento do digital signage efetuado pela Mordor Intelligence, o valor do CAGR é ainda mais otimista, apresentando um valor de 15.6% para o período de 2019-2024, estando previsto o grande salto do crescimento para 2023. É de referir que os países europeus atualmente com a maior quota de mercado, são respetivamente: o Reino Unido, Alemanha, França e Espanha.
Mercado Europeu de Digital Signage (receita em milhões de dólares, 2018-2024)

A nível mundial, segundo o estudo da Technavio, baseado na análise de várias regiões e a sua contribuição dentro do mercado global do digital signage, a estimativa é que os países que mais expressão irão ter para a receita global serão os EUA, China, UK, Canadá e Japão.
Diminuição Custo das soluções de Digital Signage: Fator Chave associados ao Crescimento
Entre os vários fatores associados ao grande crescimento do Digital Signage nos últimos anos, destaca-se a grande redução do custo que as soluções globais passaram a ter, fruto de uma redução muito significativa dos custos de hardware.
Não faz muitos anos, que os projetos de Digital Signage eram reservados apenas a estabelecimentos de entretenimento de alto nível ou empresas de elevado capital. Nos dias de hoje, muito mudou, e é cada vez mais usual a visualização de ecrãs promocionais com excelente aparência em qualquer loja local ou restaurante, seja para mostrar um menu digital estático ou fazer um uso mais proveitoso com uma solução interativa .
Dentro desta diminuição drástica de custos de hardware, estão a diminuição dos custos dos ecrãs bem como dos players que se ligam aos ecrãs, a gerirem os conteúdos a serem transmitidos, através do seu software de Digital Signage que comunica com o CMS (Content Management System ou o gestor de de conteúdos).
O paradigma recente da tecnologia System on Chip (SoC), tem sido ainda responsável por uma diminuição maior destes custos, já que através da mesma, os ecrãs de Digital Signage passaram a ter um media player embutido, deixando de ser necessário a utilização de um hardware externo ao ecrã para correr o software. Para além da eliminação do custo com a necessidade da aquisição de um player adicional, há ainda uma diminuição de custo não só a nível da instalação (por se tornar mais simples), como também a nível de manutenção, pois passa a haver menos um dispositivo no sistema a se ter de gerir e dar manutenção.
A título de exemplo, o software World VDS de Digital Signage da Amplitude Net que já estava disponível para vários sistemas como por exemplo Windows, Android, Linux e Raspberry Pi , foi recentemente expandido de modo a ficar compatível com as TVs dos principais fabricantes que têm a tecnologia SoC, como por exemplo a Samsung , LG e a Philips, deixando assim de ser necessário a utilização de hardware externo ao ecrã para correr o software World VDS , sempre que existam este tipo de ecrãs.
Com este avanço, o nosso software WorldVDS tornou-se no único software de Digital Signage a nível mundial, que pode ser utilizado nativamente nos ecrãs SoC, que também está disponível para múltiplas plataformas, como Windows, Android e Linux, no qual também inclui o Raspberry Pi , que atualmente é o hardware mais barato do mundo capaz de ser usado para Digital Signage (pois os softwares orientados ao Raspberry Pi, apenas o fazem para este dispositivo, pelo fato das especificações deste hardware serem bastante particulares e limitativas).
O Crescimento da Publicidade no Digital Signage
Grande parte da publicidade tradicional (na sua forma de impressão) está a ser substituída pelo Digital Signage, tendo como objetivo a atração e satisfação do cliente. Salvo raríssimas exceções, a sinalização impressa é praticamente sempre de uso único, e nela inclui-se os outdoors e posteres, que são descartados após um período curto. O Digital Signage por outro lado, oferece uma grande flexibilidade, com a possibilidade de serem transmitidas informações variadas, através de um conteúdo altamente envolvente e sempre atualizado, atraindo a atenção dos consumidores para sua adoção. Além disso, são fáceis de serem geridos, quando comparado aos anúncios tradicionais, podendo ainda serem facilmente diferenciados por exemplo pela região onde são transmitidos, e serem atualizados em tempo real em função da alteração da disponibilidade dos produtos anunciados.
Entre os vários benefícios do Digital Signage, está o fato de que, de acordo com a extreme media, os monitores digitais capturaram 400% mais visualizações do que os ecrãs estáticos, bem como o fato de que 4 em 5 marcas terem identificado um aumento de 33% nas suas vendas após a utilização do Digital Signage.
Face a esta realidade, de acordo PQ Media, a publicidade DOOH (Digital out-of-home) foi responsável por 28,3% de todos os anúncios fora de casa (OOH) em 2019, havendo a previsão de um aumento de 38,3% até 2023. Além disso, DOOH foi o principal impulsionador do crescimento da publicidade OOH em todo o mundo em 2019, que foi de 10%
O estudo publicado pela OAAA (Out of Home Advertising Association of America), indicou a receita dos anúncios OOH em 2017 de $7.7 Biliões, estando no top dos 10 dos anunciantes a Apple, o Google e a Amazon.
Nos Estados Unidos os gastos em publicidade DOOH previstos em 2019 foram de $4,5 biliões. De acordo com um artigo da Adage, “Zenith prevê que o DOOH crescerá mais rápido globalmente do que todos os outros métodos de compra, e a PricewaterhouseCoopers prevê que as receitas de publicidade DOOH ultrapassem os gastos com média tradicional já em 2020, crescendo a uma taxa de 15% ao ano nos próximos quatro anos”.
