Embora o termo de Endomarketing tenha já tenha sido introduzido na década de 90, é um termo que popularizou mais nos últimos anos e que pode ser entendido como as ações de Marketing voltadas para dentro da empresa, com o objetivo de vender internamente aos seus colaboradores a imagem, ideias e marca da empresa.
Embora o Endomarketing seja frequentemente designado de forma errada como “Marketing Interno”, ambos têm vários aspetos em comum, sendo o principal o seu público alvo ou a sua audiência chave, que são os colaboradores das empresas.
Ao contrário do “Marketing interno”, o Endomarketing está associada a uma forte componente comercial, e está assente em técnicas e estratégias do marketing tradicional que são aplicadas ao seu público interno. Tem assim como objetivo tornar os colaboradores das empresas em verdadeiros difusores da marca, e ainda defensores do propósito e do que a empresa oferece.
Através desta conquista dos colaboradores pelas empresas, os mesmos ganham a sensação de pertencerem a algo de superior, dando assim às empresas uma melhor ligação às suas equipas, originando melhores desempenhos por parte destas, para além de ainda ajudarem a:
- Promover a sua marca
- Aumentar a sua visibilidade no mercado
- Melhorar os resultados globais da empresa
Pode-se assim dizer que o endomarketing apenas se inicia quando os funcionários passam a ser considerados o primeiro mercado interno para as empresas, onde os mesmos passam a ser vistos como aliados ao sucesso do negócio e não como mera força de trabalho remunerado.
O Marketing interno, também conhecido como comunicação interna, está relacionado com as ações de treino ou qualificação dos colaboradores das empresas com o objetivo de prestarem um melhor serviço global, quer ao cliente final (o consumidor), quer à própria empresa, fazendo com que o ambiente de trabalho seja melhor, e assim se consegua aumentar a retenção de talentos.
Deste modo, o Marketing interno está associada na prática dentro das empresas de toda a comunicação entre a organização e os seus colaboradores, havendo um caráter social, que preza sempre pelo relacionamento interpessoal, através de uma comunicação uniforme que compartilhe com todos os colaboradores a cultura da empresas.
Em resumo, pode-se afirmar que se no endomarketing o funcionário é visto do ponto de vista do cliente, no marketing interno a empresa tem o objetivo de conseguir a sua transformação em colaborador.