Uma Solução Inovadora de Comunicação Interna na Lipor

A Lipor, empresa de gestão de resíduos, implementou o World VDS Communicator, uma solução de comunicação interna integrada no Microsoft Teams, para melhorar a comunicação com os seus colaboradores. Este case study detalha os objetivos, desafios, resultados e lições aprendidas durante o processo.

Introdução

Com uma força de trabalho de 220 funcionários, a Lipor, procurava uma solução para melhorar a comunicação interna e alcançar todos os colaboradores de maneira eficiente e direta. A implementação do World VDS Communicator ofereceu uma plataforma que integrava as comunicações diretamente no ambiente do Microsoft Teams, já familiar para os funcionários.

Propósito do Projeto

A criação de um canal de comunicação alinhado aos novos tempos e formatos de trabalho, que alcance os colaboradores de forma mais ágil, direta e objectiva, em tempo real e onde estiverem.

Porquê no Microsoft Teams?

Por ser esta uma plataforma de trabalho com cada vez mais protagonismo dentro das médias e grandes empresas, ou seja, que já é utilizada no dia-a-dia de grande parte dos colaboradores, eliminado esforço destes em aderirem à novas ferramentas, assim como da área de Comunicação Interna em traçar estratégias e planos para implementação de novos canais.

O Case Study

O projeto de implementação desta ferramenta na Lipor teve início num piloto. A empresa, dividida igualmente entre operações e escritórios, visava alcançar 110 colaboradores que já utilizavam o Microsoft Teams no dia a dia.

No acompanhamento do projeto foram realizadas reuniões semanalmente, para avaliar os resultados da semana anterior, realizar o planeamento da semana seguinte, fazer a colaboração de sugestões e dar feedbacks.

Tinha-se como objetivo do piloto:

  • Validação técnica geral e sugestões de melhorias
  • Validação conceitual, medição do impacto na comunicação
  • Sugestões de melhorias
  • Desenvolvimento conjunto deste case study para posterior go-to-market

Durante a implementação, alguns desafios técnicos foram encontrados, mas rapidamente ultrapassados. Além disso, feedbacks dos utilizadores finais indicaram a necessidade de melhorias, prontamente atendidas pela equipa da Amplitude Net.

De destacar os pontos positivos indicados pela Lipor:

1. De fácil compreensão e utilização das funções
2. É um canal que não depende de novas instalações por parte dos colaboradores
3. Permite algum nível de medição de resultados
4. Permite o envio de mensagens exclusivas
5. Permite alcançar também as pessoas que estão no escritório, mas às quais não são alcançadas pela Televisão
6. Para conteúdos específicos e direcionados, alcançar em tempo real as pessoas, onde elas estiverem

Feeedback de Utilizadores

“As possibilidades que o backoffice permite são enormes, estando já num nível de automatismo muito elevado, o que facilita a gestão e o planeamento de conteúdos para as Equipas de Comunicação. Estas Equipas têm de forma simples e muito intuitiva um elevado controlo sobre toda a grelha de programação da App, permitindo uma comunicação mais assertiva.” referiu Nuno Barros, da Comunicação e Sustentabilidade na LIPOR.

Sónia Pereira, também do departamento de Comunicação e Sustentabilidade constatou - “A TV Teams demonstrou ser uma ferramenta que permite uma comunicação mais incisiva em que se estabelece um elo de ligação com o colaborador/cliente interno de forma mais focada. Ao mesmo tempo, permite uma comunicação imediata em caso de necessidade, reforçada com a utilização cada vez maior do próprio MsTeams.”

Comentários adicionais de quem utiliza e consulta:

  • "Tudo já previamente planeado e calendarizado no console do World VDS, sem qualquer necessidade de intervenções manuais diárias."
  • “Acho que está excelente e os conteúdos estão bem criados. Não tenho sugestão a acrescentar.”
  • “Considero a ideia da Lipor TV no MS Teams excelente.”
  • “Acho uma boa iniciativa! quanto ao nº de conteúdos, deixo ao vosso critério. Parabéns e obrigada.”

Sobre a Lipor

A LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto – foi fundada em 1982 como Associação de Municípios dedicada à gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos. Trata todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes. Com um compromisso forte com a sustentabilidade e a inovação, a Lipor busca constantemente melhorar suas operações e comunicação interna para melhor servir a comunidade e seus colaboradores.

Conclusão

A implementação do World VDS Communicator na Lipor demonstrou ser uma solução eficaz para melhorar a comunicação interna, atingindo até 80% dos colaboradores  diariamente. Os desafios enfrentados e as melhorias sugeridas ao longo do projeto proporcionaram uma aprendizagem valiosa, posicionando a Lipor na vanguarda das práticas de comunicação interna. Esta experiência reafirma a importância de plataformas integradas e eficientes para a partilha de informação nas organizações modernas.

A Lipor, através da implementação do World VDS Communicator, conseguiu otimizar a comunicação interna, alcançando os colaboradores de forma direta e eficiente. As lições aprendidas e as melhorias implementadas, ao longo do projeto, mostram a importância das soluções tecnológicas inovadoras para a comunicação no ambiente corporativo.

Comunicação interna com o World VDS Communicator na Lipor
Categorias

Artigos recentes

Melhore a experiência da sua marca com a nossa solução de Digital Signage.