Pingo Doce adota solução de áudio da Amplitude Net em todos os supermercados

O Pingo Doce recorreu à plataforma World VDS da Amplitude Net para reestruturar as emissões de rádio difundidas em toda a sua rede de cerca de 450 supermercados.

O projeto contou com uma fase piloto em 5 lojas para se familiarizarem com a plataforma, e perceberem todo o potencial que passaram a poder impor às dinâmicas das suas emissões de áudio.

Após esta fase inicial, o projeto foi rapidamente implementado em apenas cerca de 1 mês para toda a restante rede, sendo assim o World VDS, a plataforma que hoje dá voz ao som que é ouvido em todos os supermercados do Pingo Doce, pelas centenas de milhares de pessoas que diariamente os visitam.

Sobre a implementação da solução de audio no Pingo Doce

A modernização dos supermercados Pingo Doce tem sido uma constante desde o seu nascimento estando agora a chegar à grande reformulação digital.

O Pingo Doce recorreu à solução de Áudio da Amplitude Net, denominada World VDS Radio, para materializar toda a sua estratégia de Marketing de Áudio nas suas centenas de supermercados existentes, já que face à dinâmica que o Pingo Doce desejava impor no áudio dos seus supermercados, necessitava de alterar solução que tinha devido às suas limitações tecnológicas. Como tal, após um estudo das soluções no mercado existentes optou pela da Amplitude Net, visto a ter considerado como sendo muito versátil e poderosa.

O marketing de áudio na loja usa música, sons, locuções e mensagens para os clientes, de forma a moldar as suas experiências e sentimentos enquanto estão no local. Através do áudio é ainda definido o ritmo que orienta a visita do consumidor, exibindo também o estilo que combina com a marca da empresa.

Nos seus objetivos técnicos inicialmente passados pelo IT do Pingo Doce estavam:

  • Aumentar a eficiência operacional central

  • Reduzir as intervenções do IT durante a implementação e atualização das playlists e Spots de som para as lojas

  • Melhorar o controlo de som nas lojas e a experiência em loja

  • Possibilitar a invocação de Spots via WebServices globais ou individualizados em cada local (ex: Spot a informar que há pão quente ou chamar a supervisora à caixa)

Uma das características vistas como uma grande vantagem pelo Pingo Doce foi o fato de que o software World VDS Radio ser exatamente o mesmo que pode ser usado para também se gerir uma emissão de Digital Signage em qualquer tipo de ecrã (Simples , VideoWall, Touch, Led, Outdoor, Tablet, ...). O World VDS diferencia-se também pelo fato, de ser uma solução de Digital Signage que para além de correr nativamente nos ecrãs das principais marcas (LG, Samsung, Phillips, ...), corre também numa série de sistemas operativos, entre os quais se inclui o Raspberry PI (um computador de custo e dimensões muito reduzidas).

Assim, a escolha inicial do hardware e sistema operativo para correr a solução do World VDS foi precisamente o do Raspberry PI, de forma a minimizar os custos de hardware para a solução global.

Infelizmente fruto da entrada súbita da fase pandémica, a instalação do projeto foi inicialmente congelada já que o acesso aos locais dos equipamentos tornou-se temporariamente indisponível.

Após uma nova reflexão do caminho a seguir com o IT do Pingo Doce, percebeu-se que a situação poderia vir a ser facilmente ultrapassada, através da instalação no software WorldVDS a correr em background no computador do gerente de cada local do Pingo Doce.

Esta grande versatilidade do software da Amplitude Net a nível de sistema operativo, tornou possível ser ultrapassado o problema delicado das instalações, já que tornou possível ao IT do Pingo Doce fazer remotamente a instalação do projeto nos quase 450 locais sem a necessidade de uma única instalação física no espaço.

Deste modo, após um período de testes em 5 e depois 20 locais, deu-se o rollout massivo do projeto em todos os supermercados do Pingo Doce e da Lido Sol (nome da marca no arquipélago da Madeira) apenas 1 mês aproximadamente.

Um dos requisitos do Pingo Doce para o projeto, era que o software escolhido tivesse um sistema de tags que pudesse ser atribuído aos locais, de modo a que rapidamente os conseguissem segmentar para fazer atribuições massivas de Playlists e Spots a passarem nos mesmos. Exemplos práticos da utilização destas Tags são catalogações dos supermercados com:

  • Serviços (Take Away, Café, Restaurante, ...)

