Coronavírus / Covid-19 no Digital Signage e redes de TV Corporativa

O fato de serem cada vez mais as empresas a possuírem redes de Digital Signage e de TV Corporativa, tem simplificado a velocidade com que essas empresas têm conseguido adaptar a sua comunicação relativamente ao coronavírus aos seus colaboradores, clientes e parceiros.

A pandemia associada ao Covid-19 tem apresentado um crescimento diário verdadeiramente assustador logo após a 1ª semana em que é identificada em cada país. Esta velocidade de propagação tem levado à readaptação de comportamentos nos diferentes países na forma de combater esta pandemia, a um ritmo sem precedentes na história da humanidade.

Assim, a possibilidade das empresas reajustarem diariamente e em tempo real a comunicação nos seus ecrãs, através dos sistemas de Digital Signage e TV Corporativa, têm sido um contributo muito valioso para a sensibilização dos perigos inerentes ao coronavírus, e aos novos comportamentos que felizmente muitas empresas estão a adotar.

Entre os nossos clientes e parceiros, tem-se verificado precisamente esse cuidado diário, onde são colocadas nas suas emissões várias notícias ou mensagens com as últimas informações e recomendações enviadas pelas autoridades competentes.

A DGS (Direção-Geral de Saúde) Portuguesa, disponibilizou também um Dashboard atualizado diariamente com vários indicadores (entre os números de casos suspeitos e confirmados) em Portugal. Este Dashboard tem sido adotado por algumas empresas, nas suas emissões de TV Corporativa entre as quais a Amplitude Net, bem como canais públicos de televisão como por exemplo a TVI.

Digital Signage para comunicar coronavírus

 

Atualmente o Software World VDS tem mais de 5 mil Licenças comercializadas, pelo que a informação que chega aos ecrãs dos canais de TV Corporativa das empresas, alcança mais de 30 mil colaboradores. Complementarmente há ainda algumas emissões de Digital Signage das empresas, que fazem fazem chegar as informações do coronavírus aos seus clientes e parceiros, aumentando assim em muito, o número global de pessoas diretamente abrangidas pelos alertas colocados nos ecrãs.

 

O ritmo de propagação alarmante do coronavírus leva ao trabalho remoto nas empresas

Embora em 31 de Janeiro de 2020 se tivessem identificados os primeiros casos de coronavírus na Europa em dois turistas chineses de visita a Roma, o número manteve-se estável durante semanas, sendo que só quase 20 dias mais tarde, a 22 de Fevereiro, se deu o primeiro caso de contaminação interna na Itália. Passadas apenas cerca de 3 semanas, a Itália vive hoje uma situação de grande calamidade com 21.157 de casos de infecções do coronavírus, 1.441 mortes e 1.966 recuperados.

É de salientar que o 1º caso registado em Portugal ocorreu no dia 2 de Março, apenas 9 dias após o primeiro caso de contaminação interna em Itália, e é este curto espaço de tempo que dá uma pequena ideia da velocidade com que as empresas estão a tentar reagir, com o objetivo de minimizar riscos e evitar que a situação fique equiparável ao caos que atualmente se verifica na Itália.

Assim, já praticamente todas as empresas iniciaram uma nova abordagem de trabalho ao colocarem uma percentagem muito significativa das suas equipas a trabalharem em casa de forma remota, sendo que quase todas ainda se vão ter de readaptar de modo a conseguirem manter os seus níveis normais de produtividade. Os colaboradores que continuam a precisar de estar fisicamente nas empresas, têm regras muito mais rígidas no seu trabalho como forma de evitar o contágio, havendo ainda uma informação contínua aos mesmos por vários canais, dos quais, conforme já referido, sobressaem os ecrãs associados aos projetos de TV Corporativa e Digital Signage.

 

Um olhar sobre as vantagens do Digital Signage e redes de TV Corporativa no contexto do coronavírus

Quando se olha para as vantagens inerentes aos sistemas de Digital Signage e de TV Corporativa, que o nosso software Worlds VDS proporciona, há algumas que sobressaem no contexto do que se tem passado com a evolução do coronavírus e que passamos a apresentar:

  • Apresentação instantânea de notícias, proporcionando um acesso facilitado dos colaboradores à informação atualizada
  • Integração com notícias e outros conteúdos da Intranet ou Internet
  • Exibição de conteúdos informativos internos e conteúdos interativos em pontos estratégicos
  • Alinhamento global dos colaboradores à estratégia e aos valores da empresa
  • Gestão centralizada de conteúdos e terminais
  • Abandono das complexidades e tempos associados à criação de jornais, revistas e murais de notícias impressas para manter os colaboradores informados
  • Sistema de fácil utilização onde até colaboradores sem conhecimentos técnicos podem criar e atualizar conteúdo

A possibilidade de inclusão de alarmística urgente nos ecrãs em situações críticas, como por exemplo recomendações em caso de incêndios, sempre foi reconhecido como uma das vantagens dos canais de TV Corporativa e de Digital Signage.

Esta situação do coronavírus, embora seja completamente diferente dos casos práticos que eram conhecidos, em termos funcionais é muito similar, pois exige que a todo o momento possa haver uma atualização da informação que chega aos colaboradores pelos ecrãs das empresas, de modo a que se consiga assegurar a sua saúde e a proteção dos valores empresariais.

Assim, para além das novas notícias que diariamente ocorrem sobre este tema, o alerta regular nos ecrãs existentes nos locais de trabalho para o uso de desinfetante para as mãos ou para lavar as mãos, tem tido igualmente um papel essencial para que os colaboradores tenham sempre isso em mente no seu dia a dia.

No segmento externo, os displays DOOH (Digital Out of Home) podem igualmente fornecer dicas de saúde, igualmente essenciais para o público em geral.

Fruto de todos estes aspetos mencionados, o Digital Signage desempenha um papel mais importante do que nunca, nestes momentos difíceis que atravessámos com esta pandemia associada ao coronavírus.

 

Refrências:

 

Publicado em: 14-03-2020

As soluções da Amplitude Net vão muito além dos sistemas tradicionais de Digital Signage

Para discutir como o Software World VDS poderá proporcionar a sua experiência de excelência de Sinalética Digital, fale hoje connosco

Translate »