A modernização dos supermercados Pingo Doce tem sido uma constante desde o seu nascimento estando agora a chegar à grande reformulação digital.
O Pingo Doce recorreu à solução de Áudio da Amplitude Net, denominada World VDS Radio, para materializar toda a sua estratégia de Marketing de Áudio nas suas centenas de supermercados existentes, já que face à dinâmica que o Pingo Doce desejava impor no áudio dos seus supermercados, necessitava de alterar solução que tinha devido às suas limitações tecnológicas. Como tal, após um estudo das soluções no mercado existentes optou pela da Amplitude Net, visto a ter considerado como sendo muito versátil e poderosa.
O marketing de áudio na loja usa música, sons, locuções e mensagens para os clientes, de forma a moldar as suas experiências e sentimentos enquanto estão no local. Através do áudio é ainda definido o ritmo que orienta a visita do consumidor, exibindo também o estilo que combina com a marca da empresa.
Nos seus objetivos técnicos inicialmente passados pelo IT do Pingo Doce estavam:
Aumentar a eficiência operacional central
Reduzir as intervenções do IT durante a implementação e atualização das playlists e Spots de som para as lojas
Melhorar o controlo de som nas lojas e a experiência em loja
Possibilitar a invocação de Spots via WebServices globais ou individualizados em cada local (ex: Spot a informar que há pão quente ou chamar a supervisora à caixa)
Uma das características vistas como uma grande vantagem pelo Pingo Doce foi o fato de que o software World VDS Radio ser exatamente o mesmo que pode ser usado para também se gerir uma emissão de Digital Signage em qualquer tipo de ecrã (Simples , VideoWall, Touch, Led, Outdoor, Tablet, ...). O World VDS diferencia-se também pelo fato, de ser uma solução de digital signage que para além de correr nativamente nos ecrãs das principais marcas (LG, Samsung, Phillips, ...), corre também numa série de sistemas operativos, entre os quais se inclui o Raspberry Pi (um computador de custo e dimensões muito reduzidas).
Assim, a escolha inicial do hardware e sistema operativo para correr a solução do World VDS foi precisamente o do Raspberry Pi, de forma a minimizar os custos de hardware para a solução global.
Infelizmente fruto da entrada súbita da fase pandémica, a instalação do projeto foi inicialmente congelada já que o acesso aos locais dos equipamentos tornou-se temporariamente indisponível.
Após uma nova reflexão do caminho a seguir com o IT do Pingo Doce, percebeu-se que a situação poderia vir a ser facilmente ultrapassada, através da instalação no software World VDS a correr em background no computador do gerente de cada local do Pingo Doce.
Esta grande versatilidade do software da Amplitude Net a nível de sistema operativo, tornou possível ser ultrapassado o problema delicado das instalações, já que tornou possível ao IT do Pingo Doce fazer remotamente a instalação do projeto nos quase 450 locais sem a necessidade de uma única instalação física no espaço.
Deste modo, após um período de testes em 5 e depois 20 locais, deu-se o rollout massivo do projeto em todos os supermercados do Pingo Doce e da Lido Sol (nome da marca no arquipélago da Madeira) apenas 1 mês aproximadamente.
Um dos requisitos do Pingo Doce para o projeto, era que o software escolhido tivesse um sistema de tags que pudesse ser atribuído aos locais, de modo a que rapidamente os conseguissem segmentar para fazer atribuições massivas de Playlists e Spots a passarem nos mesmos. Exemplos práticos da utilização destas Tags são catalogações dos supermercados com:
A partir destas Tags, facilmente os locais são rapidamente segmentados para melhor serem geridos.
No que respeita à dinâmica que desejam dar ao áudio, para além de facilmente poderem direcionar as playlists a passar música de fundo para os locais em função das suas Tags e da hora do dia, podem também incluir vários tipos de lógicas aos Spots a se sobreporem à música, como por exemplo:
Passar um Spot determinado nº vezes durante o dia, em determinados dias da semana
Indicar o período de repetição de um dado Spot (ex. 30 em 30 minutos)
Passar um Spot em determinada hora exata
A capacidade de invocar Spots via WebServices, eleva a solução a outro patamar permitindo interromper a playlist que está a passar em função de eventos que aconteçam, como por exemplo como informar os clientes, em tempo real, sempre que uma nova fornada de pão ficar pronta.
Complementarmente à faceta de gestão dos áudios nos locais, algumas outras características do software são também relevantes:
Monitorização do sistema centralizado num único ecrã: de modo ao IT percebendo o que está a passar em todos os locais, se há algum local offline ou a atualizar informação, e ainda a sua “saúde” dos dispositivos (nomeadamente as utilizações do CPU, disco e memória).
Alarmística dos Conteúdos: de modo a se perceber quais os áudios que entraram Offline ou que vão deixar de passar, de modo a facilmente serem identificados eventuais falhas humanas na programação desejada.
Sistema de Estatística: capaz de fornecer indicadores relevantes para a análise de diferentes variáveis nos intervalos de tempo desejados.
Sistema de Gestão Multi-utilizador: Permitindo ser criado um workflow de atualizações, em que cada utilizador poderá ter diferentes níveis de permissão definidos pelo administrador do sistema.
O Marketing de áudio tem sido amplamente estudado, já que os sons nas lojas têm uma grande influência na maneira como os clientes agem e se sentem nos locais, pelo que existem assim muitos benefícios na sua adição no planeamento de ações estratégicas das marcas. Nesse sentido, as empresas que adotam o Marketing de áudio tem uma importante vantagem competitiva.
Música não é apenas algo de que gostamos ou não gostamos. É algo que tem um impacto direto em nosso humor, sentimentos e pensamentos, de modo que haver uma solução tecnológica como o World VDS Radio que leve às empresas não se ter que preocupar com as limitações técnicas para materializar as suas estratégias é cada vez mais um aspeto chave para o sucesso.