  • Dimensões do local

  • Região

  • Localização

  • Tipos de horário

A partir destas Tags, facilmente os locais são rapidamente segmentados para melhor serem geridos.

No que respeita à dinâmica que desejam dar ao áudio, para além de facilmente poderem direcionar as playlists a passar música de fundo para os locais em função das suas Tags e da hora do dia, podem também incluir vários tipos de lógicas aos Spots a se sobreporem à música, como por exemplo:

  • Passar um Spot determinado nº vezes durante o dia, em determinados dias da semana

  • Indicar o período de repetição de um dado Spot (ex. 30 em 30 minutos)

  • Passar um Spot em determinada hora exata

A capacidade de invocar Spots via WebServices, eleva a solução a outro patamar permitindo interromper a playlist que está a passar em função de eventos que aconteçam, como por exemplo como informar os clientes, em tempo real, sempre que uma nova fornada de pão ficar pronta.

Complementarmente à faceta de gestão dos áudios nos locais, algumas outras características do software são também relevantes:

  • Monitorização do sistema centralizado num único ecrã: de modo ao IT percebendo o que está a passar em todos os locais, se há algum local offline ou a atualizar informação, e ainda a sua “saúde” dos dispositivos (nomeadamente as utilizações do CPU, disco e memória).

  • Alarmística dos Conteúdos: de modo a se perceber quais os áudios que entraram Offline ou que vão deixar de passar, de modo a facilmente serem identificados eventuais falhas humanas na programação desejada.

  • Sistema de Estatística: capaz de fornecer indicadores relevantes para a análise de diferentes variáveis nos intervalos de tempo desejados.

  • Sistema de Gestão Multi-utilizador: Permitindo ser criado um workflow de atualizações, em que cada utilizador poderá ter diferentes níveis de permissão definidos pelo administrador do sistema.

O Marketing de áudio tem sido amplamente estudado, já que os sons nas lojas têm uma grande influência na maneira como os clientes agem e se sentem nos locais, pelo que existem assim muitos benefícios na sua adição no planeamento de ações estratégicas das marcas. Nesse sentido, as empresas que adotam o Marketing de áudio tem uma importante vantagem competitiva.

Música não é apenas algo de que gostamos ou não gostamos. É algo que tem um impacto direto em nosso humor, sentimentos e pensamentos, de modo que haver uma solução tecnológica como o World VDS Radio que leve às empresas não se ter que preocupar com as limitações técnicas para materializar as suas estratégias é cada vez mais um aspeto chave para o sucesso.

Breves notas sobre o Pingo Doce

Com mais de 40 anos de história, o Pingo Doce apresenta hoje cerca de 450 supermercados em Portugal, empregando mais de 32 mil colaboradores.

A excelente relação qualidade/preço dos produtos Pingo Doce e a sua grande rede de proximidade com os clientes, têm sido um dos seus pilares na gestão, constituído assim um dos fatores chave para o seu grande sucesso.

Em Portugal o Pingo Doce é um empregador de referência, com uma equipa de mais de 32 mil colaboradores, o que confere uma responsabilidade acrescida, quer pelo número de postos de trabalho, quer pelas condições que proporcionam aos seus colaboradores, tanto a nível profissional, como de bem-estar pessoal.

Sobre o Grupo da Jerónimo Martins onde o Pingo Doce se insere

O Pingo Doce pertencente ao Grupo internacional da Jerónimo Martins de distribuição alimentar e retalho especializado em frescos, que há muito conquistaram a confiança dos milhares de clientes que visitam todos os dias as mais de 4.200 lojas alimentares de proximidade.

O Grupo internacional sediado em Portugal, apresenta mundialmente as seguintes cadeias:

  • O Biedronka na Polónia, a maior cadeia de supermercados do grupo, superior de 3 mil locais

  • O Pingo Doce em Portugal que é o líder no segmento dos supermercados, com cerca de 450 lojas

  • O Recheio em Portugal que lidera o mercado de cash & carry, e que apresenta cerca de 50 locais

  • A Ara na Colômbia, uma cadeia de Supermercados tipo discount de proximidade com cerca de 650 locais

  • Hehe na Polónia, uma cadeia de beleza e drogarias com de 650 lojas

Em Portugal a Jerónimo Martins desenvolve também um negócio de produção agro-alimentar para garantir o acesso directo a fontes de abastecimento de produtos estratégicos.

Esta presença em Portugal, Polónia e Colômbia do Grupo, leva a Jerónimo Martins a estar presente no ranking dos 50 maiores retalhistas mundiais.