Campeonato do Mundo nas Empresas: TV Corporativa | Catar 2022

O Campeonato do Mundo de 2022 no Catar terá a participação de 32 seleções, que disputarão 64 partidas entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, naquele que será o país mais pequeno de sempre a organizar um Mundial (a área do Catar é 8 vezes menor que Portugal).

De modo às empresas aproveitarem ao máximo, o impato desse grande evento desportivo no envolvimento com os seus colaboradores, o software World VDS de TV Corporativa da Amplitude Net, passou a englobar uma série de novos Widgets, especificamente dedicados ao mundial de futebol, por forma a que o RH e o Endomarketing também possam entrar em campo para melhorarem o ambiente e cultura organizacionais, através dos ecrãs existentes nas suas instalações.

Este desenvolvimento resultou, precisamente, a partir dos desafios lançados por alguns diretores de Recursos Humanos, e de Marketing, de empresas que já têm o seu canal de TV Corporativa suportado pelo software World VDS.

Sobre os novos Widgets do Campeonato do Mundo a passarem no canal de TV Corporativa

Para além de alguns Widgets que já existiam no software, e que já poderiam levar a cabo algumas dinâmicas nos canais de TV Corporativa das empresas, passaram a existir os 4 novos seguintes Widgets específicos para o mundial do Catar:

1) Calendário com os próximos jogos
2) Classificação na fase de grupos
3) Resultados dos últimos Jogos (simulado)
4) Notícias sobre o mundial de futebol

Complementarmente a estes novos widgets, com os já existentes pode-se, por exemplo, também efetuar:

  • Galeria de Fotos, a passar alguns dos bons momentos que, os colegas de trabalho tiveram a ver o último jogo da sua seleção

  • Contagem decrescente para o próximo jogo de Portugal (ou de algum jogo em específico)

Para as empresas que querem ainda ir mais longe e exibirem os jogos chave em alguns dos seus ecrãs, poderá haver uma programação para que, na hora do jogo, os ecrãs deixem de passar o seu canal corporativo e passarem a transmitir o canal onde o jogo será emitido. Esta é, aliás, uma estratégia já usada por alguns dos Centros Comerciais que adotaram o software World VDS na gestão dos seus ecrãs, que anualmente vão acontecendo, nos dias de jogos mais importantes.

O que há de tão especial neste campeonato do mundo do Catar 2022?

Há, efetivamente, uma série de fatores dentro deste mundial de futebol que se diferencia de todos os outros, de modo que o entusiasmo entre os colaboradores deverá ser bastante superior ao que aconteceu nas edições anteriores. Alguns deles são:

  • 1º campeonato do mundo realizado no inverno, o que levará os jogadores chegarem ao torneio num elevado pico de forma;

  • Mercado de trabalho com um número inédito de estrangeiros nas empresas, originando a força de trabalho estar a torcer por vários países diferentes;

  • 2 feriados durante o período do campeonato do mundo (dia 1 e 8 de dezembro) que ocorrem ambos numa 5ª feira, podendo levar vários colaboradores a efetuarem pontes;

  • Nº de colaboradores em regime de Home Office sem precedentes;

  • Várias Inovações tecnológicas introduzidas que começam pela bola, ao possuir um sensor que envia 500 vezes por segundo os seus dados para a sala de controlo de vídeo, de forma a permitir uma deteção muito precisa do ponto de remate e de posições de fora do jogo;

  • Previsão de 1 milhão de espectadores internacionais (o maior número de visitantes de sempre) havendo a estimativa de 1.300 voos diários no país;

  • Último campeonato do Cristiano Ronaldo - o melhor jogador Português de todos os tempos - e possivelmente de Messi, que foram os 2 jogadores que mais marcaram o futebol nas duas últimas décadas;

  • 1º Campeonato do Mundo no Médio Oriente e apenas o segundo em toda a Ásia. A última vez que o mundial da FIFA visitou uma nova região, foi a África do Sul (África) em 2010;

  • Mais de 200 mil milhões de euros de investimento (valor muito superior a qualquer organização desportiva até hoje - e de um valor equivalente à riqueza total produzida por Portugal num ano inteiro). O canal económico Bloomberg dá uma estimativa ainda mais avultada de 300 mil milhões.

Para além destes fatores, outros ainda se associam, devido ao fato da realização do Campeonato do Mundo no Catar estar rodeada de controvérsia, o que dará origem a muitos aspetos polémicos ao longo do mundial de futebol, como por exemplo:

  • Legitimidade de como o Catar conseguiu o torneio;

  • O histórico em direitos humanos do Catar, incluindo preocupações com o tratamento de mulheres, membros da comunidade LGBTQ+ e trabalhadores migrantes;

  • Cerca de 6.750 trabalhadores migrantes que morreram na construção dos estádios;

  • Forte conservadorismo islâmico existente no país, que proíbe, por exemplo, a embriaguez em público (algo bastante comum entre adeptos durante os mundiais de futebol) e criminaliza a homossexualidade;

  • Temperaturas altíssimas, que se fazem sentir nos dias do torneio (levando a todos os estádios estarem equipados com um sistema central de ar condicionado).

Quando se juntam todos estes fatores de interesse, e de polémica, ao fato de cerca de metade dos jogos serem realizados durante o horário de expediente, torna-se percetível o impacto que este megaevento poderá ter nas empresas. Pelo que, caberá às empresas tentarem aproveitar este momento, para que consigam fortalecer o envolvimento com os seus colaboradores, sendo o mais eficazes possíveis.

