Notícias

Redes Sociais de Vinho | Adega | Garrafeiras | Wines

Partilhar:
10 de Abril de 2013
Redes Sociais de Vinho | Adega | Garrafeiras | Wines

São várias as redes sociais de vinhos que permitem ao consumidor gerir a sua adega e garrafeiras.

Neste artigo é realizado um estudo de quatro das redes sociais de vinho mais populares.

No que respeita aos vinhos portugueses mais pesquisados pelos cibernautas eles são: 

  • Vinho do porto
  • Vinho tinto
  • Vinho madeira
  • Vinho branco 

As pesquisas associadas ao vinho do porto são superiores à soma das outras 3.

De modo a se tentar perceber os vinhos mais valorizados na adega e garrafeiras pelos bons apreciadores, verifica-se que os termos mais pesquisados na web sobre vinhos são: 

  • pinot noir
  • cabernet sauvignon
  • cabernet de sauvignon
  • sauvignon cabernet
  • sauvignon blanc

Segue-se o comparativo entre as 4 redes sociais de vinhos selecionadas:

 
REDE SOCIAL 
Adegga Bottlenotes Snooth Vinquire
Descrição Resumida
Jornal de degustação de vinho online, onde juntamente com os seus amigos pode efetuar avaliações e comentários sobre vinhos e experiências relacionadas. Comunidade que visa promover a educação sobre vinhos e a geração de amigos através de partilha de experiências, dicas e conhecimentos. Local para os apreciadores de vinho interagirem e partilharem os seus conhecimentos sobre vinho e seus acessórios. Para além da componente social, o Vinquire é um motor de busca com mais de 1 milhão de vinhos  com revisões e aconselhamentos de compra nos retalhistas Americanos.
Caraterísticas  de Diferenciação

- Acompanhamento dos Vinhos da sua Adega

- Guia de Preços

- Duas Newsletters com novidades por semana

- Podcast de vinhos com especialistas e celebridades

- Envio de recomendações personalizadas baseadas em preferências previamente definidas

- Carrinho de compras

- Ferramenta para juntar vinhos com comidas

- Inventariação dos vinhos da adega

- Recomendações personalizadas

- Partilha da conta com Faceebok e Twitter

- Comentários de vinhos

- Partilha de informações com outras redes

- Personalizar as preferências de pesquisa

- Pesquisa de preços dos vinhos

Nº Colaboradores
3* 25 32* ?
Data Fundação
2006 ? 2006 2005
Localização
Lisboa Portugal Nova York USA Nova York USA São Francisco USA
Global
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Usabilidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Funcionalidades
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comunidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conversa por Texto
Conversa por Vídeo
Mensagens Privadas
Envio de Fotos
Envio de Audio
Feed de Notícias
Criação de Grupos
Eventos
Jogos
Marketplace
Compatibilidades com Mobile
* Fonte: Crunchbase

Informação Demográfica sobre as redes sociais de vinhos*


Idades
<18: 12%
18-24: 9%
35-34: 25%
35-44: 17%
45-54: 20%
55-64: 12%
65+: 5%
Sexo
Masculino: 47%
Feminino: 53%

Educação
Sem Ensino Superior: 36%
Ensino Superior: 49%
Pós-Graduação: 15%

Filhos
Com filhos: 67%
Sem filhos: 33%
* Fontes: Alexa SiteInfo, Quantcast SiteInfo

As redes sociais de nichos por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades do que as redes sociais mais utilizadas (por não terem um foco principal).

A solução ud121 social da Amplitude Net, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.