A Elo Farma é uma rede nacional de apoio às farmácias com o objetivo de criar melhores soluções e oportunidades para as mesmas.

O seu crescimento tem sido elevadíssimo e os números falam por si. Em 2013 a Elo Farma contava apenas com 12 farmácias, no entanto em 2016 eram já 138 farmácias, tendo em 2020 ultrapassado as 210 farmácias da sua rede. Na base do seu sucesso está uma elevada qualidade de serviço, assente no rigor, transparência, e confiança nas parcerias e relações estabelecidas.

As farmácias que têm acreditado no projeto da Elo Farma, usufruem de condições comerciais mais competitivas, formação, acesso a parceiros de referência e ferramentas de gestão, serviços de marketing e muito, muito mais.

 

Elo Farma TV – A Solução de Digital Signage nas Farmácias da Rede

Com o objetivo de uma melhoraria continua da eficácia da comunicação das farmácias com o seus clientes/pacientes, dentro da sua estratégia digital para 2017, foi adotado o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net, possibilitando às farmácias uma reação muito rápida da sua comunicação de acordo com as exigentes necessidades do mercado.

Até ao momento o sistema de sinalética digital já se encontra em funcionamento em cerca de 130 farmácias, tendo-se verificado anualmente a entrada de cerca de 40 novas farmácias.

Para a materialização desta nova estratégia de comunicação digital, estão a ser colocados ecrãs de 43’’ no interior das farmácias e ecrãs de 55’’ na montra com uma disposição vertical.

Há ainda farmácias que têm vindo a integrar os seus sistemas de filas de espera diretamente nas emissões que passam nas TVs do interior, uma vez que o software de Digital Signage da Amplitude Net já se encontra preparado para integrar com os principais sistemas de filas de espera do mercado.

As emissões dos ecrãs das montras diferenciam-se das do interior das farmácias, e uma vez que as necessidades das farmácias variam radicalmente em função da sua localização do país, há ainda uma comunicação diferenciada em função da sua localização geográfica. Um exemplo paradigmático desta diferença de necessidades, é o fato das elevadas discrepâncias da temperatura que existem entre o norte e o sul do país, originarem uma diferença muito grande nas gripes que se fazem sentir em cada local.

Através do software de Digital Signage (e TV Corporativa) da Amplitude Net, a Elo Farma consegue também encurtar ao máximo o tempo da colocação de cartazes com mensagens publicitárias nas farmácias. Com uma gestão remota totalmente flexível via Web, a Elo Farma, pode a qualquer altura alterar automaticamente a informação que passa nos ecrãs de todas ou de qualquer farmácia, o que constitui uma grande mais valia não só para as farmácias como também para os laboratórios e pacientes.

Em 2020 a Elo Farma passou a usufruir do upgrade tecnológico efetuado na solução World VDS de Digital Signage, que passou a correr nativamente nos principais ecrãs profissionais do mercado, deixando assim de ser necessário haver um player adicional associado ao ecrã. Tal avanço, para além de tornar a solução mais barata, ainda simplifica a sua instalação nas farmácias bem como a manutenção de todo o sistema. Atualmente o World VDS está preparado para correr nos ecrãs da Samsung, LG e Philips (para além de também correr em máquinas Windows, Android e Raspberry Pi).

 

Mais Benefícios do Digital Signage nas Farmácias

Para além da já referida possibilidade de atualização dos conteúdos em tempo real, que minimizam os custos associados a toda logística da disseminação de posters e brochuras promocionais, no contexto das farmácias as soluções de digital signage são apontadas também como tendo complementarmente os seguintes benefícios principais:

  • Aumento das Vendas: Os ecrãs de digital signage espalhados nos locais apresentando produtos, promoções e campanhas, despertam uma maior atenção aos clientes e ajudam nas compras. Pelo estudo da InfoTrends, são estimados aumentos até 31,8% no volume global das vendas dos estabelecimentos que utiliza a tecnologia de Digital Signage.
  • Diminuição da perceção do tempo de Espera: Através da utilização de ecrãs digitais nos postos de pagamento, os clientes têm a sensação de uma diminuição dos tempos de espera nas filas, em mais de um terço (35%). Segundo um estudo realizado pela Lavi Industries, se houver no ecrã um sistema de gestão de filas integrado, esta sensação do tempo de espera pode ser reduzida até 40%.
  • Informação e Fidelização dos Clientes: Para além do anuncio de produtos, o fornecimento de informações úteis aos clientes é igualmente valioso, ao ponto do cenário atual de marketing estar focado no conteúdo. Dentro deste contexto, comunicações de prevenção de doenças têm sido levadas cada vez mais levadas a cabo pelas farmácias, sendo muito valorizadas pelos utentes, de modo a estes saberem como agir em determinadas situações. Assim, a conquista e fidelização do cliente à marca, pode ser facilitada através desta forma, em que lhe é feito chegar conteúdos valiosos (não estando os mesmos diretamente relacionados a um produto ou serviço).

 

Mais sobre a Rede de Farmácias Elo Farma

Dentro do universo de soluções que foram criadas pela Rede Elo Farma para as farmácias destaca-se também a “Academia Elo Farma”, um programa destinado à formação de estratégias para otimizar a comunicação entre o farmacêutico e o cliente, orientado a gestores e equipas das farmácias.

A academia cobre variados temas como Ferramentas Financeiras, Técnicas de vendas, Cross e Upselling, Gestão de Categorias, Motivação de equipas, Marketing e Comunicação e Planos de Negócios.

As farmácias que integram a rede Elo Farma têm acesso à formação gratuitamente graças ao apoio dos parceiros envolvidos.

 

As soluções da Amplitude Net vão muito além dos sistemas tradicionais de Sinalética Digital

Para discutir como o Software World VDS poderá proporcionar uma experiência de excelência de Sinalética Digital, fale hoje connosco

Translate »