Notícias

Redes Sociais mais Usadas no Mundo

17 de Setembro de 2013

O Facebook continua a ser a maior rede social do mundo, mas está longe de ter a hegemonia de outros tempos. A rede social da Google, o Google Plus, tem ganho mais destaque, e encontra-se actualmente no 2º lugar das redes sociais mais usadas a nível global, com 343 milhões de utilizadores activos mensalmente (500 milhoes registados) isto segundo um estudo da Global Index.

O Google Plus que inicialmente era criticada por uma grande falta de actividade dos seus utilizadores, tem estado em ascenção e é agora a segunda maior rede social no Mundo, passando referências como o Twitter e o Youtube.

Mas em numeros absolutos de utilizadores registados nas redes sociais mais usadas do mundo o Google Plus desce para um 4º lugar global uma vez que as redes Chinesas Qzone e Sina Weibo referem nos seus relatórios anuais 611 e 503 milhoes de utilizadores registados repectivamente. 

Uma vez que estas redes têm apenas uma influencia regional (praticamente só "existem" na China) geralmente não aparecem nas listas mais comuns das redes sociais mais usadas uma vez que também não disponibilzam dados sobre a quantidade de utilizadores activos mensalmente o que leva também a Global Index a classifica-las com um ranking diferente dos números apresentados nos seus relatórios. 

É de notar que várias das redes sociais mais populares apresentam vários perfis falsos. No Facebook, por exemplo, atualmente é estimado que mais de 100 milhões de utilizadores sejam falsos (cerca de 1 em 10). Na base disto estão páginas de utilizadores como cães, gatos, empresas que criam contas pessoais (em vez de contas empresariais) e por e simplesmente pessoas que se fazem passar por outras, a maioria das vezes por artistas populares.


Maiores Redes Sociais - Top 10 Global para Utilizadores registados segundo relatórios internos de cada Rede

1º - Facebook: 1.1B
2º - Qzone: 611M
3º - Sina Weibo: 503M
4º - Google Plus: 500M
5º - Twitter: 500M
6º - Haboo: 268M
7º - Linkedin: 225M
8º - VK: 190M
9º - Renren: 178M
10º - Badoo: 172M

Maiores Redes Sociais - Top 10 Global de Utilizadores Activos segundo a Global Index

1º - Facebook: 720M
2º - Google Plus: 342M
3º - Twitter: 340M
4º - Qzone: 200M
5º - Sina Weibo: 190M
6º - Tencent: 185M
7º - Yoku: 185M
8º - Tudou: 170M
9º - Linkedin: 150M
10º - RenRen: 142M

As redes sociais de nichos têm vindo a ser responsáveis por uma cada vez maior adesão dos seus utilizadores, pois são muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam: Assim por exemplo, conforme referido no artigo "Educação, Escola e Redes Sociais", só na área da educação a rede social Edmodo.com apresenta já mais de 20 milhões de utilizadores (entre alunos, professores, país e escolas).

A solução ud121 social da Amplitude Net, visa a satisfazer precisamente as necessidades deste grande crescimento atualmente acontecer nas redes sociais temáticas, sendo que algumas delas atualmente já se estão a tornar nas redes sociais mais usadas a nível mundial.

Outros estudos sobre redes sociais: 

Educação, Escola e Redes Sociais

25 de Julho de 2013

Legenda: Nuvem de palavras montada com as perguntas dos professores do SESI.

Foi preciso algum tempo para as redes sociais ultrapassarem as reservas dos educadores e começarem a ser  encaradas como uma fonte valiosa de novas oportunidades. É desta forma que é a ser cada vez mais presente o uso da designação de EDUCAÇÃO 2.0

A prova disso é o fato de que várias redes sociais apenas dedicadas à educação atingirem já dezenas de milhões de membros (entre professores, alunos, pais e escolas). 

