Notícias

Redes Sociais de Filmes mais populares

15 de Maio de 2013
Redes Sociais de Filmes mais populares

No momento já são várias as redes sociais temáticas associadas a filmes.

Para além do IMDb (Internet Movie Database - fundada em 1990 e adquirida pela Amazon em 1998), que é amplamente o maior ponto de encontro social para os fãs de cinema, há muitas outras redes sociais de filmes que valem a pena serem exploradas.

Neste artigo serão comparadas 4 destas redes sociais de filmes (Criticker, FilmCrave, Flickchart e Jaman), ficando de foram muitas outras relevantes como por exemplo: 

  • MUBI.com
  • Trakt.tv
  • FilmAffinity
  • Hulu.com
  • LetterBoxd.com
  • Flixster
  • GetGlue.com
  • iCheckMovies.com
  • AdoroCinema.com (rede social brasileira)
  • Filmow.com (rede social brasileira) 

Segue-se o comparativo entre as 4 redes sociais de filmes selecionadas:


 
REDE SOCIAL 
Criticker FilmCrave Flickchart Jaman
Descrição Resumida
Rede social orientada a pessoas que partilham os mesmos gostos cinematográficos. Após serem avaliados um número significativo de filmes, o site para além de começar a sugerir filmes com a indicação da sua probabilidade de sucesso, começa também a aproximar os membros com gostos similares. Uma lugar para os apaixonados de filmes descobrirem, comentarem e pontuar filmes, sendo os membros pontuados em função da relevância do seu contributo para a rede. Os membros podem ainda gerirem listas e escrever resumos de enredo. Rede social onde os membros vão indicando qual o filme que gostaram mais a partir de 2 que são apresentados, permitindo assim à rede social começar a traçar o perfil dos membros com base nestas comparações efetuadas. O Jaman é um lugar orientado à pesquisa e visualização de filmes, permitindo aos membros partilhames as suas listas com os amigos.
Caraterísticas  de Diferenciação

- TCI (Índice de Compatibilidade de Tendências), que ajuda a serem obtidas opiniões de pessoas com gostos semelhantes

- Criar multiplas listas de filmes

- Criar listas de filmes pessoais

- Pontuais e Comentar filmes de modo a incrementer a Popularidade face aos outros membros

- Assistir Trailers de filmes

- Carrinho de compras

- Comparações de filmes

- Criar uma lista de seus filmes favoritos

- Debater e classificar filmes

- Pesquisar filmes por popularidade, género, região, classificação, data de lançamento, ou de humor

- Compartilhar listas de filmes

- Streaming de filmes

Nº Colaboradores
? 3 2 ?
Data Fundação
2005 2007 2007 ?
Localização
IRL USA ? USA
Global
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Usabilidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Funcionalidades
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comunidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conversa por Texto
Mensagens Privadas
Envio de Fotos
Feed de Notícias
Criação de Grupos
Eventos
Jogos
Marketplace
Compatibilidades com Mobile
* Fonte: Crunchbase

Informação Demográfica sobre as redes sociais de filmes*


Idades
<18: 25%
18-24: 18%
35-34: 18%
35-44: 17%
45-54: 12%
55-64: 7%
65+: 3%
Sexo
Masculino: 60%
Feminino: 40%

Educação
Sem Ensino Superior: 50%
Ensino Superior: 38%
Pós-Graduação: 12%

Filhos
Com filhos: 55%
Sem filhos: 45%
* Fontes: Alexa SiteInfo, Quantcast SiteInfo

As redes sociais de nichos por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades do que as redes sociais mais utilizadas  (por não terem um foco principal).

A solução ud121 social da Amplitude Net, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.

No setor do cinema, a Amplitude Net foi responsável pelo desenvolvimento de sites como por exemplo da Pris (uma das editoras mais importantes de filmes em Portugal) e da cadeia de cinemas Israelita NLC ( New Lineo Cinemas ), a operar em Portugal e Espanha com a marca Cinema City (uma das cadeias de cinemas líderes em Portugal, apresentando já cerca de 30 salas em Lisboa e Leiria).

desenvolvimento dos sites foi efectuado pela Amplitude Net recorrendo à sua plataforma de comércio electrónico  ud121 e-commerce.

Outros estudos sobre redes sociais

As redes sociais mais utilizadas no Brasil e Portugal

25 de Março de 2013
As redes sociais mais utilizadas no Brasil e Portugal

O Facebook lidera as redes sociais mais usadas no Brasil e Portugal. A língua portuguesa é atualmente o 3º idioma mais usado nesta rede social.

Com base nos dados de Fevereiro de 2013, o posicionamento das redes sociais no Brasil é o seguinte:

1º Facebook com a esmagadora maioria de 65% da cota de mercado. Este valor é 0.52% superior ao do mês anterior e 27.47% superior ao verificado no mesmo mês de Fevereiro do ano passado, constituindo assim um aumento de 73,2% face à cota que apresentava no ano anterior. Atualmente os utilizadores passam em média 28 minutos nesta rede social.

2º YouTube com 18% de cota de mercado, mais 1,53% do que o ano anterior. 22 minutos e 51 segundos e o tempo médio que os membros passam nesta rede social.

3º Orkut com 3% de participação. No mesmo mês do ano anterior o Orkut tinha uma cota de 28.17% e encontrava-se na 2º posição. É de notar que esta rede social que liderou durante vários anos no Brasil, apenas foi ultrapassada em Janeiro de 2012, isto é, há pouco mais de 1 ano. Verifica-se assim uma queda vertiginosa desta rede social do Google (lançada em Janeiro de 2004), pelo que somos levados a concluir que o seu fim poderá estar para breve. Face à grande penetração que esta rede social teve no mercado Brasileiro (em Outubro de 2011 cerca de 60% dos membros da rede social eram do Brasil), em 2008 o Google anunciou que a rede social ficaria totalmente operacional a partir este país. Um dos fatores que está a contribuir para esta grande queda é a tentativa que o Google está a fazer para que os utilizadores passem a sua conta da rede social do Orkut para o Google+. 

4º Ask.fm, com 2,52%

5º Twitter, com 1,91%

No que respeita a Portugal, há uma alteração na 3ª e 4ª posição, dando assim o Orkut e o Ask entrada ao Google+ (também em grande queda no Brasil) e ao LinkedIn.

As redes sociais mais usadas em Portugal são:

1º Facebook
2º YouTube
3º Google+
3º LinkedIn
4º Twitter

Num outro estudo recente publicado pela Amplitude Net, foram apresentadas quais as redes sociais mais usadas a nível mundial.

Nesse mesmo estudo foi também abordado o fato da relevância que as redes sociais temáticas estão a ter no panorama global das redes sociais.

Estas redes sociais por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades que estes nichos valorizam, face às redes sociais mais populares (e também mais generalistas).

A solução ud121 social que a Amplitude Net detém, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.

Fontes: Serasa Experian, Alexa, Wikipedia, Hitwise