Redes Sociais de Vinho | Adega | Garrafeiras | Wines
São várias as redes sociais de vinhos que permitem ao consumidor gerir a sua adega e garrafeiras.
Neste artigo é realizado um estudo de quatro das redes sociais de vinho mais populares.
No que respeita aos vinhos portugueses mais pesquisados pelos cibernautas eles são:
- Vinho do porto
- Vinho tinto
- Vinho madeira
- Vinho branco
As pesquisas associadas ao vinho do porto são superiores à soma das outras 3.
De modo a se tentar perceber os vinhos mais valorizados na adega e garrafeiras pelos bons apreciadores, verifica-se que os termos mais pesquisados na web sobre vinhos são:
- pinot noir
- cabernet sauvignon
- cabernet de sauvignon
- sauvignon cabernet
- sauvignon blanc
Segue-se o comparativo entre as 4 redes sociais de vinhos selecionadas:
REDE SOCIAL |
Adegga |
Bottlenotes |
Snooth |
Vinquire |
Descrição Resumida |
Rede social orientada a pessoas que partilham os mesmos gostos cinematográficos. Após serem avaliados um número significativo de filmes, o site para além de começar a sugerir filmes com a indicação da sua probabilidade de sucesso, começa também a aproximar os membros com gostos similares. |
Uma lugar para os apaixonados de filmes descobrirem, comentarem e pontuar filmes, sendo os membros pontuados em função da relevância do seu contributo para a rede. Os membros podem ainda gerirem listas e escrever resumos de enredo. |
Rede social onde os membros vão indicando qual o filme que gostaram mais a partir de 2 que são apresentados, permitindo assim à rede social começar a traçar o perfil dos membros com base nestas comparações efetuadas. |
O Jaman é um lugar orientado à pesquisa e visualização de filmes, permitindo aos membros partilhames as suas listas com os amigos. |
Caraterísticas de Diferenciação |
Rede social orientada a pessoas que partilham os mesmos gostos cinematográficos. Após serem avaliados um número significativo de filmes, o site para além de começar a sugerir filmes com a indicação da sua probabilidade de sucesso, começa também a aproximar os membros com gostos similares. |
Uma lugar para os apaixonados de filmes descobrirem, comentarem e pontuar filmes, sendo os membros pontuados em função da relevância do seu contributo para a rede. Os membros podem ainda gerirem listas e escrever resumos de enredo. |
Rede social onde os membros vão indicando qual o filme que gostaram mais a partir de 2 que são apresentados, permitindo assim à rede social começar a traçar o perfil dos membros com base nestas comparações efetuadas. |
O Jaman é um lugar orientado à pesquisa e visualização de filmes, permitindo aos membros partilhames as suas listas com os amigos. |
Nº Colaboradores
|
3* |
25 |
32* |
? |
Data Fundação
|
2006 |
? |
2006 |
2005 |
Localização
|
Lisboa Portugal |
Nova York USA |
Nova York USA |
São Francisco USA |
Global
|
|
|
|
|
Usabilidade
|
|
|
|
|
Privacidade
|
|
|
|
|
Funcionalidades
|
|
|
|
|
Comunidade
|
|
|
|
|
Conversa por Texto
|
 |
 |
 |
 |
Conversa por Vídeo
|
 |
 |
 |
 |
Mensagens Privadas
|
 |
 |
 |
 |
Envio de Fotos
|
 |
 |
 |
 |
Envio de Audio
|
 |
 |
 |
 |
Feed de Notícias
|
 |
 |
 |
 |
Criação de Grupos
|
 |
 |
 |
 |
Eventos
|
 |
 |
 |
 |
Jogos
|
 |
 |
 |
 |
Marketplace
|
 |
 |
 |
 |
Compatibilidades com Mobile
|
 |
 |
 |
 |
Informação Demográfica sobre as redes sociais de vinhos*
Idades
<18: 12%
18-24: 9%
35-34: 25%
35-44: 17%
45-54: 20%
55-64: 12%
65+: 5%
Sexo Masculino:
47% Feminino:
53%Educação Sem Ensino Superior:
36% Ensino Superior:
49% Pós-Graduação:
15% Filhos Com filhos:
67% Sem filhos:
33% * Fontes: Alexa SiteInfo, Quantcast SiteInfo
As redes sociais de nichos por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades do que as redes sociais mais utilizadas (por não terem um foco principal).
A solução ud121 social da Amplitude Net, é precisamente uma solução completa orientada para se criar rede social de nichos na internet.