À semelhança de muitas outras redes sociais orientadas áreas específicas, as redes sociais de educação funcionam como uma rede social com caraterísticas similares às mais populares (Facebook, Google+, YouTube e Twitter), com a diferença de que são voltadas especificamente para a educação

O seu grande objetivo consiste em facilitar o mais possível a comunicações e interações entre entre os membros da rede (professores, alunos, pais e escolas), de modo a gerar um ambiente de escola virtual de aprendizagem repleto de ferramentas  de pedagogia que auxiliam a elaboração de atividades e tarefas educativas no próprio site. 

Adicionalmente é dado a possibilidade aos membros de trocarem experiências, e de modo promover as  contribuições e partilha de informações com os restantes membros da rede social de educação

Face às características de funcionamento destas redes, são já vários os especialistas em educação que têm já indicado este tipo de redes sociais como a melhor opção para uso pedagógico. 

Face ao tempo já passo e sucessos demostrados, quanto tempo mais irão o ministério da educação de vários países, começarem a adotar em peso estas redes sociais de educação nas diversas escolas virtuais, face a tantas vantagens já provadas.

São apresentadas de seguida várias das redes sociais de educação que atualmente têm maior relevo no panorama pedagógico

  • Edmodo.com: Lançada em setembro de 2008, esta rede social de educação conta atualmente (Junho de 2013) já com mais de 20 milhões de membros em todo o mundo. É gratuita e está disponível em sete línguas: inglês, alemão, espanhol, português, francês, grego e holandês, havendo 3 três tipos de contas: professor, estudante ou pais/responsáveis. Na rede são possíveis várias atividades como por exemplo partilhar material, organizar grupos de discussão, gerir calendários, dar notas ou os pais acompanhar o desempenho dos alunos nas mais diversas atividades. O aspeto gráfico da rede de educação Edmodo é muito baseado no Facebook, de modo que se torna muito fácil de  navegação e descobrir as suas potencializadades.
  • Lore.com: Rede social de educação apenas orientada exclusivamente para a professores e alunos do ensino superior.
  • Twiducate.com: Solução orientada a estudantes do ensino básico e secundário, onde os pais podem acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos seus filhos.
  • Teamie (theteamie.com): Embora a versão base seja gratuita, para se usufruir de todas as funcionalidades existentes há um fee mensal a ser pago. É possível aos professores e alunos partilharem mensagens, material didático, textos, livros e também realizarem quizzes ou criarem fóruns de discussão dentro das escolhas virtuais.
  • Schoology: Rede social fundada no final de 2009, que entre várias funcionalidades permite criar conteúdos didáticos, desenvolver atividades e atribuir notas nas escolas virtuais.
  • Sophia (sophia.org): Rede social de educação muito profissional, com uma mais fontes de informação académica disponíveis gratuitamente.
  • Classroom 2.0 (www.classroom20.com): Embora seja uma das redes de educação mais antigas (iniciada no início de 2007), peca pelo seu design, o que faz que mesmo havendo membros de mais de 180 países, estes rondem apenas os 75 mil.
  • Diipo.com: Outra rede social de educação existente desde 2010 mas cuja expressão não é muito significativa 

Complementarmente às redes sociais de educação acima apresentadas que apenas estão disponíveis em inglês (com a exceção do Edmodo.com), existem atualmente as seguintes redes criadas no Brasil e em Portugal (e em língua Portuguesa). 

  • Passei Direto (passeidireto.com): Rede de educação brasileira orientada a estudantes do ensino superior.
  • Educopédia (educopedia.com.br): Plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática. As aulas são criadas e revisadas por professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
  • Ebah (ebah.com.br): Rede social de educação brasileira também como público-alvo estudantes do ensino superior.
  • Weduc.com: Rede social portuguesa para a educação que se tornou gratuita no início de 2013 e que conta com cerca de 30 mil utilizadores e 2 mil escolas virtual ativadas.

As redes sociais de nichos por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades do que as redes sociais mais utilizadas  (por não terem um foco principal).

A solução ud121 social da Amplitude Net, é uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.