Horário dos Jogos de Portugal

Portugal está presente no Grupo H que será o último a jogar e os 3 jogos da fase de Grupos serão os seguintes:

  • 24/nov, 5ª feira, 16h: Portugal - Gana

  • 28/nov, 2ª feira, 19h: Portugal - Uruguai

  • 02/dez, 6ª feira, 15h: Portugal - Coreia do Sul

Caso Portugal seja apurado, as eliminatórias decorrerão nos seguintes dias e horários:

  • 8ºs de final: 5 ou 6/dez (2ª ou 3ª), 19h

  • 4ºs de final: 9 ou 10/dez (6ª ou Sábado), 15h

  • Meias finais: 13 e 14/dez (3ª ou 4ª feira), 19h

  • Final: 18/dez, Domingo, 15h

É de notar que, no Catar, são mais 3h do que em Portugal, de maneira que vários jogos ocorrerão às 22h locais, altura em que se fará sentir menos calor.

Os jogos do campeonato do mundo do Catar serão realizados em 8 estádios (inicialmente estavam previstos 12), o menor número desde o Mundial 1978, na Argentina. Estes 8 estádios estão situados em cinco cidades, com distâncias muito curtas entre si, num raio de 55km de distância de Doha, a capital.

Potencialização do Marketing Interno e do Endomarketing nas empresas

Para além dos enormes benefícios que as empresas poderão retirar com o engagement dos seus colaboradores, através de um sistema de TV Corporativa, que vá passando a informação mais relevante do que vai acontecendo no mundial de futebol, várias outras iniciativas complementares poderão ainda ser realizadas para fortalecer o espírito de equipa nas empresas. Potencia-se que, os colaboradores sejam também promotores da marca e aumentem a visibilidade da empresa no mercado, por exemplo, através de partilhas (em redes sociais) que venham a efetuar. Algumas sugestões são:

1. Flexibilização do horário de trabalho

Esta ação, que se poderá estender posteriormente, poderá dar um grande benefício aos colaboradores, pois oferece a oportunidade dos mesmos conseguirem equilibrar a sua vida profissional com a pessoal, sem grandes complicações. No contexto do mundial, este aspeto poderá ser de especial importância, especialmente com serviços críticos das empresas, pelo que poderá ser criado um balanceamento entre os colaboradores, que não vibram tanto com o futebol, e os que não desejam perder um jogo importante, não se importando posteriormente de compensarem o horário de trabalho, durante o almoço ou num período pós laboral.

2. Assistir aos jogos no trabalho

Caso seja possível, dar a possibilidade para que toda a equipa possa assistir a alguns dos jogos juntos no trabalho. Isso dará a todos a oportunidade de se envolverem e vibrarem com os seus colegas de trabalho em torno da emoção do futebol.

3. Fornecimento de acessórios para adeptos

A entrega de alguns acessórios como cachecóis, chapéus ou bandeiras do país, é uma prática que algumas empresas costumam promover em tempos de mundiais de futebol, onde aproveitam para colocar nos mesmos o logo ou outro elemento gráfico chave da empresa. Esta iniciativa poderá ser relevante na promoção da imagem da empresa em publicações que os colaboradores venham a realizar, ao mesmo tempo que criam componentes de vestuário comuns a todos os colaboradores.

4. Código de vestuário descontraído

A introdução de um código de vestuário descontraído poderá permitir que, colaboradores entrem no espírito do campeonato do mundo, podendo mesmo levar a camisola da seleção do seu país. Para além de se gerarem algumas risadas, dá-se origem a uma atmosfera muito positiva nos locais de trabalho.

5. Disponibilização de "snacks" e bebidas

Para a empresa que está a adotar a política de permitir que, os colaboradores possam assistir a alguns jogos durante o horário de trabalho, certifique-se de criar um pequeno stock de alimentos e bebidas. Para os mais preocupados com a saúde, uma variedade de frutas frescas e frutos secos será suficiente.

6. Criação de áreas especiais

A disponibilização de uma área de estar relaxada, para os colaboradores verem os jogos, poderá ser posteriormente aproveitada para futuros períodos de descanso, no sentido de ajudá-los a relaxar e recarregar as baterias. Ter esse tipo de área no local de trabalho também permitirá, às empresas, estabelecerem um limite entre o trabalho e a diversão, pelo que, os colaboradores entenderão que, assim que se sentarem nas suas secretárias, estarão lá para continuarem com os seus objetivos do dia de trabalho.

7. Concursos

Entre as várias iniciativas que podem vir a ser criadas pelas empresas em torno de passatempos, um dos básicos, será poucos dias antes do mundial ser iniciado, cada colaborador irá introduzir num papel as 3 seleções que chegaram mais longe, havendo depois um sistema de pontos associado a cada uma das posições introduzidas. No final o vencedor poderá vir a ser premiado com a camisola 7 da seleção. Nas situações em que as empresas sejam muito grandes, cada gestor poderá fazer o passatempo com sua equipa de trabalho.

8. Seleção de ouro da empresa

Durante o mundial, lance a campanha “Seleção de ouro” onde no final do mundial, cada colaborador possa indicar qual colega de trabalho (que não seja da sua equipa direta) que se destacou em alguma atitude relacionada com um dos valores da empresa. Depois da contabilização dos votos, as 5 pessoas mais votadas formam a seleção de ouro da empresa, que deverá vir a ser divulgada num placard ou no canal de TV Corporativa, caso a empresa o tenha. A sugestão de não poder votar em alguém da própria equipa direta, permitirá estimular a comunicação e envolvimento dos colaboradores. Tal como na situação anterior, os vencedores, poderão vir a ser premiados com as camisolas personalizadas com o nome dele e o seu número favorito nas costas.