Notícias

Redes Sociais de Filmes mais populares

Partilhar:
15 de Maio de 2013
Redes Sociais de Filmes mais populares

No momento já são várias as redes sociais temáticas associadas a filmes.

Para além do IMDb (Internet Movie Database - fundada em 1990 e adquirida pela Amazon em 1998), que é amplamente o maior ponto de encontro social para os fãs de cinema, há muitas outras redes sociais de filmes que valem a pena serem exploradas.

Neste artigo serão comparadas 4 destas redes sociais de filmes (Criticker, FilmCrave, Flickchart e Jaman), ficando de foram muitas outras relevantes como por exemplo: 

  • MUBI.com
  • Trakt.tv
  • FilmAffinity
  • Hulu.com
  • LetterBoxd.com
  • Flixster
  • GetGlue.com
  • iCheckMovies.com
  • AdoroCinema.com (rede social brasileira)
  • Filmow.com (rede social brasileira) 

Segue-se o comparativo entre as 4 redes sociais de filmes selecionadas:


 
REDE SOCIAL 
Criticker FilmCrave Flickchart Jaman
Descrição Resumida
Rede social orientada a pessoas que partilham os mesmos gostos cinematográficos. Após serem avaliados um número significativo de filmes, o site para além de começar a sugerir filmes com a indicação da sua probabilidade de sucesso, começa também a aproximar os membros com gostos similares. Uma lugar para os apaixonados de filmes descobrirem, comentarem e pontuar filmes, sendo os membros pontuados em função da relevância do seu contributo para a rede. Os membros podem ainda gerirem listas e escrever resumos de enredo. Rede social onde os membros vão indicando qual o filme que gostaram mais a partir de 2 que são apresentados, permitindo assim à rede social começar a traçar o perfil dos membros com base nestas comparações efetuadas. O Jaman é um lugar orientado à pesquisa e visualização de filmes, permitindo aos membros partilhames as suas listas com os amigos.
Caraterísticas  de Diferenciação

- TCI (Índice de Compatibilidade de Tendências), que ajuda a serem obtidas opiniões de pessoas com gostos semelhantes

- Criar multiplas listas de filmes

- Criar listas de filmes pessoais

- Pontuais e Comentar filmes de modo a incrementer a Popularidade face aos outros membros

- Assistir Trailers de filmes

- Carrinho de compras

- Comparações de filmes

- Criar uma lista de seus filmes favoritos

- Debater e classificar filmes

- Pesquisar filmes por popularidade, género, região, classificação, data de lançamento, ou de humor

- Compartilhar listas de filmes

- Streaming de filmes

Nº Colaboradores
? 3 2 ?
Data Fundação
2005 2007 2007 ?
Localização
IRL USA ? USA
Global
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Usabilidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Funcionalidades
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comunidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conversa por Texto
Mensagens Privadas
Envio de Fotos
Feed de Notícias
Criação de Grupos
Eventos
Jogos
Marketplace
Compatibilidades com Mobile
* Fonte: Crunchbase

Informação Demográfica sobre as redes sociais de filmes*


Idades
<18: 25%
18-24: 18%
35-34: 18%
35-44: 17%
45-54: 12%
55-64: 7%
65+: 3%
Sexo
Masculino: 60%
Feminino: 40%

Educação
Sem Ensino Superior: 50%
Ensino Superior: 38%
Pós-Graduação: 12%

Filhos
Com filhos: 55%
Sem filhos: 45%
* Fontes: Alexa SiteInfo, Quantcast SiteInfo

As redes sociais de nichos por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades do que as redes sociais mais utilizadas  (por não terem um foco principal).

A solução ud121 social da Amplitude Net, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.

No setor do cinema, a Amplitude Net foi responsável pelo desenvolvimento de sites como por exemplo da Pris (uma das editoras mais importantes de filmes em Portugal) e da cadeia de cinemas Israelita NLC ( New Lineo Cinemas ), a operar em Portugal e Espanha com a marca Cinema City (uma das cadeias de cinemas líderes em Portugal, apresentando já cerca de 30 salas em Lisboa e Leiria).

desenvolvimento dos sites foi efectuado pela Amplitude Net recorrendo à sua plataforma de comércio electrónico  ud121 e-commerce.

Outros estudos sobre redes sociais