Outros estudos sobre redes sociais

Vantagens das redes sociais nas vendas: Fatos surpreendentes

15 de Junho de 2013
Vantagens das redes sociais nas vendas: Fatos surpreendentes

Seguem-se alguns indicadores sobre a influência que as redes sociais têm no ato das compras dos consumidores, sendo revelador o potencial que cada vez mais estas têm para as empresas.

Se o seu chefe ainda questiona se valerá apostar nas redes sociais, talvez estes fatos o ajudem a finalmente avançar!

De acordo com o estudo apresentado, torna-se bem visível que atualmente o sucesso nas vendas de uma empresa, pode ir muito mais além do que se ficar por criar loja online ou criar site institucional.

  1. 43% dos consumidores on-line são fãs ou seguidores de redes sociais. (Harpa Social)
  2. 20% dos utilizadores do Facebook comprou algo por causa de anúncios ou comentários que eles viram lá. (Ipsos)
  3. Empresas B2B reportam uma taxa de sucesso de 61% na obtenção de clientes usando o LinkedIn. (HubSpot)
  4. 70% dos adultos que usam redes socais estão mais 12% propensos  a comprar online quem os utilizadores um adulto que não as use. (Nielsen)
  5. Os consumidores são 71% mais propensos a fazer uma compra com base em referências de redes sociais (Hubspot)
  6. 81% dos entrevistados nos Estados Unidos indicaram que as mensagens de amigos nas redes sociais os influencia diretamente na sua decisão de compra (Forbes)
  7. 74% dos consumidores confiam em redes sociais para orientar as decisões de compra (SproutSocial)
  8. As redes sociais influenciam quase 50% de todos os decisores de IT (LinkedIn - TechConnect '12)
  9. De 53% dos consumidores que disseram que usam o Twitter para recomendar empresas ou produtos em seus tweets, 48% compraram o produto ou serviço (SproutSocial)
  10. Twitter é o canal #1 em linha para influenciar as decisões de compra em torno de equipamentos eletrónicos (Mashable)
  11. 15.100.000 consumidores vão aos canais de média social antes de tomar decisões de compra (Knowledge Networks)
  12. 58% dos usuários do Facebook esperam ofertas, eventos ou promoções, quando eles se tornam fãs de páginas de empresas (Hubspot)
  13. As mães são 45% mais propensas do que as outras mulheres a dizer que fizeram uma compra a partir de uma recomendação nas redes sociais (MarketingProfs)
  14. 44% dos consumidores de automóveis realizam pesquisas em fóruns (Mashable)
  15. 32,5% das mulheres dizem que são influenciados por ofertas especiais no Facebook e 29% no Twitter (Business2Community)
  16. 44% das mulheres experientes em redes média disseram que o seu blog de confiança / favorito as influencia na sua decisão de compra (Business2Community)
  17. 34% dos Marketers têm gerado ligações usando o Twitter, e 20% fecharam negócios. (Mindjumpers!)
  18. 91% dos Marketers experientes em redes sociais vêm que o tráfego do site aumentou, devido a campanhas que efetuaram nas redes sociais e que 79% desencadeiam oportunidades de venda com mais qualidade de sucesso (The Skinny Social).
  19. Os Marketers gastam uma média de 4-6 horas por semana em redes sociais. (Social Media Examiner)
  20. O número de Marketers que dizem que o Facebook é essencial ou importante para o seu negócio cresceu 75% em três anos (HubSpot). 

 

A Amplitude Net é uma empresa com uma vasta experiencia na realização de estratégias de marketing em redes sociais, que poderão ajudar a sua empresa a potencializar a vendas dos seus produtos.    

Redes Sociais de Filmes mais populares

15 de Maio de 2013
Redes Sociais de Filmes mais populares

No momento já são várias as redes sociais temáticas associadas a filmes.

Para além do IMDb (Internet Movie Database - fundada em 1990 e adquirida pela Amazon em 1998), que é amplamente o maior ponto de encontro social para os fãs de cinema, há muitas outras redes sociais de filmes que valem a pena serem exploradas.