No Reino Unido, um dos maiores mercados de Digital Signage na Europa, de acordo com a Campaign, os britânicos viram até 1,1 biliões de anúncios DOOH durante uma semana, sendo que os números aumentaram 36% em relação ao ano anterior, o que reforça o enorme crescimento do Digital Signage no país em 2019.
A Segmentação do Mercado do Digital Signage
O mercado do Digital Signage está totalmente fragmentado por um grande conjunto de empresas que partilham a receita do mesmo. O universo global deste mercado é amplo e é por norma segmentado mediamente os seguintes fatores:
Por Componente:
- Hardware: Neste segmento estão incluídos todos os sistemas na forma de painéis/ecrãs de exibição, reprodutores de multimédia, suportes e outros acessórios
- Software: incluem o software independente necessário a automatizar o conteúdo a ser exibido no Digital Signage
- Serviços: incluem a integração, instalação, manutenção, filmagem, edição e consultoria
Por Tecnologia:
- LCD: Digital Signage que usa monitores de cristal líquido (LCD)
- LED: Digital Signage usa visores baseados em diodo emissor de luz (LED)
- Projeção: Digital Signage que combina conteúdo de primeiro plano com conteúdo de fundo pré-filmado
Por Conteúdo:
- Notícias
- Tempo
- Desporto
- Saúde e Bem Estar
- Conteúdo de Mercados Verticais
Por Tamanho:
- menos de 32”
- de 32” a 52”
- Mais de 52”
Por Localização:
- Interior: Soluções de Digital Signage usados para marketing e publicidade em instalações ou locais fechados, como shoppings, lojas de retalho, showrooms, escritórios corporativos, dentro de instalações de saúde e hospitais, hotéis, restaurantes e entre outros.
- Exterior (DOOH): Soluções de Digital Signage similares ao ponto anterior, mas usados em locais abertos.
Por Região:
- América do Norte
- Europa
- Ásia-Pacífico
- América do Sul
- Médio Oriente e África
Por Tipo:
- Video walls
- Ecrãs
- Ecrãs de LED transparentes
- Posters digitais
- Quiosques
- Outras (os outros produtos de Digital Signage incluem menus e outdoors)
Por Aplicação (ou Mercado)
- Retalho (O digital signage é usado nas lojas e supermercados, principalmente para exibir anúncios e preços)
- Corporativo (O digital signage é usado dentro das empresas, principalmente para exibir as novidades aos colaboradores, bem como KPIs, divulgação de Eventos e apresentar conteúdo motivacional)
- Indústria (O digital signage é usado dentro nas indústrias, principalmente para exibir as indicadores de produtividade, notícias da companhia e cuidados gerais)
- Educação (O digital signage é usado nas Escolas, Universidades e Infantários, principalmente para apresentar horários, informações das aulas, divulgar trabalhos dos alunos, eventos previstos e novidades)
- Saúde (O digital signage é usado nas Farmácias, Clínicas e Hospitais, principalmente para exibir anúncios, informações de pacientes e médicos e divulgar cuidados de saúde)
- Restaurantes (O digital signage é usado nos Restaurantes, principalmente para apresentação de menus e promoções)
- Hotéis (O digital signage é usado nos Hotéis, principalmente para fins publicitários, promoção de serviços e sistema de navegação)
- Entretenimento (O digital signage é usada em teatros, auditórios, cinemas e outros setores de entretenimento para anunciar o conteúdo de entretenimento e atividades promocionais)
- Estádios (O digital signage é usado nos Estádios, principalmente para fins publicitários, promoção de serviços e sistema de navegação)
- Ginásios e SPAs (O digital signage é usado principalmente para fins publicitários, promoção de serviços e horários das aulas)
- Transporte: (O digital signage é usado através de painéis digitais, monitores e quiosques interativos são usados nos transportes principalmente para propaganda, e indicações de horários)
Uma vez que a Amplitude Net é detentora do software World VDS de Digital Signage que pode ser utilizado num variadíssimo universo de ecrãs e media players, apresentamos soluções para todas estas segmentações indicadas, possuindo vários casos de estudo de referência para uma grande parte dos mesmos.
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- Research And Markets (Março 2020): Global Digital Signage Market (2019 to 2027) – by Product, Application & Industry Vertical
- Grand View Research (Maio 2019): Digital Signage Market Size Analysis Report By Type, By Component, By Technology (LCD, LED, Projection), By Application, By Location, By Content Category, By Size, By Region, And Segment Forecasts, 2019 – 2025
- Technavio (Janeiro 2020): Digital Signage Market by Application, Product, and Geography – Forecast and Analysis 2020-2024
- Grand View Research (Maio 2019): Digital Signage Market Size Worth $31.71 Billion by 2025 | CAGR: 8.0%
- Mordor Intelligence (2019): DIGITAL SIGNAGE MARKET SIZE – GROWTH, TRENDS, AND FORECAST (2020 – 2025)
- Mordor Intelligence (2019): Europe Digital Signage Market – By Product (Kiosks, Menu Boards, Bill Boards, Sign Boards), Type (Hardware, Software, Services), Applications (Commercial, Industrial, Institutional, Infrastructure), Geography, Trends, Forecast – (2020 – 2025)
- Digital Signage Federation (Marco 2019): Hawaii-based Bright Light Digital leverages digital signage’s growth in restaurant industry
Publicado em: 02-12-2020
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