Para além dos enormes benefícios que as empresas poderão retirar com o engagement dos seus colaboradores, através de um sistema de TV Corporativa, que vá passando a informação mais relevante do que vai acontecendo no mundial de futebol, várias outras iniciativas complementares poderão ainda ser realizadas para fortalecer o espírito de equipa nas empresas. Potencia-se que, os colaboradores sejam também promotores da marca e aumentem a visibilidade da empresa no mercado, por exemplo, através de partilhas (em redes sociais) que venham a efetuar. Algumas sugestões são:
1. Flexibilização do horário de trabalho
Esta ação, que se poderá estender posteriormente, poderá dar um grande benefício aos colaboradores, pois oferece a oportunidade dos mesmos conseguirem equilibrar a sua vida profissional com a pessoal, sem grandes complicações. No contexto do mundial, este aspeto poderá ser de especial importância, especialmente com serviços críticos das empresas, pelo que poderá ser criado um balanceamento entre os colaboradores, que não vibram tanto com o futebol, e os que não desejam perder um jogo importante, não se importando posteriormente de compensarem o horário de trabalho, durante o almoço ou num período pós laboral.
2. Assistir aos jogos no trabalho
Caso seja possível, dar a possibilidade para que toda a equipa possa assistir a alguns dos jogos juntos no trabalho. Isso dará a todos a oportunidade de se envolverem e vibrarem com os seus colegas de trabalho em torno da emoção do futebol.
3. Fornecimento de acessórios para adeptos
A entrega de alguns acessórios como cachecóis, chapéus ou bandeiras do país, é uma prática que algumas empresas costumam promover em tempos de mundiais de futebol, onde aproveitam para colocar nos mesmos o logo ou outro elemento gráfico chave da empresa. Esta iniciativa poderá ser relevante na promoção da imagem da empresa em publicações que os colaboradores venham a realizar, ao mesmo tempo que criam componentes de vestuário comuns a todos os colaboradores.
4. Código de vestuário descontraído
A introdução de um código de vestuário descontraído poderá permitir que, colaboradores entrem no espírito do campeonato do mundo, podendo mesmo levar a camisola da seleção do seu país. Para além de se gerarem algumas risadas, dá-se origem a uma atmosfera muito positiva nos locais de trabalho.
5. Disponibilização de "snacks" e bebidas
Para a empresa que está a adotar a política de permitir que, os colaboradores possam assistir a alguns jogos durante o horário de trabalho, certifique-se de criar um pequeno stock de alimentos e bebidas. Para os mais preocupados com a saúde, uma variedade de frutas frescas e frutos secos será suficiente.
6. Criação de áreas especiais
A disponibilização de uma área de estar relaxada, para os colaboradores verem os jogos, poderá ser posteriormente aproveitada para futuros períodos de descanso, no sentido de ajudá-los a relaxar e recarregar as baterias. Ter esse tipo de área no local de trabalho também permitirá, às empresas, estabelecerem um limite entre o trabalho e a diversão, pelo que, os colaboradores entenderão que, assim que se sentarem nas suas secretárias, estarão lá para continuarem com os seus objetivos do dia de trabalho.
7. Concursos
Entre as várias iniciativas que podem vir a ser criadas pelas empresas em torno de passatempos, um dos básicos, será poucos dias antes do mundial ser iniciado, cada colaborador irá introduzir num papel as 3 seleções que chegaram mais longe, havendo depois um sistema de pontos associado a cada uma das posições introduzidas. No final o vencedor poderá vir a ser premiado com a camisola 7 da seleção. Nas situações em que as empresas sejam muito grandes, cada gestor poderá fazer o passatempo com sua equipa de trabalho.
8. Seleção de ouro da empresa
Durante o mundial, lance a campanha “Seleção de ouro” onde no final do mundial, cada colaborador possa indicar qual colega de trabalho (que não seja da sua equipa direta) que se destacou em alguma atitude relacionada com um dos valores da empresa. Depois da contabilização dos votos, as 5 pessoas mais votadas formam a seleção de ouro da empresa, que deverá vir a ser divulgada num placard ou no canal de TV Corporativa, caso a empresa o tenha. A sugestão de não poder votar em alguém da própria equipa direta, permitirá estimular a comunicação e envolvimento dos colaboradores. Tal como na situação anterior, os vencedores, poderão vir a ser premiados com as camisolas personalizadas com o nome dele e o seu número favorito nas costas.