Neste artigo serão comparadas 4 destas redes sociais de filmes (Criticker, FilmCrave, Flickchart e Jaman), ficando de foram muitas outras relevantes como por exemplo: 

  • MUBI.com
  • Trakt.tv
  • FilmAffinity
  • Hulu.com
  • LetterBoxd.com
  • Flixster
  • GetGlue.com
  • iCheckMovies.com
  • AdoroCinema.com (rede social brasileira)
  • Filmow.com (rede social brasileira) 

Segue-se o comparativo entre as 4 redes sociais de filmes selecionadas:


 
REDE SOCIAL 
Criticker FilmCrave Flickchart Jaman
Descrição Resumida
Rede social orientada a pessoas que partilham os mesmos gostos cinematográficos. Após serem avaliados um número significativo de filmes, o site para além de começar a sugerir filmes com a indicação da sua probabilidade de sucesso, começa também a aproximar os membros com gostos similares. Uma lugar para os apaixonados de filmes descobrirem, comentarem e pontuar filmes, sendo os membros pontuados em função da relevância do seu contributo para a rede. Os membros podem ainda gerirem listas e escrever resumos de enredo. Rede social onde os membros vão indicando qual o filme que gostaram mais a partir de 2 que são apresentados, permitindo assim à rede social começar a traçar o perfil dos membros com base nestas comparações efetuadas. O Jaman é um lugar orientado à pesquisa e visualização de filmes, permitindo aos membros partilhames as suas listas com os amigos.
Caraterísticas  de Diferenciação

- TCI (Índice de Compatibilidade de Tendências), que ajuda a serem obtidas opiniões de pessoas com gostos semelhantes

- Criar multiplas listas de filmes

- Criar listas de filmes pessoais

- Pontuais e Comentar filmes de modo a incrementer a Popularidade face aos outros membros

- Assistir Trailers de filmes

- Carrinho de compras

- Comparações de filmes

- Criar uma lista de seus filmes favoritos

- Debater e classificar filmes

- Pesquisar filmes por popularidade, género, região, classificação, data de lançamento, ou de humor

- Compartilhar listas de filmes

- Streaming de filmes

Nº Colaboradores
? 3 2 ?
Data Fundação
2005 2007 2007 ?
Localização
IRL USA ? USA
Global
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Usabilidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Funcionalidades
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comunidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conversa por Texto
Mensagens Privadas
Envio de Fotos
Feed de Notícias
Criação de Grupos
Eventos
Jogos
Marketplace
Compatibilidades com Mobile
* Fonte: Crunchbase

Informação Demográfica sobre as redes sociais de filmes*


Idades
<18: 25%
18-24: 18%
35-34: 18%
35-44: 17%
45-54: 12%
55-64: 7%
65+: 3%
Sexo
Masculino: 60%
Feminino: 40%

Educação
Sem Ensino Superior: 50%
Ensino Superior: 38%
Pós-Graduação: 12%

Filhos
Com filhos: 55%
Sem filhos: 45%
* Fontes: Alexa SiteInfo, Quantcast SiteInfo

As redes sociais de nichos por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades do que as redes sociais mais utilizadas  (por não terem um foco principal).

A solução ud121 social da Amplitude Net, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.

No setor do cinema, a Amplitude Net foi responsável pelo desenvolvimento de sites como por exemplo da Pris (uma das editoras mais importantes de filmes em Portugal) e da cadeia de cinemas Israelita NLC ( New Lineo Cinemas ), a operar em Portugal e Espanha com a marca Cinema City (uma das cadeias de cinemas líderes em Portugal, apresentando já cerca de 30 salas em Lisboa e Leiria).

desenvolvimento dos sites foi efectuado pela Amplitude Net recorrendo à sua plataforma de comércio electrónico  ud121 e-commerce.

Outros estudos sobre redes sociais