O canal de corporate TV do Grupo EDP, denominado edpON tornou-se em 2008 o maior canal de TV Corporativa em Portugal (e um dos maiores a nível mundial), apresentando emissões diferenciadas com os acontecimentos e temas que marcam a atualidade da empresa, em centenas de ecrãs espalhados nas instalações de 13 países do grupo.
Desde a sua criação, o canal de TV Corporativa tem sido considerado com frequência o melhor canal de TV Corporativa em Portugal pela APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) e pelos >Prémios de Comunicação M&P (Meios&Publicidade), tendo também já sido premiado em vários concursos internacionais, como por exemplo o Prémio Aberje na categoria de Mídia Audiovisual atribuído pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e pela FEIEA (Federação Europeia de Comunicação Empresarial).
O Canal de TV Corporativa e de Digital Signage está assente no software World VDS da Amplitude Net, possuindo várias emissões em horários diferenciados, de acordo com o o local e país onde a emissão do canal é transmitida.
Através de uma plataforma Web para traduções de vídeos desenvolvida pela Amplitude Net, a EDP consegue fazer a gestão das legendas dos seus vídeos originais realizados com os seus tradutores. Esta funcionalidade permite simplificar bastante o trabalho de gestão da EDP, pois com o software de Digital Signage World VDS, a EDP apenas carrega um único vídeo para todos os países, ao qual se junta automaticamente a legenda do idioma do país onde o mesmo é transmitido. Assim a EDP não precisa de produzir vídeos diferenciados por cada país em função das diferentes legendas.
O projeto de TV Corporativa conta com um uma equipa totalmente dedicada por parte da EDP, havendo reuniões semanais com um consultor da Amplitude Net no qual são apresentadas novas ideias para a evolução do canal.
O Canal edpON de TV Corporativa era inicialmente apresentado em várias centenas dos ecrãs das salas dos edifícios do grupo, mas com passar do tempo passou a ser apresentado também em:
-
Murais Digitais: com a apresentação de informações internas específicas em vários video walls;
-
Lojas: com a extensão do canal de TV Corporativa do grupo ao público, integrando a emissão apresentada com as informações provenientes dos seus sistemas centrais, como por exemplo as filas de espera;
-
Web TV: Portal de web TV interno para os cerca de 12 mil colaboradores do grupo, com possibilidades de interação online nas emissões em direto dos diversos canais de emissão existentes, bem como acesso a todo o repositório das emissões passadas do grupo;
-
Elevadores: com a concepção de uma solução TV Corporativa para os elevadores existentes nos edifícios do grupo.
A Amplitude Net é responsável por toda a gestão e monitorização do bom funcionamento da emissão, bem como do equipamento associado à mesma, nomeadamente com as TV, players que correm o software World VDS de Digital Signage/TV Corporativa, a existência de internet nos locais e o acompanhamento e suporte nas emissões em direto que são realizadas pelo Grupo, como por exemplo na apresentação de resultados do Grupo e dos vários eventos regulares de referência na agenda empresarial da EDP.
Em 2012 o canal de TV foi estendido com um novo projeto de edpON radio, suportado por uma solução disponível Online, onde passou possível se aceder a todo o historial das várias rubricas de rádio que são diariamente apresentadas.
O posicionamento editorial da EDP – actualidade, globalidade, e personalização – ficou assim partilhado pelos vários meios corporativos do Grupo, nomeadamente a Televisão (através do Canal de TV Corporativa edpON), intranet, rádio e revista.
Em 2014, após uma renovação na imagem do Canal de TV Corporativa, este passou a apresentar uma nova grelha de emissão dos quais são destacadas as seguintes principais rubricas:
-
Rewind: Espaço que visa a voltar atrás no tempo e contar pedaços da história EDP. Utilizando de vídeos antigos, fotos e documentos, a informação é tratada para ser contada uma história, ouvimos os protagonistas da história, que às vezes são levados ao próprio local da ação para contarem a sua história no ambiente original.
-
Hobby: Programa semanal centrado no que os colaboradores fazem nos seus tempos livres, permitindo por exemplo descobrir se os hobbies são iguais em todo o mundo ou se há algumas particularidades culturais. Um programa que foi idealizado para fora de portas, pois há vida para lá do trabalho.
-
Connect: Uma vez que a EDP tem cada vez mais equipas transversais nos seus projectos, nesta rubrica semanal são divulgados os rostos dos vários projectos, dando a conhecer os membros das equipas que os idealizaram e implementam, e os desafios do dia-a-dia que vivem em busca das soluções. Este é assim o programa do canal de TV Corporativa com o maior espírito de equipa apresentando quem faz o quê e a partilha dos sucessos alcançados.
-
Entrevista: Programa semanal com figuras do mundo EDP e convidados especiais. São realizadas grandes e pequenas entrevistas, com o foco no entrevistado, onde são debatidos todos os temas, desde os estruturantes às tendências de mercado, assim existe um local para o comentário da actualidade e reflexão do sector energético.
-
Reportagem: Espaço semanal dedicado a “grandes reportagens” sobre o Universo EDP, com temas que merecem uma atenção especial, havendo assim todas as semanas um tema diferente e uma nova história para se descobrir.
-
N12: Programa realizado no último dia da semana onde é feito o balanço da mesma. Neste noticiário semanal é passado em revista os acontecimentos da semana e faz a antevisão da semana seguinte.
-
Focus: Divulgação das capas dos jornais do dia e as notícias que marcam a actualidade, bem como da abertura da bolsa
-
Global Stock: Espaço diário sobre a análise das principais bolsas mundiais, com informação diária sobre o comportamento dos mercados e o fecho das bolsas.
Nesta renovação gráfica, a nível da Web os sites associados às emissões da TV, rádio e acesso aos seus respetivos arquivos, passaram a ser responsivos de modo a que o grafismo seja adaptado a todos os dispositivos pelos quais são acedidos, nomeadamente Desktop, Mobile e Tablet.
Desde a realização desta renovação, a emissão do Canal de TV Corporativa na sua essência tem vindo a ser ser mantida.