Inovação na Comunicação nas Autarquias: O Digital Signage chega às Empresas Municipais

A Câmara Municipal do Porto selecionou o software de Digital Signage World VDS da Amplitude Net, para dar início ao seu canal de TV a ser emitido em ecrãs localizados em pontos municipais importantes, como a Loja do Munícipe, o Intermodal de Campanhã, Ágora Porto Lazer, Domus Social, Paços do Conselho ou o Edifício dos Correios.

Os ecrãs estão estrategicamente posicionados juntos de várias áreas comuns de serviços públicos, nomeadamente nas entradas dos edifícios, salas de espera ou lojas de apoio, sendo a emissão maioritariamente constituída por:

  • Últimas notícias da Câmara Municipal do Porto;
  • Vídeos institucionais;
  • Informações específicas sobre as várias empresas Municipais;
  • Anúncios publicitários.

Toda a dinâmica associada às últimas notícias apresentadas nos ecrãs, tem um esforço de gestão próximo do nulo, já que as mesmas são provenientes de uma integração com um sistema de informação já existente na Câmara Municipal do Porto.

Complementarmente, ultrapassou-se também um outro desafio inicial, ao se disponibilizar numa única plataforma, a capacidade de cada uma das diferentes empresas municipais, conseguir efetuar de forma autónoma, a gestão dos seus conteúdos a aparecer nos ecrãs existentes nos seus espaços (aos quais se juntam os conteúdos gerais da Câmara).

A versatilidade do software de digital Signage World VDS, foi ainda relevante ao conseguir minimizar a complexidade da emissão associada há existência de dois formatos distintos, fruto de haver ecrãs colocados na vertical como também na horizontal.

Através desta solução integrada, a Câmara Municipal do Porto, passa assim a conseguir comunicar de forma eficaz, as suas atividades, eventos e notícias, nos locais das várias empresas municipais da Câmara, transmitindo uma imagem de modernidade a todos os visitantes dos seus espaços.

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A primeira ligação da Amplitude Net com a Câmara do Porto, ocorreu há cerca de 15 anos, num projeto bastante inovador para a altura, a TV Porto. Esse projeto, tinha como objetivo informar os munícipes e todos os interessados sobre a atividade da Câmara e da Cidade, de uma forma atualizada e em tempo real, através de um Portal online, onde para além do acesso a todo o arquivo de vídeos produzidos no contexto da Câmara, havia também a transmissão em direto dos grandes eventos realizados, como por exemplo a visita do Papa Bento XVI em 2010 ou os Circuitos da Boavista para as provas do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC).

 

Vantagens do Digital Signage nas Câmaras Municipais e Setor Público

Para além da Câmara Municipal do Portugal, várias outras autarquias têm vindo a adotar o sistema de Digital Signage da Amplitude como por exemplo o caso das Câmaras de Sabugal, Vagos ou Grândola.

Todos estes projetos desenvolvidos, têm o objetivo de conseguirem uma maior aproximação das Câmaras junto dos seus habitantes, através da divulgação de um serviço informativo atualizado, moderno e eficaz, que cativa e envolve os visitantes dos seus espaços.

Entre as muitas vantagens que o Digital Signage pode trazer às Câmaras Municipais e ao Setor Público são destacadas as seguintes:

  • Atualizações em Tempo Real: O digital signage possibilita a disseminação instantânea de informações, permitindo que órgãos governamentais forneçam atualizações a qualquer momento, geridas de qualquer lugar;
  • Auxiliar e informar: Apresentação de vídeos ou imagens (ou apenas sinais digitais) com informações que ajudam os visitantes a terem uma melhor experiência na utilização de um serviço, de forma a se minimizar o erro e acelerar os processos, já que se pode transmitir exatamente o que se deve fazer;
  • Sinais de Segurança e Alertas de Emergência: Sinais de segurança são essenciais para informar o público em geral sobre possíveis perigos e medidas a serem adotadas. Esses sinais comunicam de forma eficaz informações importantes como alertas sobre perigos. Em caso de situações de emergência, a eficácia pode ainda ser maior, através de uma rápida disseminação de alertas com a indicação de rotas seguras. Ao se promover a conscientização e compreensão dos protocolos de segurança, haverá a contribuirão para um ambiente mais seguro para todos;
  • Escalabilidade: Uma excelente característica dos sistemas modernos de digital signage como o World VDS, é a sua incrível adaptabilidade na gestão de qualquer número de ecrãs. Mesmo começando com poucos, pode-se vir a adicionar quantos mais ecrãs forem desejados, e efetuar a sua gestão total a partir de uma interface único central. Isso significa que se pode criar uma lista de reprodução padrão de conteúdo para todos locais de um sector específico, mas depois adicionar toques individuais para cada um, simplesmente inserindo um slide específico para aquele ecrã em particular;
  • Redução de Custos: Embora haja um custo inicial associado à modernização para o formato digital, o investimento é recuperado a médio/longo prazo, pois como os sistemas de digital signage são muito mais económicos de gerir e manter, a atualização acabará na realidade, economizar dinheiro. Isso ocorre principalmente porque o conteúdo pode ser atualizado sem a necessidade de se ter de reproduzir ou redistribuir materiais impressos. Em locais com uma grande rotatividade da informação a ser apresentada, verifica-se ainda uma forte redução no impacto ambiental, associado à eliminação do material físico que rapidamente tem de ser destruído;
  • Gestão de Filas: A espera em filas é reconhecidamente uma das coisas mais irritantes que pode haver. O digital Signage, pode ajudar a tornar essa experiência mais agradável (ou menos dolorosa) para os visitantes, comunicando em tempo real não só os números que estão a ser chamados, como a capacidade de fornecer direções e indicar os tempos de espera estimados, enquanto são apresentados vídeos para distrair as pessoas durante o período de espera. Estudos demonstram que este método reduz o tempo de esperapercebido em 35%;
  • Wayfinding: As pessoas quando entram em espaços municipais, hospitais e afins, muitas vezes têm dificuldade em se orientar para chegar onde precisam. O digital signage pode cumprir a função de guia de orientação para ajudar os visitantes a chegar onde precisam de maneira mais eficaz. Não há nada melhor do que chegar a um lugar e conseguir descobrir para onde ir, sem precisar pedir ajuda ou parecer perdido, através de displays interativos dinâmicos que permitem aos visitantes pesquisar, visualizar mapas e muito mais.
Comunicación digital pública